MÍDIA E PROCESSO


A advogada, professora, mestre e doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo, Helena Abdo, lançou, no início de dezembro, seu segundo livro, intitulado Mídia e Processo. A publicação da obra vem promovendo inúmeros debates acerca da atuação da mídia em processos judiciais. "O assunto é polêmico e ainda deve gerar muita controvérsia, mas o objetivo é justamente esse, ou seja, o de debater o tema e examinar uma pluralidade de perspectivas e posicionamentos", conta a autora, que caracteriza o tema da obra com dois adjetivos: atual e apaixonante. O livro tem sido um sucesso de vendas mesmo após apenas duas semanas de seu lançamento. Já foram comercializados quase 600 exemplares, estando praticamente esgotada a primeira tiragem. A Editora Saraiva já está, inclusive, programando a impressão de nova tiragem da obra, destinada às livrarias de todo o País.

A obra analisa o papel dos meios de comunicação na transmissão de informações sobre processos judiciais em curso. Para tanto, a autora aborda a influência da mídia na formação da opinião pública e os reflexos decorrentes da cobertura midiática dos processos judiciais. Os leitores poderão refletir sobre as propostas formuladas pela advogada e escritora para melhorar a qualidade da informação que chega ao público e para minimizar os impactos negativos da divulgação de informações incorretas acerca do trâmite dos processos judiciais.

A idéia da autora de desenvolver o assunto surgiu ao longo dos últimos anos, quando percebeu, atuando como advogada de grandes empresas, as dificuldades de informar ao público em geral e à mídia os atos processuais realizados em processos judiciais. A autora também foi impulsionada a escrever sobre o assunto após a constatação dos prejuízos decorrentes da transmissão de informações inexatas pelos meios de comunicação. "Identifiquei inúmeras informações falhas em publicações relacionadas a processos de interesse público, o que prejudicava não só o bom andamento dos processos em curso, mas também a imagem do Poder Judiciário e os destinatários das informações transmitidas pela mídia. Por isso, senti a necessidade de pesquisar as questões envolvidas e aprofundar o tema", afirma Helena Abdo. 

Este é o segundo livro da autora, que, em 2007, lançou O Abuso do Processo, publicação da editora Revista dos Tribunais, destinada aos profissionais do Direito. O sucesso dessa primeira obra também foi tão grande que a primeira tiragem de impressão esgotou-se logo nas primeiras semanas após o lançamento, tendo sido necessária a impressão de uma nova remessa às pressas. Desde o primeiro livro, a autora vem conquistando um número bastante importante de leitores. “Procuro desenvolver temas atuais e polêmicos, que fujam da abordagem tradicional. Acredito que a grande acolhida que as duas obras têm recebido se deve justamente a isso.”

Sobre a autora:

Helena Abdo é Doutora e Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito Processual Civil Italiano pela Università degli Studi di Firenze, Itália. É autora dos livros O Abuso do Processo e o recém-publicado Mídia e Processo, além de diversas outras obras coletivas e artigos jurídicos. É também professora e palestrante, em universidades de todo o País, em Direito Processual Civil e Direito do Consumidor. É, ainda, advogada em São Paulo, sócia do escritório Marcato Advogados.

 Fonte: assessoria de imprensa DFpress Comunicação Corporativa

Siga-me por Email