Especial Bienal do Livro - SP

Mãe de Proveta
“O relato real, divertido e esclarecedor de uma ex-executiva que teve quatro filhos em dois anos e trocou a rotina profissional pelas fraldas, mamadeiras e afins”.


Só quem enfrentou dificuldades para engravidar sabe o quanto é difícil conviver com a questão da infertilidade. Se lidar com as cobranças internas já é um desafio, imagine ainda ter de administrar a expectativa de familiares e amigos, que, por tradição, não conseguem ver um casal unido sem a clássica pergunta: "E aí, vocês não pensam em ter um filho?"
A trajetória enfrentada desde a dificuldade em obter um diagnóstico preciso, até a gravidez conquistada apenas depois de nove tratamentos de fertilização assistida, é relatada de forma coloquial e sincera por Andrea Jacoto em "Mãe de Proveta".
Depois de quase seis anos de expectativas, injeções, exames, testes negativos e o receio de encarar um futuro sem filhos, Andrea e seu marido Andre tornaram-se pais de não apenas um, mas de quatro filhos biológicos, saudáveis e cheios de vida, frutos de duas gestações consecutivas.
Com prefácios do médico especialista em reprodução humana Eduardo Motta, da Clínica Huntington, e da ginecologista Renata Scarabichi de Faria, o livro não apenas traz informações úteis para quem enfrenta a infertilidade, como também para amigos e familiares que, muitas vezes, não sabem como discutir o assunto ou ajudar o casal sem trazer ainda mais aflição.
Superada a etapa da infertilidade, a gravidez múltipla é uma realidade comum para muitos dos casais, o que envolve preocupações e, com frequência, dias de tensão em uma UTI Neonatal. Em casa, ainda existe um novo desafio: o de se adaptar a uma realidade que, apesar de tão sonhada, envolve uma dedicação às vezes sobre-humana, afinal, não é fácil cuidar de quatro filhos quando se tem apenas duas mãos, como bem coloca a autora. 
"Acredito que a vida nos reserva surpresas que nos tornam quem somos. Algumas são boas, outras são ruins. Algumas são fáceis, outras difíceis. Mas nunca, nunca ela nos coloca obstáculos que não podemos superar", conclui Andrea, que também é autora da fanpage "Mãe de Proveta" no Facebook. “Acredito que meu relato, possa ajudar muitas outras famílias a vivenciar o sonho da maternidade de forma mais consciente e tranquila. Minha rotina com quatro filhos é tensa, mas ao mesmo tempo divertida, fazendo com que eu acredite estar exercendo a melhor profissão do mundo”!

Ficha Técnica:
"Mãe de Proveta" – Jacoto, Andrea
Editora Biografia
Pré-venda de lançamento no site www.editorabiografia.com.br – Compre o seu!
Lançamento e dia de autógrafos: Bienal Internacional do Livro – São Paulo, SP – 03/09/2016 das 11 às 15 horas – Estande L084 – Editora Biografia

Siga-me por Email