De herdeiro para herdeiro
 
Num cenário em que 90% das empresas brasileiras são familiares, mais cedo ou mais tarde, os donos dessas companhias terão de “passar o bastão” para seus herdeiros. Mas será que esses herdeiros estão preparados para desempenhar o novo papel?

De herdeiro para herdeiro, que será lançado no dia 23 de novembro, às 19h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1.731 - São Paulo - SP) pela Editora Gente tem como objetivo ajudar os herdeiros das empresas a assumir os negócios e a ampliar o valor do legado de sua família. Neste livro, quatro herdeiros - Cássio Beldi, Henrique Nigro, Paulo Kinoshita e Pedro Zanni, que convivem com essa situação, realizaram uma extensa pesquisa com inúmeros outros herdeiros de diversas gerações de empresas de vários portes.

A obra que traz histórias reais que envolvem cerca de 40 herdeiros e acionistas de 22 empresas brasileiras que passaram por processos de sucessão. Um livro esclarecedor e inédito, que aborda o tema por quatro enfoques diferentes, abrangendo os principais aspectos que constituem o dia a dia de todos os negócios familiares. São empresas de diferentes tamanhos e segmentos, como Bradesco, TAM, Algar, Papaiz, Lupo, Sadia, Votorantim, Alphaprint, Gerdau, Lupo, Drogasil, entre outras.

Com estatísticas nada animadoras, em que a maioria das empresas de gestão familiar não sobrevive à transição de gerações, o livro aborda questões de como se preparar para agregar valor ao patrimônio familiar; como fazer um bom planejamento sucessório a fim de perpetuar a empresa; como impedir que problemas familiares prejudiquem o desempenho da empresa e como aliar o projeto de vida pessoal às obrigações de herdeiro.

De herdeiro para herdeiro não é voltado apenas às gerações sucessoras de grandes corporações, mas aos acionistas, sócios, funcionários e, até mesmo fornecedores, pois, “para compreender uma empresa familiar, é preciso compreender a essência de uma família”, ressaltam os autores.

Sobre os autores: 
Cássio Beldi é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com especialização em Family Wealth Management pela Columbia University. Frequentou cursos de extensão na Universidad de Barcelona, Peking University e London School of Economics. É herdeiro e membro da terceira geração da empresa de sua família. Atuou como trainee nas empresas familiares, foi fundador de um site de internet e trabalhou no Santander Private Banking e Itaú Unibanco S/A. É fundador e sócio-diretor da Mint Capital. É membro do comitê de novas gerações do FBN (Family Business Network) e do conselho do Instituto Brasis e da Potenza Participações.

Henrique Tedde Nigro é mestrando em marketing pela Grenoble Graduate School of Business, de Grenoble, França, formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É herdeiro e membro da quarta geração da Nigro Alumínio Ltda e da terceira geração da Tedde Construtora e Imobiliária. É membro do CISV, pelo qual participou do Seminar Sweden, em Göteborg, na Suécia. Participou do núcleo de jovens empreendedores da FIESP e trabalhou na área de consultoria interna da multinacional alemã BASF. Hoje participa de um programa de trainee em marketing internacional no grupo SEB na França, realiza um projeto de pós-graduação para o Chartered Institute of Marketing (CIM), em Londres, e escreve sua dissertação de mestrado em marketing direto e marketing digital.

Paulo Pacheco Kinoshita é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), tendo feito cursos de extensão na Universidade do Novo México e na Fundação Instituto de Empresa. É herdeiro e membro da segunda geração da empresa All Flags Náutica, na qual realizou programa de trainee durante sua graduação. Atualmente está gerindo sua própria empresa. Pedro Zanni é doutorando e mestre em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), com foco em estratégia empresarial, e graduado em administração de empresas pela mesma instituição. É professor de estratégia empresarial dos cursos de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e do MBA da Business School São Paulo (BSP), na qual é coordenador da área de estratégia empresarial. Atua como consultor de empresas, tendo participado ativamente de projetos de estratégia empresarial em empresas de grande porte de diversos setores. Filho, neto e bisneto de empresários empreendedores, vivenciou desde cedo muitos dos desafios e oportunidades frequentemente presentes na gestão de empresas familiares.

Serviço:
Título: De herdeiro para herdeiro
Subtítulo: Como se preparar para perpetuar e ampliar os negócios de sua família
Autores: Cássio Beldi, Henrique Nigro, Paulo Kinoshita e Pedro Zanni
Editora: Gente
Páginas: 240
Preço sugerido: R$ 39,90

Siga-me por Email