O REI OIAC


 
“Já reparou que para toda frente tem um verso, para todo direito tem um avesso? Já reparou que toda moeda tem dois lados? Então, você também tem dois lados”. Impressionado com a estrela falante e sua teoria, Caio, que adormecia ainda triste e com o olho roxo depois de brigar na escola, começa, assim, a viagem que mudaria sua vida para sempre. Sempre que ele desejasse de verdade.

E Caio deseja, pela primeira vez, com toda força do seu coração. Quando abre os olhos, já é o “Rei Oiac, mestre do Príncipe Caio”, e não mora mais no Planeta Terra, mas no Planeta Tudo, onde muitas crianças – reis e rainhas, como ele - brincam à vontade e com brinquedos que ele nunca vira antes: o cavalinho de pau na lua crescente, o tobogã de arco-íris, a nuvem comestível que muda de cor seguindo o pensamento, e até um bungee jumping numa estrela cadente. “Lá vou euuuuuuuu!!!”, e lá ia ele de novo, feliz da vida!

Entre uma arte e outra, Caio conhece sua estrela falante, a Rainha Ana (e Princesa Ana também, claro!), e entende porque, no Planeta Tudo, poucas estrelas brilham e muitas permanecem apagadas. “Poucas pessoas na Terra conhecem o outro lado”, explica a Rainha. “E agora que eu sei isso tudo, que tipo de pessoa eu serei?”, quer saber Rei Oiac.

“Caio, que inspirou este livro, é neto de um amigo muito querido, Gonzaguinha, com quem trabalhei muito e compartilhei tantos momentos felizes. (...) Fiquei comovido com este belo texto de Maria Luiza e Heloísa, escrito com palavras ditadas pelo coração” – PAULINHO TAPAJÓS


AUTORAS E ILUSTRADORA:
Maria Luiza Magalhães é psicóloga há 25 anos, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É especializada em arte terapia infantil pelo Centre de Formation à L'Art-Thérapie - Les Pinceaux com Gladys Jarreau e Sara Pain, e em psicoterapia corporal. “Acredito que, como escritora, atuo de uma forma mais efetiva - terapêutica e, ao mesmo tempo divertida - uma vez que as histórias têm o poder de alcançar e estimular o fabuloso imaginário infantil direta e profundamente através da linguagem do lúdico”, diz a autora.

Helo Magalhães é filha de Maria Luiza, produtora de moda há oito anos, formada em Estilismo pela Universidade Candido Mendes. É colaboradora do Caderno Ela do jornal O Globo como stylist e assina a criação de figurinos para comerciais. É fã do universo infantil, por isso se lançou na aventura da co-autoria de “Oiac”. “Fizemos um presente de aniversário para o Caio que se transformou num presente para todas as crianças”, comemora.

Patrícia Castro é designer formada pela PUC-Rio e se aproximou do universo do livro infantil quando nasceu sua filha Alice, hoje com três anos. O Rei Oiac é seu primeiro trabalho como ilustradora. “Pensei muito na minha filha enquanto fazia o livro”, conta ela, para quem o grande diferencial da obra é poder despertar as crianças para outra forma de ver a vida, não só direcionada para o lado prático, material.



O REI OIAC
Editora: Eldorado
Autoras: Maria Luiza Magalhães e Helo Magalhães
Ilustrações: Patrícia Castro
Páginas: 16
Preço sugerido: R$ 29,00

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

Mulher - Guia Prático de Sobrevivência



O livro Mulher - Guia prático de sobrevivencia é uma obra que pode ser usada para aliviar as tensões diárias de mulheres ativas, cheia de responsabilidades e que precisam dar conta de diversas tarefas em seu corrido e curto dia-a-dia.

Conciliar filhos, casa, trabalho e manter a auto-estima é preocupação comum entre mulheres. E a qualidade de vida torna-se seriamente comprometida, se houver dificuldades em administrar a rotina familiar, o dinheiro e o tempo. Considerando esses pontos e explorando questões fundamentais no universo feminino, a jornalista Rosângela Gessoni Sapata Aguilar escreveu o livro Mulher- Guia Prático de Sobrevivência (http://mulherevida.wordpress.com/), lançado este mês pela editora Baraúna.

Ganhar tempo para cuidados pessoais, dar limites, amor e segurança aos filhos e manter a organizaçao na vida familiar, profissional e doméstica são assuntos predominantes no livro. Os temas vão desde estabelecimento de prioridades até dicas práticas para organizar bolsas, armários e agendas. Sugestões para não errar na hora de escolher a escola das crianças e inserí-las em uma rotina saudável ganham capítulos à parte. Também são abordadas maneiras para manter ou aumentar a auto-estima e combater o estresse.

Segundo a autora, mulheres de todas as classes sociais apresentam semelhanças no cotidiano. “Independente do nível financeiro ou cultural, é preciso ter amor próprio, ser flexível, ter organização e senso de prioridade para não permitir que o cansaço domine a vida nem deixar os filhos à revelia. Isso tudo foi minha preocupação ao definir o foco do livro”, afirma.

Um dos 12 capítulos traz relatos de mulheres que, em algum momento de suas vidas após terem filhos, tiveram que optar por mudanças envolvendo o lado pessoal e o profissional. Elas contam em detalhes o que fizeram para alavancar o amor próprio, aproveitar melhor o tempo, se dedicar mais aos filhos, superar contratempos financeiros e manter o bem estar familiar sem abandonar seus anseios pessoais.

E para não deixar de fora outro tema comum quando se fala em casa e família, o livro traz ainda dicas para a boa convivência entre crianças e animais e aborda questões relevantes a serem consideradas antes e após a chegada de um animal de estimação dentro do lar.

Vendas pela intenet: http://www.editorabarauna.com.br/index.php?apg=cat&npr=264

Número de páginas: 111

Sobre a autora:
Rosângela Gessoni Sapata Aguilar, paulistana, é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Cursou Pós Graduação em Lingüística, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Trabalhou como repórter, redatora e editora para jornais empresariais e revistas femininas. Na área de ensino, foi professora de Inglês para executivos e em escolas livres. É autora de materiais didáticos em Inglês e do livro Mulher – Guia Prático de Sobrevivência.

Contato: rosangela.gsaf@yahoo.com.br /
Blog: mulherevida.wordpress.com 
 Tel: (11) 9148-4632

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

“A Rainha do Cine Roma”



Em agosto será lançado o livro “A Rainha do Cine Roma”, primeiro romance do jornalista e escritor Alejandro Reyes, pela Editora LeYa. Uma comovente e fascinante história, que brilhou entre os finalistas do Prêmio LeYa em 2008 - evento que homenageia e estimula a produção de obras originais de ficção em língua portuguesa.

“A Rainha do Cine Roma” traz a história de Maria Aparecida e Betinho, duas crianças que se conhecem nas ruas de Salvador e que, unidas pelo sofrimento e pela amizade, atravessam os duros dias de uma vida de abandono.

A narrativa do livro é feita em primeira pessoa, na figura do personagem Betinho: morador de rua desde os sete anos - sobrevivendo de pequenos furtos e michês - fugiu de casa para escapar da violência imposta por seu padrasto. Vagava pelas ruas da Cidade Baixa, sempre sozinho, até se deparar com Maria Aparecida, uma pequenina e frágil garota de dez anos, que sofre uma drástica mudança na vida após a morte da mãe e decide fugir de casa.

Vítimas de abusos por parte dos pais, Maria Aparecida e Betinho passam a viver em um cinema abandonado: o Cine Roma. E, apesar de todo o suplicio que lhes é imposto, os dois constroem um forte laço capaz de resistir a tudo.

Reflexões sobre temas negligenciados pela sociedade, como abuso sexual, drogas, homossexualidade, AIDS, prostituição, preconceito racial, violência física e o abandono, estão presentes nas 296 páginas do livro. Chama atenção dos leitores para um universo sujo e cruel, que é imposto àqueles que estão, desde muito cedo, às margens da sociedade.

É uma bela história sobre a esperança de duas crianças, maltratadas pela vida e pela circunstância, mas que nunca deixaram de acreditar que, um dia, poderiam ser amadas de verdade.

“Surpreendente e intenso, terno e violento, A Rainha do Cine Roma é mais do que um romance para leitores exigentes: é um verdadeiro hino à vida”. José Manuel Saraiva

“Quem tiver peito fraco, é melhor não tocar neste livro. Porque ele é duro, cru, verdadeiro. No entanto, no fim fica um fiozinho de açúcar, emoldurando uma réstia de esperança.” Pepetela, escritor e membro do júri do Prêmio Leya

Ficha Técnica
Título: A Rainha do Cine Roma
Autor: Alejandro Reyes
Nº de páginas: 296
Preço: R$ 39,90

O Autor
Alejandro Reyes nasceu na cidade do México, é jornalista e escritor. Depois de viver alguns anos nos Estados Unidos e na França, mudou-se para o Brasil, onde fez trabalho social com crianças e adolescentes de rua. É mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade da Califórnia e doutorando em Literatura Latino-Americana, cuja tese incide sobre a literatura marginal.

onte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

Viver sem morrer


 

Quando Mauricio Cukierkorn, então com 62 anos de idade, recebeu o diagnóstico de ELA - esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa, rapidamente progressiva, irreversível e fatal, sua família se mobilizou para oferecer a melhor qualidade de vida possível ao paciente e para buscar informações sobre as melhores opções de tratamento para a doença.

O engenheiro conviveu nove anos com a doença, muito mais do que previram os seus médicos e do que a estimativa em geral, vivendo cada dia com disposição e muita força de vontade. Não abandonou o trabalho, e as horas de lazer foram valorizadas. O apoio da família foi fundamental durante todo o tratamento. A experiência de cuidar do pai resultou em um livro de escrita singela, em que a filha descreve a trajetória de suas vidas durante os nove anos do tratamento.

O objetivo de "Viver sem Morrer - a vida com ELA - esclerose lateral amiotrófica" (Minha Editora, 2010, 112 páginas, ISBN: 978 85 7868 013 8) não é contar a história de vida do pai, mas sim o homenagear, apresentando uma forma de lidar com as fases da doença e como ela interage com o corpo do paciente. O engenheiro morreu aos 71 anos, passando por diversos sintomas da doença, mas soube aproveitar, da forma mais agradável possível, todos os momentos de sua trajetória.

Como uma das principais motivações, a família sempre esteve ao lado de Mauricio durante o tratamento, ressaltando a importância do amor dado ao doente e a necessidade de mostrar que cada dia a mais na vida vale a pena.

De acordo com Flora, a obra demonstra que o carinho e os cuidados adequados auxiliam de forma decisiva no tratamento, amenizando o sofrimento do paciente: "Quando deixamos um doente isolado, ele acaba desistindo de viver, por isso os cuidados são importantes para encorajar o paciente em busca da cura". A força de vontade influencia positivamente, o que permitiu que Maurício superasse as expectativas dos médicos. "O primeiro médico que diagnosticou meu pai chegou a dar para ele apenas um ano de vida, mas ele viveu nove", comenta Flora.

Ao longo dos capítulos, médicos que auxiliaram no tratamento também tiveram espaço para expor suas ideias e relatar um aprendizado bilateral, explicando a doença de forma abrangente e com linguagem voltada para o público leigo. "Escrevi o livro sentindo todo o apoio de meu pai, para que eu contribuísse de alguma forma com as pessoas que lerem e encontrarem auxílio e informações sobre a doença", ressalta a autora.

O livro consegue ir além de um desabafo, mostra a importância da crença na cura e a superação de Mauricio, despertando a alma do leitor para a vida.


Esclerose lateral amiotrófica - ELA
Doença rara (com incidência ao redor de 1,5 caso/100.000 pessoas por ano), a esclerose lateral amiotrófica (ELA), ou doença do neurônio motor (DNM), é uma condição neurodegenerativa, caracterizada por comprometimento dos neurônios motores do cérebro (neurônio motor superior - NMS) e da medula nervosa (neurônio motor inferior - NMI). A condição é de etiologia desconhecida e, até o momento, não há cura. Sintomas: cãimbras, fraqueza muscular e insuficiência respiratória. O estágio final da doença é dramático. Os pacientes ficam no leito, sem movimentos, com respirador artificial, com alimentação via sonda e comunicação comprometida, muitas vezes só conseguida por meio de movimentos oculares.

Sobre a Autora:
Flora Cukierkorn Diskin
Formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em seguida, em 1990, estudou decoração de interiores. Inspirada no pai, Mauricio Cukierkorn, engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), especializou-se nas áreas de construção e reformas, bem como de decoração de imóveis comerciais e residenciais. Obteve reconhecimento por trabalhos em arquitetura de interiores em diversas publicações.

Livro: Viver sem Morrer - a vida com ELA - esclerose lateral amiotrófica
Editora: Minha Editora, selo editorial Manole
Lançamento: 12 de agosto de 2010, a partir das 19 horas
Local: Livraria da Vila
Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista
Leia Mais ►

Continue lendo...

Livro: Será que ele mente para você?

Será que ele mente para você? é um livro que irá ajudar a leitora a construir relacionamentos sólidos, saudáveis e baseados na honestidade

Você acha que ele mente para você? De acordo com estatísticas recentes, a resposta é: provavelmente sim. Muitas mulheres escutaram mentiras, foram traídas, sentiram-se enganadas e ficaram desapontadas com seus namorados, noivos e maridos.

Mas como saber se a pessoa que está ao seu lado mente para você? Dan Crum, ex-agente da Cia, explica e usa sua experiência de trabalho no livro Será que ele mente para você? - Um especialista em detectar mentiras revela o que os homens não querem que as mulheres saibam, publicado pela Editora Gente. O autor que trabalhou como examinador de polígrafo e investigador, cansou de ouvir relatos de mulheres frustradas com seus relacionamentos e resolveu desenvolver uma série de estratégias para auxiliar o sexo feminino a se precaver de possíveis mentiras.

O livro é um curso detalhado das táticas e técnicas que o autor usava na CIA, porém aqui aplicadas aos relacionamentos. Nele a leitora irá aprender a pegar mentiras e investigar; como enxergar sinais de enganação; como fazer a pergunta certeira para pegar o mentiroso; como perceber e vencer o jogo da enganação.

Ao aplicar as estratégias desenvolvidas pelo autor para detectar mentiras, a leitora aumentará a sua autoconfiança e administrará, de forma eficaz, os seus relacionamentos; essas estratégias podem ser aplicadas em todas as suas interações com homens, desde futuros pretendentes, namorados, noivos até maridos. E mais: as mulheres que aprendem essas estratégias podem, inclusive, aprimorar diversas habilidades tornando-se melhores funcionárias, negociadoras, chefes e executivas.

Sobre o autor - Dan Crum trabalhou para a Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA), como examinador de polígrafo e investigador. É pós-graduado em Perícia Psicofisiológica para a Detecção de Fraude. Realiza palestras na área de relacionamentos e mentiras. Já trabalhou para diversas organizações nacionais, incluindo a Associação Norte-americana de Polígrafo e vários grupos responsáveis por negociações de crises, assim como associações estaduais de polígrafo.

Serviço:

Título: Será que ele mente para você?

Subtítulo: Um especialista em detectar mentiras revela o que os homens não querem que as mulheres saibam

Autor: Dan Crum

Editora: Gente

ISBN: 978-85-7312-700-3

Formato: 14x21

Páginas: 200

Gênero: Autoajuda

Preço: R$ 31,90

Mês e ano de publicação: Julho/2010
Leia Mais ►

Continue lendo...

A TRANSFORMAÇÃO EM LÍDER COACH

No dia 27 de julho, às 19h, acontece o relançamento do livro “Líder do Futuro – A Transformação em Líder Coach”, de Arthur Diniz, especialista em desenvolvimento de lideranças. O evento será na Saraiva Mega Store do Shopping Ibirapuera.
Segundo Arthur Diniz, mais do que em qualquer outro momento, vivemos em uma época de grandes mudanças nas estruturas familiares e corporativas. “Estilos de liderança, que funcionavam muito bem antes, agora têm sido menos eficaz com a geração X e são praticamente inúteis com a geração Y. Quem não aprender e se transformar, ficará para trás e perderá todo o seu poder de influenciar pessoas.”

A publicação, editada pela Espaço Editorial, é um guia prático para o desenvolvimento de líderes diferenciados, inspiradores e carismáticos. A obra também traz uma série de exercícios práticos para o autoconhecimento e um passo a passo sobre como se transformar em um líder coach.

Nesta segunda edição do livro – a primeira foi lançada em 2006 –, além de acrescentar novos cases e experiências, o autor desenvolveu quatro novos capítulos, com temas de fundamental relevância para a transformação em líder coach: A estrela da Liderança, Feedback, Equipes de Alta Performance e Integridade.

Formado em economia pela PUC-RJ e MBA pela Columbia Business School, em Nova Iorque, o autor é também professor de Empreendedorismo e Liderança nos cursos de pós-graduação do IBMEC, tendo sido certificado em Liderança pela Kellogg e pela Center for Creative Leadership, nos EUA. Tem curso de especialização na Estratégia do Oceano Azul pelo Insead, na França.

Depois de uma carreira executiva de extraordinário sucesso em empresas como Citibank, Santander, Deutsche Bank e Unibanco, Arthur Diniz foi eleito em dezembro de 2001 um dos 20 CEOs do Futuro em avaliação feita conjuntamente pela KornFerry, revista Você S/A e FIA-USP. Em 2003 fundou a Crescimentum, hoje uma das mais importantes empresas de desenvolvimento de líderes do País.

Em 2005, Arthur Diniz criou, junto ao sócio Paulo Alvarenga, o curso mais completo de desenvolvimento de liderança do Brasil, o “Líder do Futuro – A Transformação em Líder Coach”.


Lançamento “Líder do Futuro – A Transformação em Líder Coach”

Data: 27 de julho
Horário: a partir das 19h
Local: Saraiva Mega Store – Shopping Ibirapuera
Endereço: Shopping Ibirapuera, Piso Moema – Avenida Ibirapuera, 3103 – São Paulo – SP

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

LIVRO CAIXA DE DESEJOS, UMA HISTÓRIA PARA ENCANTAR JOVENS E ADULTOS

Ana Cristina Melo faz a sua estreia na literatura juvenil



Misto de fábula contemporânea com história de formação "Caixa de Desejos" narra de maneira sensível e delicada a tumultuada e intensa passagem pela adolescência, com todos os seus conflitos, incertezas, descobertas, sonhos, fantasias... Uma história para encantar jovens e adultos na estreia de Ana Cristina Melo na literatura juvenil. Essa caixa especial azul florida será lançada pela Editora Usina de Letras, através do selo Vermelho Marinho, no dia 15 de agosto durante a Bienal de São Paulo.

O livro "Caixa de desejos" é uma novela juvenil que conta a história da Marília, uma menina que vive com os pais, os avós maternos e o tio paterno, porém com uma ligação muito forte com a avó paterna, que mora em outra cidade. Logo no início da história essa avó morre e Marília ainda tem que se adaptar com a chegada de uma meia-irmã, que só viu apenas duas vezes na vida. Para superar essa grande perda, Marília conta com a ajuda de uma caixa que a avó lhe deu de presente, antes de morrer. Uma caixa mágica para guardar seus desejos. Assim, ela vai se descobrindo e descobrindo que a vida não é tão complicada e complexa quanto parece. Aprende a gostar da meia-irmã, a conviver com os alunos da sua turma na escola e a lidar com o primeiro amor que surge em sua vida. Um texto singelo que reapresenta o universo da fantasia até para quem já o esqueceu.

Ana Cristina Melo é pós-graduada em Análise de Sistemas, atua na área há mais de 20 anos, na qual tem quatro livros publicados. Premiada em vários concursos literários, ela se dedica à divulgação da literatura nacional. É editora do site Sobrecapa (de lançamentos literários) e mantém blogs Canastra de Contos (de notícias literárias) e Ficção de gavetas (de concursos literários). "Caixa de Desejos" é a sua primeira publicação na ficção.

Livro: Caixa de Desejos
Autora: Ana Cristina Melo
Editora: Usina de Letras, selo Vermelho Marinho
Edição: 1
Ano: 2010
Formato: 14 x 21 - Brochura
Nº de Páginas: 96
Gênero: Juvenil
ISBN: 9788562851537
Preço: R$ 20,00

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

Livros em braille com Smilingüido
 e sua turma

Editora Luz e Vida apresenta os lançamentos na Bienal do Livro em São Paulo

A Editora Luz e Vida lança os primeiros livros em braille do Smilingüido e sua turma na Bienal do Livro 2010, que acontece de 12 a 22 de agosto, em São Paulo. Os autores David Araújo e Márcia D’Haese contam em dois livros as histórias A Bondosa e A Briga. “Os livros passaram por uma nova roupagem e ganharam a linguagem em braille, para deficientes visuais. A história A Bondosa, foi contada no primeiro minilivro do personagem e é uma felicidade para nós, especialmente porque este ano a formiguinha festeja seus 30 anos”, ressalta a diretora de arte da Editora Luz e Vida, Jaqueline Firzlaff.

Segundo a diretora, a adaptação das histórias para pessoas com deficiência visual faz parte de um projeto que teve início em 2000, com os cartões duplos ilustrados com Smilingüido e sua turma. Agora este trabalho foi retomado com os lançamentos que integram a coleção Janelinha do Saber. “Os dois livros que serão lançados na Bienal também serão traduzidos para o inglês e espanhol”, adianta a diretora.

Dados técnicos:
Livros: A Bondosa e A Briga
Edição: Editora Luz e Vida
Coleção: Janelinha do Saber
Formato: 20 x 20 cm
Autores: David Araújo e Márcia D’Haese
Leitura: compartilhada a partir de 3 anos e individual a partir de 6 anos
Preço sugerido: R$ 6,95
Informações: Editora Luz e Vida: (41) 2169-2244
Site: www.smilinguido.com.br
Leia Mais ►

Continue lendo...

LANÇAMENTO DO LIVRO INFANTIL"O AZUL"

“O Azul” mostra a importância da multiplicidade das cores do universo e terá o valor das vendas revertido a orfanatos




A Livraria Argumento lança no dia 18 de julho, às 12h, o livro “O Azul”, de Carlos Figueiredo. Editado pela VTN Comunicação e com ilustrações de Tibúrcio, a obra infanto-juvenil conta a história do menino João Luiz, de três anos, filho do autor, que acha que o mundo deveria ser todo azul, da natureza às roupas, brinquedos e objetos.

Com o objetivo de explicar ao menino que todas as cores têm o seu valor e que o mundo fica mais bonito, harmonioso e solidário pintado de diferentes cores e tons, o autor decidiu escrever o livro “O Azul” recheado de imaginação, criatividade e sensibilidade. “O mundo deve ser vivido em todas as suas cores. Tentar mudá-las, é deixar de viver a realidade de cada momento da vida”, reflete o autor em uma das passagens do livro.

A obra tem 16 páginas, custa R$ 24,00, e todo o valor arrecadado com as vendas será revertido para orfanatos do Rio de Janeiro. Para incrementar ainda mais a programação da garotada, antes do lançamento do livro, a Livraria Argumento vai promover a atração “Os Tapetes Contadores de Histórias”, tendo como base o tema do livro, a partir das 11h.



Serviço:
Lançamento Livro “O Azul”
Data: 18 de julho de 2010
Horário: 12h
Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira 417 – Leblon – RJ
Tel.: (21) 2239-5294

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

Diário de uma anoréxica é um alerta sobre transtornos alimentares


Lançado pela editora LeiaSempre, Livro de Valéria Soares relata sua experiência de vida com a doença, além de informações científicas sobre o assunto

O Diário de uma anoréxica, de autoria de Valéria Soares, chega às livrarias pela editora LeiaSempre (R$ 39,90, 335 páginas) trazendo um alerta sobre a anorexia e outros transtornos alimentares. São distúrbios que acometem muitas pessoas, principalmente mulheres na adolescência e juventude. Este, no entanto, não foi o caso da autora. Ela recebeu o diagnóstico de anorexia no final de 2005, aos 40 anos, idade em que o transtorno não é tão comum. Junto com o diagnóstico veio outra sentença desanimadora: tinha apenas três meses de vida. Ou seja, só um tratamento sério e urgente poderia reverter o quadro.
Valéria Soares conta no livro como enfrentou o problema, o que teve de aprender sobre a doença e como conseguiu vencê-la. Fala ainda do relacionamento com jovens anoréxicas e bulímicas através da internet e do Proata (Programa de Assistência a Pacientes com Transtornos Alimentares), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), onde se tratou, além de sites anoréxicos, depoimentos, receitas e explanação da doença com artigos científicos. "Também abordo a medicação (sua função e atuação) que tomei por todos estes anos e como cheguei à cura, dando assim uma grande guinada na minha vida pessoal e profissional", conta.

O livro fala de anorexia e bulimia, mas traz informações também sobre outros distúrbios, como vigorexia (obsessão por exercício físico), ortorexia (obsessão em relação aos padrões dos alimentos), drunkorexia (anorexia alcoólica) e obesidade. Valéria relata que, quando estava doente, procurava se informar sobre o que estava sentindo, mas tudo era muito confuso e não conseguia achar nada e nem ninguém para ajudá-la.

"Os pensamentos e sentimentos são angustiantes e obsessivos. Queria encontrar alguém que me ajudasse, queria saber como vivia uma pessoa com este transtorno, se tudo que eu sentia era real, e se sofriam como eu", relembra. "O meu livro poderá responder às perguntas de outras pessoas que estão passando pelo que passei", acrescenta.

No início da doença, ela conta que tinha pânico sobre o assunto. Com o tempo, foi percebendo que compreender a doença era o primeiro passo para buscar o tratamento de forma efetiva. "Resolvi encarar tudo, sabia do perigo do mundo psíquico em que eu poderia estar entrando, nem por isso desisti, passei a ter contato com meninas anoréxicas no Proata, vasculhava suas vidas, pegava e-mail, sites anoréxicos, telefones, indicações de amigas, e com o tempo fui me envolvendo neste mundo. Nunca me deixei influenciar por ele, pelo contrário, ele me assustava e isso me fazia ser forte e firme no meu objetivo, de entender todo o mecanismo psíquico de uma anoréxica para me curar", relata. Com tanta informação, acabou se apaixonando pelo assunto e em 2008 matriculou-se em um curso para estudar os transtornos alimentares.

O livro nasceu, então, dessa experiência de vida e das pesquisas e estudos sobre o assunto. Dessa forma, ele foi sendo construído numa narrativa real dos acontecimentos e sentimentos envolvendo a autora. Segundo ela, foram mais de quatro anos para concluir o livro, de dezembro de 2005 a fevereiro de 2010.

"Comecei a escrever depois de 11 internações em apenas um ano. Tinha recebido o diagnóstico de anorexia nervosa e purgativa e não sabia o que pensar; resolvi, então, escrever. O mundo não me entendia, por isso passei a escrever e me abrir com o notebook. "Vivia triste, angustiada, infeliz, queria morrer o tempo todo. Não conseguia comer. Não conseguia sorrir, por isso escrevia. Uma página do word me entendia mais do que qualquer pessoa", conclui.

A autora conta que a editora LeiaSempre se interessou por seu livro ao fazer uma pesquisa sobre transtorno alimentar no mercado e descobrir que não havia nenhuma publicação com o seu enfoque, muito menos escrito por alguém que conseguiu se curar. A obra tem distribuição nacional e em agosto a autora autografará o livro no estande da editora na Bienal do Livro, em São Paulo. Durante a Bienal, ela também autografará o livro infantil O Pintinho, da mesma editora, que aborda como tema a mentira.

Sobre a autora
Valéria Soares nasceu em 7 de setembro de 1964 em Presidente Venceslau (SP), mas vive em Taubaté, região do Vale do Paraíba. É mãe de três filhos, Natali de 24 anos, Rafael de 22 e Lucas de 20. Estudou música desde os 6 anos de idade, quando descobriu a vocação para o piano. Fez inúmeros cursos para se aperfeiçoar em músicas populares e musicalização infantil. Em 1999, criou um método através das cores para ensinar crianças não-alfabetizadas a tocar piano. Com este trabalho chamou a atenção de vários psicólogos e profissionais da área e foi trabalhar com autismo infantil e portadores de necessidades especiais, interessando-se pela musicoterapia, área em que atua até hoje em Taubaté e São Paulo (SP).

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

1ª Bienal do Livro Paraná acontece em outubro

Entre os dias 1º e 10 de outubro, a Fagga | GL events promove a 1ª Bienal do Livro Paraná, no Estação Convention Center, em Curitiba. Com curadoria do jornalista e escritor Rogério Pereira, a Bienal é considerada um dos principais eventos literários do país. A programação inclui: Café Literário, Atividades Infantis e Sessões de Autógrafos. A expectativa da organização é atrair um público de 200 mil visitantes. A Bienal do Livro Paraná contará com 60 expositores, aproximadamente 40 autores e mais de 80 sessões na Programação Cultural. A Fagga | GL events também é responsável pelas bienais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e do Grupo RPC (Jornal Gazeta do Povo, Rádio Mundo Livre FM e RPCTV – Afiliada à Rede Globo). Mais informações no site www.bienaldolivroparana.com.br

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Café Literário
Atração mais movimentada da Bienal do Livro, o Café Literário proporciona o contato do público com seus ídolos literários, promovendo o debate sobre livros, estilos, ideias e fomentando o hábito da leitura.

Circo das Letras
Uma viagem ao mundo dos livros irá fazer um programa inesquecível, com apresentações diárias que, de forma lúdica, irão estimular o prazer da leitura.

Visitação Escolar
Projeto exclusivo da Bienal do Livro, a Visitação Escolar é uma participação especial de alunos de escolas públicas e particulares ao evento. São seis dias especialmente reservados para que os estudantes do ensino fundamental conheçam a feira e tenham a oportunidade de se aproximar do mundo dos livros, estimulando sua imaginação.

A Bienal do Livro Paraná oferece aos professores a oportunidade de dinamizar suas aulas e incentivar o hábito da leitura em seus alunos, propiciando a eles um contato mais íntimo com o livro fora do ambiente escolar.

Tudo isso, além da participação em debates com autores, intelectuais e profissionais da literatura nacional, onde poderão conhecer de perto todas as novidades do mercado editorial.

Todo professor, bibliotecário e profissional do livro terá acesso gratuito à Bienal.

Serviço
1ª Bienal do Livro Paraná
Data: 1º a 10 de outubro de 2010
Horário: Dias de semana: das 9h às 22h e Fins de semana: das 10h às 22h
Local: Estação Convention Center (Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba – Paraná)

Fonte: Assessoria de imprensa

Leia Mais ►

Continue lendo...


Domingos Oliveira lança

 ‘Minha vida no teatro’

Livro reúne 9 peças do diretor, além de “Do tamanho da vida”, suas reflexões sobre teatro


O dramaturgo Domingos Oliveira lança “Minha vida no teatro”, pela editora LeYa. O autor, que encenou nove peças nos últimos dez anos, decidiu publicá-las juntamente com o texto “Do tamanho da vida”, que registra suas observações sobre o teatro, após quase 50 anos de militância artística.

“Minha vida no teatro” – uma brincadeira confessa com o livro do autor russo Stanislavsky – começa com uma breve e bem-humorada introdução na qual o autor traça um esboço de sua trajetória profissional. Em seguida apresenta “Confronto”, peça que analisa as relações do poder com o crime. Todas as peças são precedidas por comentários de Domingos que contextualizam a montagem, revelam o processo de criação do texto, a escolha dos atores e outros detalhes.

O segundo scritpt é o de “Apocalipse”, texto que narra uma crise existencial de Deus, nas palavras do autor. A comédia “Largando o escritório”, uma crônica sobre a classe média, dá sequência ao livro e antecede “Rita formiga”, texto inspirado na amiga e atriz Maria Gladys.

A peça “Profissão âncora”, baseada em “Corpo a Corpo”, de Oduvaldo Viana Filho, é uma homenagem de Domingos ao autor, morto precocemente aos 38 anos. Já as “Confissões das mulheres de 40” evocam a lembrança de trabalhos anteriores - as confissões de adolescente e as das mulheres de 30 - e posteriores: a peça deu origem ao filme “Feminices”.

Também estão presentes no livro as peças “Jung e eu”, escrita sob encomenda para Sérgio Brito e “Todo mundo tem problemas (sexuais)”, um dos grandes sucessos da carreira de Domingos Oliveira. Completam a obra as reflexões do dramaturgo sobre sua arte, publicadas anteriormente sob o título “Do tamanho da vida”.

Domingos afirma que nunca pensou em escrever uma biografia, pois falar sobre sua vida externa ao teatro seria “quase como mentir”. No entanto, é quase impossível separar uma coisa da outra no percurso desse artista de 73 anos de vida, quase 50 de carreira. Assim, entre um script e outro, acompanhamos deliciosas histórias, entre elas: a briga (e as pazes) do diretor com a atriz Marília Pêra, a amizade com o escritor e também diretor Vianinha, a peça escrita especialmente para Sérgio Britto (porque não havia personagens para um ator de 83 anos). Episódios que, juntamente com a produção de Domingos, compõem a história do teatro brasileiro.

Ficha Técnica
Título: Minha vida no teatro
Autor: Domingos Oliveira
Formato: 21 x 24 cm
Brochura
Nº de páginas: 416
Preço: R$ 59,90

Sobre o autor
Domingos Oliveira é ator, dramaturgo, cineasta e diretor teatral. No teatro, recebeu diversos prêmios, entre eles o Mambembe e o Molière, e foi responsável por sucessos de crítica e público como “Ensina-me a viver”, “Adorável Júlia”, “Confissões de Adolescentes”, “Todo mundo tem problemas (sexuais)”. Estreou no cinema com o filme “Todas as mulheres de mundo”; fez também “Amores” e “Separações”, entre outros. Atualmente comanda, juntamente como Priscilla Rozebaum, o programa “Coisas pelas quais vale a pena viver, no Canal Brasil, e ensaia a peça “Do fundo do lago escuro” .

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

“A Bíblia do Bebê”

Guia completo sobre cuidados com crianças do nascimento aos 3 anos de idade


Os pais em busca de garantir ótima saúde e desenvolvimento para os filhos recém-nascidos já podem contar com a preciosa ajuda do livro “A Bíblia do Bebê”, que acaba de ser lançado no país pela CMS Editora. A obra é um guia completo feito para esclarecer todas as dúvidas dos pais a partir do nascimento da criança até o 3 anos de idade e que pode ser consultado de forma prática sempre que necessário.

Ricamente ilustrado, com leitura agradável e capítulos muito bem estruturados, o livro traz informações valiosas que ajudam a desenvolver todas as habilidades necessárias para alimentar, limpar, confortar e manter as crianças pequenas protegidas de perigos e doenças.

O lançamento pertence à mesma série de “A Bíblia da Gravidez”, grande sucesso de vendas no país e referência sobre o assunto. Estão presentes na obra vários encartes especiais e fotos passo a passo que ensinam os cuidados básicos com o recém-nascido e os procedimentos de primeiros socorros. Há também um completo guia mês a mês, com detalhes de como o bebê vai se desenvolver no decorrer dos três primeiros anos de vida.

Organizado de forma a garantir acesso rápido e fácil a tudo que os pais precisam saber sobre os cuidados com seus filhos pequenos, o livro não deixa nada de fora, abordando inclusive os momentos antes do nascimento da criança e alguns cuidados que valem por toda a infância.

Com dicas precisas e atuais, a obra fala sobre a preparação da casa e dos pais para receber o bebê, a escolha do nome e outras decisões importantes como a forma do parto, por exemplo. Também explica como são as primeiras reações dos bebês, a criação de vínculos, a importância e as melhores formas para obter sucesso com o aleitamento materno. Há ainda capítulos que abordam o papel do pai na criação do bebê, a alimentação adequada nas diversas idades (com direito inclusive a várias receitas) e até os cuidados com crianças que possuem necessidades especiais.

“A Bíblia do Bebê” é fruto do trabalho intenso e dedicado de uma equipe de especialistas em bebês e pré-escolares. A consultoria editorial da edição brasileira ficou a cargo do Dr. Luiz Vicente Ferreira da Silva Filho, pediatra especializado em Pneumologia Pediátrica, com Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP; e do Dr. Mariano Tamura, ginecologista e obstetra, com doutorado pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, ambos grandes especialistas em suas áreas de atuação.

“O livro traz todas as informações necessárias para que os pais sintam-se seguros quanto à criação dos filhos. Este tipo de orientação é especialmente importante em uma época na qual é comum que ambos os pais trabalhem fora e, por conta disso, acabem ficando menos tempo do que gostariam com as crianças”, destaca o pediatra Luiz Vicente Ferreira da Silva. “Quando bem informados, os pais podem desfrutar o tempo livre ao lado dos filhos com sabedoria, felicidade e tranqüilidade.”

 
A Bíblia do Bebê
Consultores Editoriais: Dr. Luiz Vicente F. da Silva Filho e Dr. Mariano Tamura

392 páginas
Preço sugerido: R$ 139,00

Fonte: assessoria de imprensa
Leia Mais ►

Continue lendo...

Avaliação global do Socialismo no Século XX é tema de livro


 
Autor levanta discussões sobre temas polêmicos e tenta identificar razões que levaram ao esgotamento da experiência socialista ao final do século XX

O que deu errado e o que deu certo para o socialismo no século XX? O que representou a queda do Muro de Berlim? Quais foram as reais razões do colapso da URSS? Quais lições deixam as tentativas de construção do socialismo no século passado para a civilização humana? Estas e muitas outras questões são discutidas no novo título da Editora Letras do Brasil, “Socialismo no Século XX: o que deu errado?”, escrito por Robério Paulino.

Em sua segunda edição, a obra traça uma visão panorâmica crítica global de toda experiência socialista no século XX, baseada no caso soviético. Em um trabalho de historiografia econômica, discute o grande impacto da Revolução Russa para a história e a sociedade humana, ao mesmo tempo que busca identificar as causas econômicas, políticas e sociais que levaram a URSS ao colapso, em 1991.

Numa perspectiva crítica e autocrítica rigorosa, sugere também as possíveis lições que tal epopéia deixa para aqueles que apostaram na construção de uma sociedade alternativa, apontando conquistas, dificuldades e, especialmente, o que considera os equívocos do socialismo no século passado. O livro também ajuda a entender porque a Rússia atual volta a exigir um papel de destaque na ordem mundial.

Robério Paulino, autor do livro, é economista e historiador. Em sua obra, traz discussões e respostas para perguntas feitas por muitos que se empenharam na tentativa de construção de uma sociedade superior ao capitalismo no século passado. Sucesso de vendas, a primeira edição do livro foi esgotada em apenas cinco meses de comercialização.

Conhecedor do movimento socialista e atento observador do cenário internacional desde os tempos da Guerra Fria, Paulino investigou as razões que conduziram a URSS ao colapso, em 1991, as conseqüências deste fenômeno para a nova ordem internacional estabelecida desde então, e para o movimento socialista em particular. Além disso, o autor sugere algumas lições que o movimento socialista deveria assimilar para chegar ao poder em algum país.

Sobre o autor:
Robério Paulino é economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em História Econômica pela mesma universidade. Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, no Departamento de Gestão de Políticas Públicas.

Ficha técnica:
Livro: “Socialismo do Século XX: o que deu errado?”
2ª edição
Autor: Robério Paulino
Páginas: 416
Preço: R$ 39,90
Leia Mais ►

Continue lendo...

Manual do dono

Cãozinho Feliz




Na hora de escolher um novo membro da família, é preciso levar em conta uma série de fatores, desde o temperamento do cão (e da família ou pessoa que irá adotá-lo) até disponibilidade de tempo, dinheiro, espaço e condições de cuidar dele “na saúde e na doença”.

Este livro mostra todos os cuidados necessários para criar um animal saudável e equilibrado em um ambiente agradável e ambos, cão e dono, vivam felizes para sempre. Salientando a importância da escolha certa do filhote, a autora dá dicas sobre a hora de buscar o animalzinho, da documentação (se ele for de raça, incluindo o pedigree) ao “enxoval”: cesta, vasilhas, cobertores, guia escovas, coleira, guia, brinquedos etc.

Mostra como adaptá-lo e reconfortá-lo nos primeiros dias, como organizar a rotina diária, criando regras e hábitos saudáveis; os diversos tipos de alimentação, prós e contras; como acostumar o recém-chegado a outros membros da casa, como crianças e outros animais. Orienta também sobre os exames e cuidados periódicos, com fichas de controle e como dar banho e cuidar da pelagem.

Especialista em psicologia canina, a autora fala dos instintos naturais do cão – como funcionam e como estimulá-los por meio do adestramento (ensinar brincando), como resolver problemas de comportamento, além de dar orientações para emergências e primeiros socorros.

Sobre a autora
Sara John é dona de muitos cães sem raça definida, sua paixão são os soft-coated wheaten terriers. Ela apresentou, teve e criou essa raça por 25 anos, produzindo 14 ninhadas, num total de 86 filhotes. Participou de muitos concursos, incluindo em Crufts e é juíza da raça no Kennel Club do Reino Unido.

Diplomou-se como criadora e juíza de cães, e obteve certificado em nutrição canina pelo Animal Care College, em Ascot. Trabalhou para o Animal Care College e realizou seus próprios estudos em Psicologia Canina Intermediária e em Psicologia Canina Avançada.

Foi secretária do Breed Club e, mais recentemente, membro do comitê e secretária de acasalamento da Maidenhead District Canine Society. Participa regularmente do Discover Dogs’ Show, no Earl’s Court, em Londres.

Título: Manual do dono- Cãozinho Feliz

Autora: Sara John

Editora: Nobel

ISBN: 978-85-213-1573-5

N. de páginas:

Preço:R$ 19,00

Leia Mais ►

Continue lendo...