Segredo Segredíssimo

Uma história bonita e singela sobre uma realidade feia e complexa
Geração mais uma vez sai à frente das outras editoras e lança um livro pioneiro: uma história para crianças que as ensina a se protegerem contra abuso sexual infantil



O abuso sexual infantil é um fenômeno frequente em nosso país e pode acarretar graves consequências ao desenvolvimento normal de crianças e adolescentes vítimas dessa prática doentia. No Brasil, o assunto ainda não é suficientemente abordado, e as ações de combate e prevenção a esse mal são ainda incipientes e restritas a profissionais e familiares. Entre as crianças e os adolescentes, as ações de prevenção são quase inexistentes. 
 
Para preencher essa lacuna é que chega às livrarias Segredo segredíssimo, da escritora baiana Odivia Barros. Se falar de temas adultos com as crianças já é complicado, falar com elas sobre temas adultos de alta gravidade, como esse, é um desafio até para educadores profissionais experientes. Pois Odivia Barros enfrentou o desafio, e o resultado é uma contribuição importantíssima para o combate ao abuso sexual de crianças. Segredo segredíssimo é uma obra que fala do problema na linguagem delas e usando imagens e situações cotidianas do mundo delas, imagens, por sinal, maravilhosamente retratadas pelas ilustrações belíssimas da consagrada artista carioca Thais Linhares. 

O conto protagonizado pela menina Alice, que toma conhecimento do “segredo segredíssimo” de sua amiguinha Adriana, traz elementos muito próximos a uma situação real de abuso sexual, vivenciada por um grande número de crianças e adolescentes, e ensina alguns passos básicos na prevenção do problema, tais como reconhecer uma situação indesejada e contar para pessoas de confiança, ou seja: não guardar o segredo. 

Além disso, a mensagem, transmitida pela história, de que a criança (no caso, a pequena Adriana) será apoiada e protegida após contar o segredo a seus familiares, e não recriminada ou punida, é de extrema importância para conscientizar os leitores mirins da necessidade de romper o “muro do silêncio” que ainda envolve o assunto. Sem falar que psicólogos e educadores concordam que histórias com final feliz, em que o bem vence o mal, são importantes para a formação da personalidade da criança, dotando-a de ânimo e capacidade para superar obstáculos e dificuldades no futuro.  

Como diz a própria autora: 

“Pensei que deveria existir um livro que contasse uma história para que eu pudesse ensinar algo sobre abuso sexual infantil à minha filha. Como esse livro não existia, resolvi escrevê-lo. E assim nasceu Segredo segredíssimo, o livro que ensina a criança a se proteger do abuso sexual infantil. O livro é também uma ferramenta útil para educadores abordarem o tema com as crianças.” 

Elogiada e recomendada por educadores e psicólogos, Segredo segredíssimo é uma obra que pode ser utilizada pela família e pela escola como material excelente para facilitar a discussão do assunto com as crianças e adolescentes, e, consequentemente, tornar possível a prevenção de futuros casos de abuso sexual infantil.

Mais informações e entrevista com a autora:

http://www.geracaobooks.com.br/loja/product_details.php?id=413

Fonte: assessoria de imprensa institucional
Leia Mais ►

Continue lendo...

O perseverante soldadinho de chumbo


 
Editora Peirópolis lança O perseverante soldadinho de chumbo, clássico da literatura infantil que celebra o aniversário do autor Hans Christian Andersen

Fonte: assessoria de imprensa Communica Brasil
A editora Peirópolis lança O perseverante soldadinho de chumbo, do autor dinamarquês Hans Christian Andersen. A edição, traduzida direto do dinamarquês por Tabajara Ruas, é um projeto da Sociedade Amantes da Leitura para o programa Abril com Livros, realizado, anualmente, com o objetivo de comemorar o dia nacional do livro infantil (18 de abril – nascimento de Monteiro Lobato) e o dia internacional do livro infantil (02 de abril – data do nascimento do escritor dinamarquês).
Publicado pela primeira vez em 1838, O perseverante soldadinho de chumbo é um marco na carreira literária de Andersen por ser a primeira obra do autor que não teve como base os contos do folclore de sua região de origem.
Como na maioria das histórias infantis, a jornada do destemido soldadinho de chumbo também começa com: Era uma vez...  Assim, abrem-se as portas da aventura e dá-se início à história de superação do personagem que se apaixona por uma linda bailarina de papel. Porém, o encontro entre os dois é marcado pelas adversidades, após o soldadinho de chumbo cair de uma janela e começar a vivenciar uma jornada de grandes aventuras e desafios que o afastam cada vez mais de sua amada.
O livro leva o leitor ao fantástico mundo dos brinquedos e das metáforas. Como as demais histórias de Hans Christian Andersen, O soldadinho de chumbo é uma obra repleta de lições de superação de obstáculos, preconceitos e injustiças.
                                          Sobre o autor: Hans Christian Andersen nasceu em 2 de abril de 1805 e morreu em 4 de agosto de 1875. O poeta e prosador dinamarquês escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias infantis e contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
Na juventude trabalhou como ator, bailarino e escreveu roteiros para teatro. Na maturidade publicou romances adultos e livros de poesia, mas foi com as histórias infantis que ganhou notoriedade. Seus textos fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo, entre eles: O patinho feio, O soldadinho de chumbo, A pequena sereia.

Sobre a Editora: Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.  Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse http://www.editorapeiropolis.com.br/

Ficha Técnica:
Título: O perseverante soldadinho de chumbo
Autores: Hans Christian Andersen
Tradução: Tabajara Ruas
Ilustração: Jandira Lorenz
Nº de páginas: 32
Preço: R$ 32,00
Leia Mais ►

Continue lendo...

Livro resgata figuras 'mal-assombradas' de Jacareí
 
Publicação “Encantos e Malassombras de Jacarehy” reúne 10 histórias sobre o universo mágico de benzimentos, simpatias, assombrações e figuras encantadas que povoam o imaginário de quem vive no Vale do Paraíba. O livro faz parte de um projeto que inclui também uma peça teatral e um blog

 
Houve um tempo em que criança podia ter o bucho virado e até morrer de quebranto. E quem deixava de cumprir promessa podia acabar cruzando com uma assombração. Para se livrar desses e de outros males, o remédio era um bom benzedeiro como o Quinzinho ou a tal de Tiana “parteira”. Os dois sempre tinham uma reza para curar espinhela caída, cavalo capenga e até espantar alma penada.
 
Quinzinho e Tiana são os protagonistas de “Encantos e Malassombras de Jacarehy”, livro que reúne 10 histórias sobre o universo mágico das assombrações e figuras encantadas que povoam o imaginário de quem vive na região do Vale do Paraíba. “Os dois personagens aparecem em praticamente todas as histórias com seus benzimentos e simpatias, tanto que até fizemos questão de citar algumas receitas deles no final do livro”, comenta uma das autoras, a roteirista Tatiana Baruel.
 
Encantos e Malassombras” tem 72 páginas e apresenta uma linguagem clara e fluente, como exige a 'contação' de causos. “Como visa principalmente ao público infanto-juvenil, tivemos o cuidado de fazer um texto leve e divertido”, comenta Tatiana. “Até as ilustrações foram pensadas assim, passam a ideia de magia e encantamento”, completa Maristela. As ilustrações são do artista plástico Raico Rafael e o projeto gráfico, de Marcelo Fuuruchi.
 
O livro faz parte do projeto homônimo “Encantos e Malassombras de Jacarehy”, beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) com patrocínio da empresa CCR NovaDutra. Ele inclui, ainda, uma peça de teatro e um blog sobre os bastidores da produção (http://encantosemalassombrasdejacarehy.blogspot.com). O internauta também pode aproveitar o blog para deixar suas perguntas sobre o tema, que serão respondidas por um dos personagens malassombrados, o Corpo Seco. “Ele não deixa nenhuma pergunta sem resposta”, garante Tatiana.
 
Já a performance teatral, que personifica os benzedeiros Quinzinho e Tiana, é feita pelos atores Alê Freitas e Izildinha Costa. “O teatro foi uma forma que encontramos para divulgar o livro e também incentivar a leitura entre o público infanto-juvenil”, explica Maristela. A peça será apresentada em escolas da rede municipal de Jacareí, em datas a serem definidas.
 
Para escrever as histórias, os autores Tatiana Baruel, Érica Turci, Maristela Lemes e Elton Rivas se inspiraram em relatos de moradores de Jacareí, a 80 km de São Paulo, e região. Foram mais de dois anos de pesquisas e entrevistas para compor o livro. “Há histórias inteiras que a gente inventou. Outras são inspiradas no que ouvimos, mas todas são ambientadas em Jacareí”, afirma Tatiana.
 
Maristela lembra que “Encantos e Malassombras de Jacarehy” é uma obra de ficção e que a pesquisa foi o ponto de partida para os autores “inventarem” as histórias. “O ser humano gosta de contar histórias. É um costume que passa de geração para geração, mas que cada um conta do seu jeito. Então a gente resolveu contar do nosso jeito”, explica a professora.
 
A publicação não será vendida em livrarias, mas distribuída em escolas públicas de Jacareí, centros culturais e na Biblioteca Municipal Macedo Soares.
 
Fonte: assessoria de imprensa Ex-Libris Comunicação Integrada
Legenda: Maristela Lemes e Tatiana Baruel com o livro, que é resultado de projeto
apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura. Crédito: Valter 
Pereira/PMJ
Leia Mais ►

Continue lendo...

'Soluções de Deus
 para os grandes e pequenos problemas'



Qual o sentido do sofrimento no mundo? E de seus sofrimentos pessoais? Em Soluções de Deus para os grandes e pequenos problemas, o escritor norte-americano Max Lucado esclarece as mais diversas questões ― desde as mais profundas, que causam dúvidas na sociedade, como o papel da espiritualidade, a finalidade da dor e a razão da esperança, até os dilemas cotidianos sobre educação dos filhos, problemas financeiros e dificuldades no relacionamento, que parecem não seguir o caminho que deveriam.

O autor, que já teve mais de 65 milhões de livros vendidos em todo o mundo, responde a cerca de 150 questionamentos sobre a vida compartilhados por milhares de pessoas com quem conviveu ou que já aconselhou. O leitor vai descobrir que há uma resposta para tudo! Soluções de Deus é uma das obras que inauguram a nova identidade visual dos livros de Max Lucado, promovida pela editora Thomas Nelson Brasil para dar o devido destaque a um de seus maiores best sellers.

Sobre o autor
Max Lucado já atingiu milhões de pessoas com seu estilo de escrever e contar histórias. Considerado o autor líder no segmento de livros de inspiração nos Estados Unidos, já publicou dezenas de títulos, emplacando vários em listas de best sellers de veículos como The New York Times, USA Today e Publishers Weekly. Seus livros já venderam mais de 65 milhões de exemplares no mundo. Na década de 1990, morou no Rio de Janeiro e se apaixonou pela cultura brasileira.




Fonte: assessoria de imprensa Lilian Comunica
Leia Mais ►

Continue lendo...

Você mudou a minha vida para melhor 


Você mudou a minha vida para melhor é o primeiro de uma série de livros que prometem marcar o leitor, tanto emocional quanto visualmente. É também uma das apostas da editora Thomas Nelson Brasil este ano, dando às obras de Max Lucado uma identidade especial.

Entre os títulos de estreia dessa nova fase, Você mudou minha vida para melhor comove com as tocantes histórias de pessoas comuns que transformaram vidas com um simples ato de compaixão, amizade ou sabedoria. As palavras de Max fazem com que o leitor reflita sobre a necessidade de agradecer àquela pessoa que, seja com uma ajuda material ou espiritual, tocou nossa vida de alguma forma e a modificou para sempre. 

Sobre o autor
Max Lucado já atingiu milhões de pessoas com seu estilo de escrever e contar histórias. Considerado o autor líder no segmento de livros de inspiração nos Estados Unidos, já publicou dezenas de títulos, emplacando vários em listas de best sellers de veículos como The New York Times, USA Today e Publishers Weekly. Seus livros já venderam mais de 65 milhões de exemplares no mundo. Na década de 1990, morou no Rio de Janeiro e se apaixonou pela cultura brasileira.


Fonte: assessoria de imprensa Lilian Comunica
Leia Mais ►

Continue lendo...

“Vamos ter um bebê

Guia para auxiliar e tirar dúvidas de pais de primeira e outras viagens...
Grávidas podem ir ao dentista? É possível manter a vida sexual durante a gravidez? Comer comidas picantes pode alterar o paladar do bebê? O que fazer para a primeira noite do novo membro da família em casa? Como funciona e quais os sintomas da depressão pós-parto?
A editora Lua de Papel lança este mês o livro “Vamos ter um bebê” dos renomados Dr. Michael Roizen e Dr. Mehmet C. OZ. “Vamos ter um bebê” é um guia prático para pais de primeira viagem e também para que já tem mais de um filho, mas ainda tem dúvidas sobre a chegada de uma criança na família. Além de sanar dúvidas sobre as mudanças corporais e hormonais e do crescimento e desenvolvimento do bebê, este guia vai ajudar os pais a descobrir se já estão prontos para a chegada de mais um membro, quais as mudanças na rotina familiar e como lidar com elas.
Os Drs. Roizen e Oz abordam temas como fertilidade, pré-parto, exercícios físicos, depressão pós-parto, crescimento do bebê, receitas, vida sexual e um capítulo especial para os papais participarem mais ativamente da gravidez e do desenvolvimento do bebê. O livro apresenta alguns testes que vão ajudar a família, por exemplo, a identificar sintomas de depressão pós-parto ou descobrir quais as maiores dúvidas com relação a esta nova etapa de vida, a criação de uma criança.
Além esclarecer dúvidas, “Vamos ter um bebê” traz um calendário para que as mamães façam anotações diárias sobre suas experiências ao longo das 40 semanas. As famílias vão aprender tudo que precisam saber sobre a preparação para uma gravidez, os nove meses de espera até o primeiro mês do bebê neste guia prático sobre o milagre da vida.
 
Ficha Técnica
Título: Vamos ter um bebê
Autores: Dr. Michael Roizen e Dr. Mehmet C. Oz
Nº de páginas:  464
Preço:  R$54,90
 
Sobre os autores
Dr. Mehmet C. Oz, dirigiu o Instituto Cardiovascular do Presbyterian Hospital da Universidade de Columbia, em Nova York. É um dos mais requisitados cirurgiões cardiovasculares dos EUA, e seu trabalho tem focado sempre nas atividades de prevenção. Formado na Universidade de Harvard e com um mestrado na Universidade da Pensilvânia, manteve durante anos uma presença regular no programa de Oprah Winfrey com o quadro Pergunte ao Dr. Oz. Atualmente tem o seu próprio programa, The Dr. Oz Show, no canal Fox, exibido desde outubro de 2010 no Brasil.
Dr. Michael Roizen faz parte da lista dos mais respeitados médicos dos Estados Unidos há 12 anos. Especialista em Medicina Interna, preside o Departamento de Anestesia da Universidade de Chicago. É também o criador de um conceito inovador chamado RealAge®, através do qual consegue determinar a idade real (ou seja, biológica) dos seres humanos. O sistema permite calcular o impacto das doenças sobre a longevidade humana, além de aferir quantos anos uma pessoa pode recuperar adotar um estilo de vida saudável. A prova da eficácia do conceito é o próprio Dr. Roizen, que, apesar de seus 59 anos, em termos de Idade Real tem apenas 41,2.
 
Fonte: assessoria de imprensa institucional
Leia Mais ►

Continue lendo...

Livro que narra trajetória de Mario
Covas será lançado em Brasília
  
 
Mario Covas Democracia
Defender, Conquistar, Praticar

Osvaldo Martins, Humberto Dantas,
José Afonso da Silva,
Sérgio Praça, Antonio Angarita,
Dalmo Nogueira, David Uip e
Elizabeth Paes dos Santos

Organização
Osvaldo Martins

Edição e impressão
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

07 de junho de 2011 | terça-feira
a partir das 18 horas
Senado Federal – Praça dos Três Poderes - Anexo II
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho 

brochura
miolo em papel chamois fine dunas
ilustrado
352 páginas
formato 13,5 X 22,5 cm
Preço de capa: R$ 50,00

Organizado por Osvaldo Martins, um dos mais próximos amigos e colaboradores de Mario Covas, o livro, embora não seja uma biografia, narra momentos importantes da vida e da trajetória política de Mario Covas desde Santos, onde nasceu, em 1930, até sua morte, em 2001. O fio condutor da narrativa é a fidelidade de Covas aos valores da democracia.

No primeiro capítulo, o jornalista Osvaldo Martins lembra o surgimento de Covas na política, no início dos anos 1960, apoiado por Janio Quadros, e segue até 1979, quando recuperou os direitos políticos, suspensos por dez anos após a edição do Ato Institucional nº 5.
Martins revela detalhes inéditos da estratégia de Covas para impedir o confronto desejado pelo regime militar e de suas conversas com o líder governista, o senador gaúcho Daniel Krieger, em momentos cruciais do episódio.
O cientista político Humberto Dantas, autor do segundo capítulo do livro, analisa os 33 meses de Covas como prefeito de São Paulo (1983-1985). De novo, sobressaem o estilo democrático de sua gestão na prefeitura e a presença constante do prefeito nas ruas, experiência que ele próprio considerava “a mais gratificante” de sua vida.
José Afonso da Silva escreve o capítulo dedicado à atuação de Mario Covas na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988), baseado em suas observações diárias – ele foi o principal assessor de Covas naquele período.
Outro cientista político, Sérgio Praça, pesquisou os bastidores da derrota do candidato, pelo recém-criado PSDB, para a Presidência (1989) e para o governo do Estado de São Paulo (1990).
O capítulo sobre Covas governador (1995-2001) foi escrito a partir de depoimentos de dois de seus principais colaboradores no Palácio dos Bandeirantes: Antonio Angarita e Dalmo Nogueira. Eles participaram da bem-sucedida iniciativa de Covas para recompor as finanças de São Paulo e recuperar a sua capacidade de investir em obras e serviços.
O último capítulo do livro, de autoria de David Uip, médico de Covas, traz informações inéditas sobre sua luta contra o câncer e a forma como o governador enfrentou essa tragédia pessoal.
Na apresentação do livro, o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Marcos Monteiro, relembra o modelo e o exemplo de homem público perpetuados por Mario Covas. No anexo da obra, a professora Elizabeth Paes dos Santos apresenta uma análise da estrutura textual do discurso de Mario Covas, proferido em 12 de dezembro de 1968, no Congresso Nacional.
O lançamento do livro coincide com o 10º aniversário da Fundação Mario Covas.
Sobre os autores
Osvaldo Martins
É jornalista e presidente da Fundação Mario Covas. Amigo de Covas por quarenta anos. Dirigiu o marketing eleitoral das campanhas de 1994 e 1998 para o governo de São Paulo. Foi Secretário de Comunicação dos governos Mario Covas e Geraldo Alckmin, de 1999 a 2001.

Humberto Dantas
Cientista social, mestre e doutor em Ciência Política da USP. É superintendente da Fundação Mario Covas e conselheiro das organizações: Movimento Voto Consciente, Oficina Municipal e Instituto Brasil 2022.

José Afonso da Silva
Participou do processo de elaboração da Constituição de 1988, como assessor do senador Mario Covas. Foi secretário dos Negócios Jurídicos do município de São Paulo de 1983 a 1985 e secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo de 1995 a 1999.

Sergio Praça
Jornalista, professor do curso de Política organizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e na Oficina Municipal.

Antonio Angarita
Foi secretário da Cultura e do Governo e Gestão Estratégica do Estado de São Paulo de 1995 a 2002.

Dalmo Nogueira
Secretário do Governo e Gestão Estratégica do Estado de São Paulo. Presidente da Sabesp e diretor-executivo da Fundap. Foi presidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais e vice-presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base.


David Uip
Médico, mestre, doutor e livre-docente na área de doenças infecciosas e parasitárias pela USP. Foi clínico particular de Mario Covas. É professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, diretor-presidente da Fundação Zerbini e ex-diretor executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Casa da Aids.

Elizabeth Paes dos Santos
Professora de Língua Portuguesa e servidora da Câmara dos Deputados desde 1993. Graduada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade de Brasília e especialista em Processo Legislativo e em Auditoria Interna e Controle Governamental, ambos pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, da Câmara dos Deputados.


Sobre a Editora Imprensa Oficial

Inserindo-se com destaque no mercado editorial, nos últimos dez anos a Editora Imprensa Oficial produziu 876 títulos em coedição, 81 obras com selo próprio e 276 livros da Coleção Aplauso. O reconhecimento à qualidade gráfica e editorial rendeu inúmeros prêmios, com destaque aos 40 Jabuti, outorgados pela Câmara Brasileira do Livro, incluindo dois Livro do Ano, também da CBL; o Clio de História, da Academia Paulista de História; Prêmio Colar do Centenário, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; o Prêmio Sergio Milliet, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), vários prêmios Excelência Gráfica Fernando Pini, da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), considerado o mais importante em qualidade gráfica de País; prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entre outros.

Fonte: assessoria de imprensa - Imprensa Oficial
Leia Mais ►

Continue lendo...

Coleção Rimando e Aprendendo


A Editora Cia dos Livros, a Livraria Saraiva e a Autora Vera Ribeiro convidam para o lançamento do Livro “Pantanal... Terra Natal


Quando: 28 de maio de 2011 (sábado) às 16h
Onde: Saraiva MegaStore Morumbi Shopping - Av. Roque Petroni Jr,1.089
           Informações: (11) 5181.7574 / 7901

Lançado no final de 2010, o selo infantil Cia. dos Baixinhos, da Editora Cia. dos Livros, apresenta a Coleção Rimando e Aprendendo, a qual tem como objetivo, passar ao pequeno e porque não ao grande leitor, de forma criativa e bem humorada, dados e curiosidades sobre as maravilhas encontradas na fauna e na flora brasileira. O primeiro livro da Coleção, intitulado “Pantanal... Terra Natal” de Vera Ribeiro, tem ilustração por Henrique Ribeiro, filho da autora e que criou os personagens das ilustrações quando tinha apenas nove anos, comprovando mais uma vez que talento não tem idade.  Neste rico livro, Vera Ribeiro, nos conta, em belas rimas, sobre o Pantanal, um dos territórios mais belos e ricos em variedade de espécies de animais de nosso país. Em seus lindos poemas, ela nos fala:

Pantanal... Terra Natal



Pantanal... terra natal...
É um paraíso ecológico,
parece um mar, cheio de ilhas...
e de animais também, é lógico.

...O pantaneiro já está acostumado,
vivendo com o perigo por todo lado...
se escondendo da onça, quando ela vier...
Cuidado!... Lá vem o jacaré!...




Sobre a autora: Vera Ribeiro, apesar de residir em São Paulo há muitos anos, é natural do Mato Grosso do Sul, e com isso, cresceu rodeada de belezas naturais, o que lhe serviu de incentivo a começar a escrever e pintar sobre temas relacionados às maravilhas encontradas no território brasileiro. A busca da formação acadêmica em Letras, somada ao amor pela natureza brasileira em conjunto com a experiência de vários anos na prática do ensino, deram-lhe as ferramentas necessárias para desenvolver obras que ensinam e divertem ao mesmo tempo.  

Sobre o ilustrador: Desde bem pequeno, Henrique Ribeiro foi muito influenciado a ter gosto pela leitura, demonstrando muita curiosidade e criatividade, sendo que na companhia de seus irmãos, muitas vezes deixa de lado outros itens de interesse comum a crianças e adolescentes para inventar seus próprios personagens e brincadeiras, resultando desde desenhos riquíssimos em detalhes, a jogos de relativa complexidade.  

Sobre a Coleção: Os livros que compõem a Coleção “Rimando e Aprendendo” tiveram sua origem em um projeto familiar, e foram elaborados em formato de bom humor, com ilustrações e dados acerca da fauna encontrada nas diferentes regiões brasileiras. O texto está escrito em forma de rimas, e o objetivo é passar ao pequeno (ou mesmo ao grande leitor), de maneira bastante singular, dados científicos e curiosidades acerca dos animais citados em cada livro.  No caso especifico da obra Pantanal... Terra Natal’”, a autora do texto e o ilustrador, os quais são mãe e filho (o ilustrador tinha apenas 9 anos quando criou os personagens), expõem de forma bastante criativa as curiosidades sobre os animais encontrados na bela planície pantaneira que se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, expandindo-se ainda em menor proporção nos países vizinhos à região.

FICHA TÉCNICA
Livro: Pantanal... Terra Natal (Coleção: Rimando e Aprendendo)
Autora: Vera Ribeiro
Ilustração: Henrique Ribeiro
Editora: Cia. do Baixinhos (Editora Cia. dos Livros)
Nº de págs: 24
Preço Sugerido: R$23,90



Fonte: Assessoria de Imprensa MGA Comunicações
Leia Mais ►

Continue lendo...

Conheça os lançamentos da Cortez Editora

JOGO DE PAPÉIS – um olhar para as brincadeiras infantis

Sinopse: As análises apresentadas neste livro consideram que as crianças desde cedo vivem em seu cotidiano situações plenas de formas de relacionamento interpessoal e de estados afetivos que ligam os parceiros. Tais formas são socialmente constituídas e constituem papéis, que são jogados, no sentido de experiência dos, investigados, arriscados como modos de ação, pelas crianças. O jogo de papéis aparece mais claramente nas explorações conjuntas de objetos e nas disputas que as crianças fazem nas brincadeiras de faz-de-conta. Nelas, elas assumem papéis em vários tipos de interação que se entrecruzam, alternam-se, contagiam-se.
                       
Ficha Técnica: Autor: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Preço sugerido: R$ 28,00 / ISBN: 9788524917103 / Páginas: 160 /  Área: Educação


VIDAS COMPARTILHADAS - cultura e relações intergeracionais na vida cotidiana

Sinopse: Este livro é um estudo do dia a dia de crianças cuidadas por seus avós, nas classes populares. Há casos em que não há relação consanguínea, sendo a formação dos menores voluntariamente assumida pelos mais velhos. Mostra o encontro de sujeitos sociais diferentes e o caminho que passam a construir juntos, buscando cultivar interações igualitárias, nos direitos e nos deveres.

Ficha Técnica: Autor: Paulo de Salles Oliveira
Preço sugerido: R$ 28,00 / ISBN: 9788524916502 / Páginas: 384 / Área: Ciências Sociais / Educação


ÉTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Política, responsabilidade e autoridade em questão

Sinopse: Os estudos aqui reunidos procuram compreender as mutações que vêm ocorrendo no campo da ética na sua relação com a educação. Abordam questões da prática educativa concernentes à responsabilidade social em qualquer nível de ensino, seja na educação formal, seja na educação informal. Discutem a identidade específica do educador e do educando a ser construída no enfrentamento dos desafios históricos que impactam a sensibilidade ética do professor.
                       
Ficha Técnica: Organização: Francisca Eleodora Santos Severino
Preço sugerido: R$ 26,00 / ISBN: 9788524917332 / Páginas: 152 / Área: Educação




 Fonte:
Assessoria de Imprensa MGA Comunicações
Leia Mais ►

Continue lendo...

Dia das mães

Filho - presente divino e abençoado


por Carina Gonçalves

Ser mãe é a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma mulher.

A maternidade é única, inexplicável, repleta de surpresas, envolvida em amor incondicional, diferente de qualquer outro sentimento expressado ou sentido antes.

O prazer em ser mãe é tão especial que as palavras são poucas ou nada apropriadas para descrever o quanto somos felizes. É algo mágico, divino e abençoado.

Não consigo absorver a ideia de não ter filhos, mesmo os de coração ou os filhos emprestados de amigas. Doar amor a um filho, não importa sua origem, me remete ao sentimento puro: Deus.

Além disso, acredito que Deus fez a mulher capaz de administrar e de se entregar a sentimentos nobres como o da maternidade por que somos capazes de agir com compaixão e proteção que ele gostaria para todos. Por isso vem a frase clássica: "Deus criou a mãe para que estivesse em todos os lugares, em qualquer parte do mundo".

Ser mãe é ser uma criatura divina, ímpar em seu amor e paciência. Sou eternamente grata a Deus por me abençoar todos os dias com o presente que me olha, sorri e me chama de "mamãe". Alguém que sei que sempre amarei e que poderá contar comigo. O sorriso de um filho sempre será a melhor coisa ou presente para uma mãe. Por tal, ainda desejo ter mais filhos, meus geneticamente e também de coração.

Dedico este artigo ao tesouro e presente mais especial que já recebi em toda a minha vida: Gabriel... um filho maravilhoso que me faz crescer e amá-lo mais a cada dia!

Feliz dia das mães para todos!


Leia Mais ►

Continue lendo...

Amanhã - 05/05/2011 
 Encontro debate o
Ensino da Arte Contemporâneo

No final do evento, haverá lançamento do Livro: Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais

"Encontro sobre o Ensino da Arte Contemporâneo, com organização da professora Ana Mae Barbosa, uma das principais referências brasileiras para o ensino da arte e da imagem nas escolas e museus, tem como objetivo discutir as mais atuais abordagens metodológicas do Ensino das Artes e Culturas Visuais  O Encontro acontece no próximo dia 05 de maio (quinta-feira) no Auditório Campus Av. Paulista (localizado na Avenida Paulista, 2000, 14º andar na capital paulista). Realização Cortez Editora e Universidade Anhembi Morumbi.

Sistematizadora  da “abordagem triangular”, a arte-educadora reconhece a necessidade  de educadores atualizados para a leitura crítica da história das imagens e dos trabalhos contemporâneos para que os estudantes consigam atingir o máximo do desenvolvimento da cognição, da percepção e da capacidade criadora *.

Programação completa
 Não é necessária inscrições antecipadas. Entrada gratuita.

Das 14h às 15h30: Abertura (Mesa 1)
Palestra sobre ‘A abordagem Triangular e o Ensino da Arte’, com coordenação de Adriana Valese, Diretora da Escola de Arte, Arquitetura, Moda e Design Universidade Anhembi Morumbi. Com participações de: Rita Bredariolli da UNESP/SP, com o tema ‘Choque e formação: sobre a origem de uma proposta para o ensino da Arte’; Regina Machado da ECA/USP, que falará ‘Sobre Mapas e Bússolas: apontamentos a respeito da Abordagem Triangular’; e Ana Mae Barbosa da CAP/ USP e Mestrado em Design, Arte, Moda e Tecnologia Universidade Anhembi Morumbi, com o tópico ‘A Cultura Visual e o Design Thinking’.

Das 16h às 18h (Mesa 2)
Palestra sobre ‘A importância das intervenções pessoais e culturais nas abordagens metodológicas’, com coordenação de José Minerini Neto, Coordenador do Curso de Artes Visuais com ênfase em Novas Mídias da Universidade Anhembi Morumbi. Com participações de: Mirtes Marins, Coordenadora de Mestrado das Faculdades Santa Marcelina, com o tópico ‘História como estratégia: uma apropriação da Abordagem triangular para uma educação não conformista’; Eduardo Mosaner Jr, Petra Sanchez e Norberto Stori, todos professores da Universidade Mackenzie, que falarão sobre ‘Propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado’; Isabel Marques, diretora do Instituto Caleidos, que comentará o tema ‘De tripé em tripé: o caleidoscópio do ensino da dança’; e Jofre Silva, da Universidade Anhembi Morumbi, com o tema ‘O mestrado em Design, Arte, Moda  e Tecnologia’. **Nesta atividade serão fornecidos certificados de presença.

Às 18h30
Café do Lançamento do livro ‘Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais’, editado e publicado pela Cortez Editora, com organização de Ana Mae Barbosa e Fernanda Pereira da Cunha.

O evento é aberto aos interessados sem necessidade de reservas.

Ficha Técnica:
O que: Encontro sobre o Ensino da Arte Contemporâneo
Quando: 05/05/2011 (quinta-feira)
Onde: Universidade Anhembi Morumbi – Auditório Campus Av. Paulista
(Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista, 14º andar – Bela Vista - 01310-200 - São Paulo - SP)
Capacidade de participantes: 200 pessoas
Investimento: Gratuito
Informações: (11) 3293-1742
Realização: Universidade Anhembi Morumbi  e Cortez Editora
Apoio: CNPq
A Abordagem Triangular:
da Educação Infantil à Cultura Visual

A Abordagem Triangular foi divulgada com o nome de Metodologia Triangular em 1991. Passados quase 20 anos, este livro traz as pesquisas principais pesquisas, discussões, teorias em torno deste tema: além de capítulos ou artigos sintetizando teses, dissertação e monografia, procurou-se também incluir relatos de experiências e artigos que teorizem, trabalhem ou discutam a Abordagem Triangular em qualquer área de conhecimento.

Este livro apresenta 27 textos estruturados em quatro partes, os quais interpretam diferentemente a triangulação fazer, leitura da imagem, da obra ou do campo de sentido da Arte e a contextualização. Essa pesquisa foi realizada porque a profa. Ana Mae tem recebido nos últimos tempos e-mails de todo o Brasil e do exterior de jovens pesquisadores que, trabalhando com a Abordagem Triangular, querem se assegurar acerca dos seus processos de trabalho e perguntam sobre detalhes metodológicos e conceituais.

A Proposta Triangular é uma abordagem em processo, em contínua mudança, por ser uma perspectiva cuja gênese epistemológica se alicerça em seu caráter essencialmente contextual, para o desenvolvimento da identidade cultural e da cognição/percepção. Dada a sua gênese contextual, a Proposta Triangular perfaz uma rede sistêmica, por isto, viva, orgânica e, portanto, pulsante.

Ana Mae diz: “A contextualização é ação inteligível que contribui para a produção de sentido da imagem. A produção de sentido afetiva e intelectiva dos múltiplos agentes que participam dos processos da  comunicação social denominado Arte é situada, caso contrário teremos uma política de controle do imaginário”.

E nos surpreendemos ao chegar à conclusão de que só nos últimos dez anos é que foram produzidas as melhores interpretações da Abordagem Triangular no que diz respeito à contextualização, sendo as mais complexas as que se referem ao contexto cultural. Assim, Ana Mae nos adverte: “Depois do retorno da Arte à vida, como pode haver análise crítica sem análise do contexto?” Este livro, além de preencher a lacuna sobre as modificações operadas na Abordagem Triangular do ponto de vista do contexto, da conceituação e da pratica nos últimos vinte anos, amplia sua ação e sua significação cultural. (Fernanda Pereira da Cunha)


* Saiba mais sobre a autora: veja entrevista http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=11489)

Ficha Técnica:
Título: Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Cultura Visuais
Autores: Ana Mae Barbosa e Fernanda Pereira da Cunha (orgs)
Editora: Cortez Editora
N. páginas: 463
Preço de referência: R$ 63,00.



Assessoria de Imprensa MGA Comunicações
Jornalistas: Marilu G. do Amaral e Carina Gonçalves
Fone: (11) 2991-2934 - e-mail: imprensa@cortezeditora.com.br

Cortez Editora - Fone: (11) 3611-9616 - cortez@cortezeditora.com.br
Leia Mais ►

Continue lendo...