‘Diamante Negro’, a Biografia de Leônidas da Silva,
de André Ribeiro, volta a livrarias brasileiras,
agora pela Editora Cia dos Livros


“Um jogador rigorosamente brasileiro, brasileiro da cabeça aos sapatos. Tinha a fantasia, a improvisação, a molecagem, a sensualidade do nosso craque típico”

Nélson Rodrigues

Absoluto no futebol brasileiro nas décadas de 30 e 40, Leônidas da Silva é o personagem desta biografia escrita pelo jornalista André Ribeiro. Negro, baixinho, insolente e pobre, Leônidas começou a jogar futebol em 1926 no São Cristóvão, time do subúrbio carioca. Passou pelo Sírio e Libanês e Bonsucesso, até chegar aos principais clubes do Rio de Janeiro.

Foi campeão em todos: Botafogo, Vasco até tornar-se o mais popular craque do Flamengo. Em 1942 veio jogar pelo São Paulo, fixando-se aqui. Viveu glórias e fracassos, jogou nos gramados de vários países do mundo, foi disputado e desprezado, exaltado e perseguido, ganhou e perdeu dinheiro, virou nome de chocolate, fez comerciais, foi comentarista famoso e faleceu em 24 de janeiro de 2004. A época do primeiro lançamento, ainda vivo, aos 86 anos, vivia quase esquecido, numa clínica de Repouso, em São Paulo, vítima de Mal de Alzheimer e câncer na próstata.

“Mas, futebol é paixão e quem viu ou ouviu não esqueceu. Em 1932, com apenas 19 anos, no estádio Centenário de Montevidéu, ele deslumbrou o mundo quando fez um gol como nunca antes alguém vira: caía de costas, e pedalava no ar, num tiro certeiro. Nascia a bicicleta, Leônidas iniciava uma carreira fantástica e nunca a mais a história do esporte foi a mesma. A consagração final chegou durante a Copa do Mundo da França em 1938, quando foi eleito o melhor jogador da competição.”, descreve André Ribeiro

Retomar este livro, reeditá-lo, é para mim uma grande alegria, saber que podemos desta forma manter vivo este ícone do esporte brasileiro”, completa o autor, em sua nova parceira editorial com a Cia. dos Livros.

Ficha Técnica Título: Diamante Negro’ — Autor: André Ribeiro
 Editora: Editora Cia. dos Livros — Nº. páginas: 367 — Preço sugerido: R$ 39,90

Editora Cia dos Livros
Tel.: (11) 2681-2089

Fonte: MGA Comunicações- Assessoria de Imprensa

Siga-me por Email