Evento:

Clube do Leitor promove acesso gratuito à leitura e compartilha acervo da biblioteca do CCBNB-Cariri


Promover o acesso gratuito à leitura literária e, tmbém,  apresentar o acervo literário da biblioteca Inspiração Nordestina, do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, localizado em Juazeiro do Norte (sul do Ceará) é o objetivo do Clube do Leitor CCBNB-Cariri. Partindo deste principio, a idéia geral é fazer com que os seus usuários, frequentadores e demais interessados possam estabelecer um vínculo mais próximo entre a leitura e o leitor no espaço da biblioteca. O Clube do Leitor CCBNB-Cariri, será lançado no próximo dia 6 de abril (terça-feira), às 17 horas, na biblioteca do Centro Cultural BNB-Cariri.

O novo programa de difusão e apreciação literária visa, ainda, estimular o participante através de atividades que ultrapassem o nível da leitura meramente funcional, exercitando-a como instrumento de reflexão e prazer, além de promover o espaço da biblioteca Inspiração Nordestina como ponto de encontro cultural e ponte de intercâmbio entre leitores.


 
O primeiro gênero a ser apreciado no Clube do Leitor CCBNB-Cariri será a Crônica, contando com a condução do professor Éder Tertuliano. Serão lidas e compartilhadas, entre os participantes, crônicas de três autores cearenses: Ana Miranda, Pedro Salgueiro e Ricardo Kelmer. O primeiro encontro do Clube do Leitor será dedicado ao bibliófilo brasileiro José Mindlin, falecido no último dia 28 de fevereiro, aos 95 anos. Os encontros terão periodicidade mensal e duração de duas horas.

Partilha de novas leituras e conhecimentos

Segundo a produtora e mediadora Paula Izabela Solange Kate Araújo Vieira, o Clube do Leitor CCBNB-Cariri é uma ação para os frequentadores, leitores e demais interessados da biblioteca Inspiração Nordestina se reunirem e fazerem o que gostam: ler e comentar sobre o que leem. “É a biblioteca como um clube: um lugar onde as pessoas se encontram para participar de um grupo e, principalmente, compartilhar novas leituras e conhecimentos. O lugar do exercício da palavra”, destaca.

Paula Izabela adianta que “neste imenso abrigo de palavras, vamos conviver com as mais diversas expressões e estilos literários que habitam a biblioteca do CCBNB-Cariri: crônica, conto, novela, poesia, romance, literatura infantil, entre outros. Vamos trocar idéias e abrir muitas portas, porque o encontro nos ensina a construir pontes para outros universos culturais”.

A produtora e mediadora do Clube do Leitor CCBNB-Cariri acrescenta: “abriremos a primeira porta desta casa das palavras pela ‘vida ao rés-do-chão’, como assim o nosso maior crítico literário Antonio Candido bem definiu o gênero Crônica. Veremos a vida através dos olhos de grandes cronistas brasileiros que, aliás, confirmam nosso talento para o gênero. Afinal, nascemos como povo por meio de uma crônica: a carta de Pero Vaz Caminha”.

Linguagem compartilhada e mudança de atitude

A biblioteca é um grande suporte para uma relação mais próxima com a cultura escrita e o conhecimento. Em uma biblioteca, os leitores não são dirigidos por obrigações escolares e podem escolher o livro, o jornal, a revista que quiserem ler – o que possibilita um contato mais prazeroso com a leitura. Por isso, tem sido apontada por estudiosos como um meio indispensável na contribuição para uma mudança de atitude com relação à leitura.

A contribuição das bibliotecas pode e deve ser um trabalho em favor da comunidade na luta contra os processos de exclusão e marginalização de todos os que não têm acesso à leitura. A biblioteca também pode contribuir para verdadeiras recomposições de identidade. Frequentar uma biblioteca e ler contribuem para que nos tornemos mais completos.

Esse papel formal da biblioteca não sobrepõe o papel “informal”: um lugar onde se pode reunir, discutir, debater e principalmente ler com os outros; um lugar para encontrar amigos, participar de atividades leitoras e conhecer novas pessoas; um lugar da linguagem compartilhada. A leitura e a biblioteca são, desse modo, lugares onde as pessoas encontram ferramentas que as encorajam na afirmação de si mesmas e onde são capazes de conjugar universos culturais a que pertencem.

Diante disso e de uma maior busca para uma convivência mais efetiva e dinâmica com a biblioteca, é que está sendo criado o Clube do Leitor CCBNB-Cariri. Esse clube funcionará com dois encontros mensais na biblioteca do CCBNB-Cariri para leitura e debate de temas sugeridos antecipadamente por um mediador. Cada encontro terá a duração de duas horas, utilizando o acervo da biblioteca e textos a serem distribuídos entre os leitores. Será privilegiada a leitura literária, explorando autores brasileiros comprovadamente importantes na formação do leitor.

No Clube, serão desenvolvidos estudos e leituras por gênero literário (crônica, conto, novela, poesia e romance) sem, contudo, esquecer a literatura infantil. Cada gênero será enfocado mensalmente, dedicando dois meses ao gênero ‘romance’ em face de sua extensão e complexidade, o que requer um tempo maior. A leitura como prática cultural é uma ação em si mesma, primordial para a elaboração e via de acesso gratuito ao exercício de um verdadeiro direito da cidadania.

Retratos da Leitura no Brasil

Com os últimos resultados publicados em Retratos da Leitura no Brasil – pesquisa promovida pelo Instituto Pró-Livro em outubro de 2008 –, é notória e preocupante a questão da cultura da leitura no Brasil, principalmente a da leitura literária. Embora os índices de leitura tenham crescido desde a última pesquisa realizada em 2000, ainda é desalentador o retrato apontado sobre o leitor brasileiro.

Maria Antonieta Antunes Cunha, uma das grandes estudiosas e pioneiras na análise da questão da leitura no Brasil, e colaboradora da pesquisa do Retrato, alerta que, mesmo diante do salto quantitativo de leitores no Brasil, há uma enorme fatia da população que não conhece os materiais de leitura ou os conhece muito mal. Na pesquisa detecta-se um visível desconhecimento de leitura literária brasileira e estrangeira. Ela aponta, também, as regiões Norte e Nordeste como as que apresentam maiores problemas de leitura no Brasil.

Como fatores qualitativos necessários para a existência de leitores culturais no País, assinala-se o fortalecimento da relação cultural com o livro e a leitura literária como via de superação para o problema. Em consonância com a preocupação sobre os resultados da pesquisa e sobre a leitura literária, é que o Clube do Leitor CCBNB-Cariri está sendo implantado na biblioteca Inspiração Nordestina, para fomento da leitura literária e a formação do leitor cultural em nossa comunidade.

Como despertar esse leitor cultural adormecido e como mantê-lo na atividade da leitura são algumas das preocupações para as quais poderão ser encontradas saídas no binômio biblioteca/leitura em uma ação efetiva e constante.

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

Cartão de visita da jornalista Carina Gonçalves



CARINA GONÇALVES

JORNALISTA
Assessoria de comunicação
empresarial e jornalística
Sites: AQUI É SÓ NOTÍCIA / OS MELHORES LIVROS AQUI

E-mails: aquiesonoticia@gmail.com; osmelhoreslivrosaqui@gmail.com

Sites: http://aquiesonoticia.blogspot.com/



Breve descrição de atuação da jornalista Carina Gonçalves
- Profissional experiente em comunicação:

- atuação nas áreas de jornalismo investigativo, diário, para WEB, Rádio e TV;
- atuação e experiência em matérias especiais, reportagens, editoração de textos, criação de pautas, checagem de fontes e coordenação de projetos de comunicação;
- atuação na área de comunicação empresarial (performance interna e externa sobre a marca, produto ou profissionais);
- atuação na área de assessoria de imprensa (relacionamento com a mídia em geral ou segmentada);
- atuação como redatora de textos em geral;
- atuação como revisora de textos;
- atuação em traduzir textos técnicos para linguagem mais simples ou jornalísticas
- montagem e organização de banco de dados;
- criação e desenvolvimento de pesquisas de mercado, produto ou marca;
- atuação em desenvolver técnicas de relacionamento interno em empresas, em geral;
- Facilidade em escrever para diversas editorias e segmentos.


Para enviar correspondencia, por favor, encaminhe um e-mail solicitando o endereço correto. Segue endereços e-mails: aquiesonoticia@gmail.com; osmelhoreslivrosaqui@gmail.com

Grata,

Carina Gonçalves
Jornalista
Leia Mais ►

Continue lendo...

OS MELHORES LIVROS AQUI!: Comunicação empresarial:

Leia Mais ►

Continue lendo...

Comunicação empresarial:

“Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas”

Dividido em três partes, o livro traz a compreensão de que comunicação e organizações são complementares na visão de autores internacionais e nacionais

O livro “Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas” é organizado pela professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina/Paraná, Marlene Marchiori. Conceitua a teoria e a prática da comunicação nas organizações, com capítulos escritos por autores internacionais e nacionais e executivos que convivem nesta área. Publicado pela Difusão Editora, o livro é destinado a profissionais de empresas que atuem na área de comunicação e gestão corporativa e também a alunos de graduação e pós-graduação em administração e comunicação.

A organizadora em sua primeira parte apresenta um Olhar sobre a Comunicação e a Organização, com capítulos de autores que exploram os fundamentos e desafios da comunicação organização. Conceituam o ambiente organizacional, a influência da Escola de Montreal (corrente de pensamento de que o processo de organização emerge da comunicação), além de explorarem o entendimento da estratégia como prática comunicacional. Outro ponto a destacar no texto são as novas concepções americanas, de que a comunicação é reconhecida como processo fundamental pelo qual as organizações existem e como ponto central para a análise da produção e reprodução organizacionais. Essas teorias consideram a comunicação como meio de transmitir significado, informação e conhecimento a outros.

Já a segunda parte, “Comunicação e seus Processos nas Organizações”, destaca as políticas de relacionamento, a gestão estratégica de stakeholders, as interações no ambiente interno das organizações, as distorções comunicativas, a dinâmica simbólica, a construção de relacionamentos interorganizacionais, inovação e o desempenho empresarial.

Na terceira parte do livro “Comunicação e suas Práticas nas Organizações”, a obra traz um histórico sobre a evolução da comunicação organizacional brasileira e cases de comunicação organizacional aplicados em empresas como Odebrecht e Vale.

Entre os autores estão nomes como:
James R. Taylor (professor de Comunicação da Universidade de Montreal/Canadá, suas idéias inspiraram a corrente de pensamento da Escola de Montreal, autor de inúmeros livros e artigos, com premiações especiais); Gail. T. Faihurst 

Lançamento com mesa redonda
Dia 26 de abril no Salão Nobre da FGV – Fundação Getúlio Vargas
Horário – das 19 às 22 h
Mesa Redonda – “A relação entre Comunicação e Organização” - discussão dos tópicos abordados no livro como estratégia, comunicação, interface entre as áreas de comunicação e orgnização.

Debatedores:
  • Marlene Marchiori - Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University/Estados Unidos e doutora pela Universidade de São Paulo, com estudos desenvolvidos no Theory, Culture and Society Centre da Notthingham Trent University/ Reino Unido;
  • Ana Luisa de Castro Almeida – Diretora Acadêmica do Reputation Institute Brasil; Marcio Polidoro – Diretor de Comunicação Empresarial da Odebretch S/A.;
  • Artur L. Brito (professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/FGV e Paulo Nassar (professor da ECA-USP e diretor da ABERJE – Associação de Comunicação Empresarial)
Sobre a Editora Difusão
Com mais de 30 anos de experiência, a Difusão Editora é uma empresa especializada na publicação de livros e geração de conteúdos de qualidade para as áreas de Saúde e Comunicação. Valoriza a produção nacional e incentiva o desenvolvimento de produções de temas globais adaptados à realidade local por meio do inovador conceito de tradução responsável. Com presença nacional, também oferece serviços de consultoria editorial, produção e impressão de livros institucionais, históricos e comemorativos. Atende professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e executivos por meio de canais digitais e livrarias, além de promover eventos que buscam aproximar os leitores dos autores de suas principais obras. Em Comunicação, são mais de 100 autores de renome no cenário brasileiro e internacional, incluindo pesquisadores de universidades estrangeiras. www.difusaoeditora.com.br

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

Comunicação:


"Media Training - como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade"

 
Somente com uma Comunicação Estratégica qualificada as empresas serão capazes de comunicar a marca, interagir com os públicos internos, externos, abraçar as demandas da sociedade


Em meio à discussão na Câmara Federal sobre a validade do diploma de jornalismo, a Editora Gente lança Media Training - Como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade, de Nancy Alberto Assad e Reinaldo Passadori dois grandes nomes na área da comunicação.

A proposta da publicação é oferecer metodologia inovadora , possibilitando aos empresários, executivos, gestores e lideres o desenvolvimento de competências da comunicação corporativa para o relacionamento com imprensa e uma sociedade cada vez mais bem informada. Além, de focar a importância conjunta do trabalho do jornalista, com as empresas e porta vozes, transmitindo informações qualificadas e úteis que possam transformar a sociedade, mostrar o conceito filosófico do trabalho traduzido na frase de Claúdio Abramo "Jornalismo não é profissão, é carreira, e exige doses generosas de ceticismo e paixão".

Explicar o que é notícia e qual a postura que o entrevistado deve ter na hora da entrevista; os veículos tradicionais - rádio, televisão, jornais e revistas e a invasão das redes sociais no ambiente corporativo - blogs, twitter, facebook, orkut além da importância de se monitorar essas mídias; como preparar uma estratégia de comunicação interna e desenvolver liderança com ações de Media Training.

O mercado é dinâmico e comunicar é sobreviver, para os autores "a organização disposta a desenvolver performances e capacidades comunicacionais sintonizadas com as novas exigências deve ir além do velho modelo de Media Training. A expansão da capacidade comunicacional para todos os cenários, a interação com a sociedade e a transparência são demandas batendo na porta há tempos".

Os autores lembram "que não há mais espaço para o famoso "nada a declarar" em situações críticas, atitude quase masoquista das empresas mal preparadas. Mas, até mesmo quem investe e adquire algum approach em comunicação nas corporações já percebeu que certas orientações estão ultrapassadas", as empresas devem primar pela qualidade das informações que vão disponibilizar para a mídia.

Media Training é leitura importante para empresários, executivos, gestores e lideres das organizações, já que, além de incluir informações sobre o eficiente relacionamento com a imprensa, fornece subsídios para saber o que esperar das assessorias de comunicação. Em matéria de treinamento corporativo, aborda o tratamento e a preparação de entrevistas e orientação dos pronunciamentos, discursos e relacionamento das empresas com os stakeholder utilizando a comunicação verbal em sete dimensões e a comunicação corporativa.

Media Training - Como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade lançamento da Editora Gente e está disponível em todas as livrarias.

Sobre os autores:
Nancy Alberto Assad é especialista em comunicação e marketing . Atua na área de comunicação corporativa há 25 anos. Foi executiva de comunicação, marketing e responsabilidade social no Grupo Rhodia e Grupo Deltec. É escritora e articulista, contribui com os principais veículos da imprensa nacional. Fundou a NA3 Comunicação Estratégica, atuando desde então, como consultora no planejamento estratégico de comunicação de algumas das maiores empresas do país.

Reinaldo Passadori é um líder nacionalmente reconhecido no campo da Comunicação Verbal. Presidente e Fundador do Instituto Passadori que já treinou mais de 45.000 profissionais. Promoveu soluções de Comunicação Verbal aplicada ao negócio e a Comunicação Empresarial de várias empresas listadas entre as 500 Melhores e Maiores no Brasil. É um dos palestrantes mais requisitados em seu segmento.


Serviço:
Media Training - Como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade
Autores -  Nancy Assaf e Reinaldo Passadori
Editora Gente
Gênero - Negócios
Formato: 16X23
Páginas: 192
Preço sugerido: R$ 52,90


Leia Mais ►

Continue lendo...

Pré-venda:



 “Chico Xavier – A História do Filme de Daniel Filho”

Antecipando a curiosidade em torno do longa que estreia no dia 2 de abril, mesma data em que Chico completaria 100 anos.



Neste livro, o autor faz um mergulho jornalístico nos bastidores do filme sobre um dos personagens mais intrigantes e impressionantes do Brasil. Chico Xavier – que faria 100 anos em 2010 – mexeu com a emoção de todos os envolvidos no longa-metragem de Daniel Filho.

Crises de choro, coincidências inexplicáveis, rodas de oração, distribuição de flores e o aroma de jasmim do perfume preferido de Chico Xavier marcaram as oito semanas de filmagem. Nestas páginas, ilustradas pelas fotos de Ique Esteves, o leitor vai descobrir histórias surpreendentes e curiosidades do dia a dia da produção, além de resgatar lições inesquecíveis desse homem que viveu para se dedicar ao próximo. Marcel Souto Maior é jornalista e diretor do programa “Profissão Repórter”, da TV Globo.

A LeYa já lança em pré-vendas neste fim de semana nos principais sites livreiros “Chico Xavier – A História do Filme de Daniel Filho”, de Marcel Souto Maior.

Sobre o autor

Marcel Souto Maior é jornalista e diretor do programa Profissão Repórter, da TV Globo. Autor da biografia As vidas de Chico Xavier, base do filme de Daniel Filho, escreveu outros dois livros sobre o médium mineiro: Por trás do véu de Ísis e As lições de Chico Xavier. Uma curiosidade: Marcel, que não é espírita, nasceu no mesmo dia que seu biografado – 2 de abril.

Sobre a LeYa
A LeYa nasceu em Portugal, em janeiro de 2008, como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem-sucedidas editoras africanas. Compõem a LeYa as seguintes editoras: ASA, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d'Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Quinta Essência, Sebenta, Teorema e Texto. A força destas marcas e a qualidade do que produzem, aliada aos objetivos ambiciosos e à dinâmica de grupo, fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversa nos seus programas editoriais.
Leia Mais ►

Continue lendo...