Novo livros para 2011



SABER-FAZER FILOSOFIA 1
Da Antiguidade à Idade Média - vol.1

Introduzir noções gerais de filosofia por meio da história do pensamento, percorrendo um caminho que tem como ponto de partida a Grécia Antiga, berço da filosofia na civilização ocidental, é o objetivo desse livro, que também apresenta os grandes nomes da filosofia antiga e do contexto histórico em que as principais obras filosóficas emergiram. Com uma linguagem clara e de fácil compreensão, sem perder a profundidade e o rigor na exposição dos conceitos, destina-se a estudantes de ensino médio, bem como dos períodos iniciais da faculdade, no primeiro contato com os conteúdos transmitidos nas disciplinas de introdução à filosofia.

Sobre o autor: É formado em Psicologia pela UFF e em Filosofia pela UFRJ. Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Professor de Filosofia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas nas áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia. Na UFF, encontra-se vinculado ao NUFIPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação). É também membro do Núcleo de Apoio do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). 

Ficha Técnica
Autor: Carlos Diógenes Côrtes Tourinho
Coordenação: Giovanni Semeraro
Páginas: 152 
Coleção: Saber-Fazer Filosofia



SABER-FAZER FILOSOFIA 2
O Pensamento Moderno - vol. 2

Com uma linguagem clara e narrativa, Giovanni Semeraro, autor e também coordenador da coleção Saber-Fazer Filosofia, consegue mostrar como as ideias e teorias filosóficas apresentadas no livro estão diretamente relacionadas com um contexto histórico e social muito dinâmico e convulsivo.



Sobre o autor: Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma/Itália (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1990), doutorado sandwich em Filosofia Política na Università degli Studi di Padova (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na Itália (Universidade de Urbino/Istituto Italiano per gli Studi Filosofici di Napoli 2007-2008). Atualmente, é Professor Associado DE da Universidade Federal Fluminense onde leciona Filosofia da Educação na graduação e pós-graduação. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação (NUFIPE) e pesquisador do Cnpq.

Ficha Técnica:
Autor e Coordenador: Giovanni Semeraro
Páginas: 128
Coleção: Saber-Fazer Filosofia


SABER-FAZER FILOSOFIA 3
Pensadores Contemporâneos

No século XX, a filosofia e a arte começam a questionar paradigmas consagrados de vida e de pensamento, a assumir posturas cada vez mais críticas e livres, e a promover a transição do moderno para o contemporâneo. Tendo como pano de fundo o contexto mais amplo dessas transformações, este livro apresenta as correntes de ideias e os pensadores que marcaram mais profundamente a filosofia desse século


Sobre a autora: é doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora da Faculdade de Educação da UFF, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte do Instituto de Arte e Comunicação da UFF, e coordenadora do Grupo de Pesquisa Teoria Estética Arte e Política.

Ficha Técnica:
Autora: Martha D Angelo
Coordenação: Giovanni Semeraro
Páginas: 136 
Coleção: Saber-Fazer Filosofia



MENTE, SELF E SOCIEDADE

Esta importante obra traduzida para o português foi escrita a partir do ponto de vista de Geoge Herbert Mead, largamente reconhecido como um dos pragmatistas americanos mais brilhantes e originais. A obra aborda o cerne das posições de Mead a respeito da psicologia social, além de seu interesse nuclear pela gênese do self e a natureza da mente.



Ficha Técnica:
Autor: Charles W. Morris (Org.)
Páginas: 440 
Coleção: Subjetividade Contemporânea


PARA UMA PSICOLOGIA CULTURAL DA RELIGIÃO
Princípios, Enfoques, Aplicação

O livro aborda aspectos ainda pouco analisados quando se trata do estudo da psicologia da religião e a psicologia cultural. Procura maximizar o conhecimento nessas duas áreas, colocando-o sob uma nova perspectiva, baseada em estudos teóricos e empíricos. Esse estudo revela que a cultura não deve ser entendida apenas sob um olhar, possibilitando a abertura para a construção do comportamento psicológico humano, com base na religião e na cultura dos povos.

Sobre o autor: Jacob A. Belzen é um dos mais conhecidos psicólogos da religião da Europa. Recebeu muitos prêmios e distinções internacionais. Com o doutorado em Ciências Sociais (Univ. Utrecht, Holanda), História (Univ. Livre de Amsterdam, Holanda) Filosofia (Univ. Lovaina, Bélgica) e Ciência da Religião (Åbo Akademi, Finlândia) suas inúmeras publicações se caracterizam por forte interdisciplinaridade. É Professor Titular na Universidade de Amsterdam, especializado em psicologia cultural e fundamentos de psicologia da religião. Preparou este livro enquanto Professor visitante na Universidade de Cambridge-UK.

Ficha Técnica:
Autor: Jacob A. Belzen
Páginas: 488
Coleção: Psi-Atualidades


DEUS E O ALCANCE DA RAZÃO
C. S. Lewis, David Hume e Bertrand Russel

A obra coloca em conversação três gigantes intelectuais: C. S. Lewis, David Hume e Bertrand Russell, com o intuito de esclarecer algumas das questões mais difíceis e essenciais da vida. A existência de Deus, do sofrimento, da moralidade, da razão, da felicidade, dos milagres e da fé são os tópicos a partir dos quais suas concepções são analisadas.


Sobre o Autor: Erik J. Wielenberg é professor do Departamento de Filosofia da DePauw University. É autor de Value and Virtue in a Godless Universe (2005), publicado pela Cambridge University Press.

Ficha Técnica:
Autor: Erik J. Wielenberg
Páginas: 288
Coleção: Subjetividade Contemporânea

Fonte: DGNK Assessoria de Imprensa

Siga-me por Email