Conheça a trajetória de um ex-negro

Editora gaúcha lança clássico da literatura americana inédito em português


 

O que você ocultaria para ser feliz? Seu passado, sua família, sua identidade? Para o protagonista sem nome de Autobiografia de um Ex-Negro, essa escolha surge depois de presenciar uma terrível cena. A história polêmica e explosiva, contada em um romance repleto de reviravoltas e provocativas discussões sobre a questão racial, chega às livrarias brasileiras em sua primeira tradução para a língua portuguesa.

Coincidentemente, dia 25 de junho, fez um ano que Michael Jackson se foi. Muito criticado e condenado por seu comportamento, porém idolatrado por sua arte, o músico foi vítima de si mesmo mas também do meio em que viveu. Não é difícil entender o padecimento e trauma que devem ter aturdido o eterno menino Jackson ao longo de 50 anos de vida. Imaginem um pai e uma sociedade falando mal de seu nariz, de sua cor, de seus cabelos...Desenvolver algum ou vários complexos não surpreende. A genialidade artística de Michael Jackson não foi suficiente para alimentar o orgulho de suas origens negras. Tentar se livrar loucamente de seus traços fez dele uma aberração. Michael Jackson não é exceção. Ser e não ser negro nos Estados Unidos (e não somente lá) pode ser um tormento.

A questão foi esboçada muito antes do criador de Moonwalker deslizar em um palco. Em 1912, o livro Autobiografia de um ex-negro foi publicado anonimamente. Seu autor James Weldon Johnson (1871-1938) entraria depois para a história como uma das mais influentes personalidades afro-americanas dos Estados Unidos. O primeiro romance de ficção escrito por um negro nos Estados Unidos faz uma reflexão sobre o que é ser "colored" no final do século 19 e início do século 20.

Lançamento da 8INVERSO Editora, Autobiografia de um ex-negro é um clássico e deveria ser leitura obrigatória para quem tenta entender o mundo em que vivemos. Não importa se somos brancos, negros, amarelos, vermelhos ou uma mistura de tudo isso. Este é um livro para refletir sobre o ser humano.

AUTOBIOGRAFIA DE UM EX-NEGRO
Editora: 8INVERSO
Páginas: 200
Preço sugerido: R$ 47,00

Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email