Almirante Nelson: lenda dos mares


 Conhecido por sua audácia e ousadia, Horatio Nelson comandou a Marinha Real britânicana vitória contra as forças napoleônicas em Trafalgar, no ano de 1805

 



O maior guerreiro do mar de todos os tempos. É assim que o britânico almirante Horatio Nelson (1758-1805), o homem que impingiu derrota monumental a Napoleão Bonaparte, costuma ser lembrado. Seus feitos ousados e extraordinários no comando da Marinha Real britânica, até sua heroica morte em campo de batalha, são o tema deste Almirante Nelson: o homem que derrotou Napoleão, o mais recente lançamento da Editora Contexto.

Escrito pelo almirante Armando Vidigal – grande especialista em assuntos navais –, o livro enfoca as táticas e estratégias utilizadas pelo genial marinheiro britânico, sem ignorar sua atribulada vida pessoal, marcada pelo longo e escandaloso relacionamento com sua amante, Emma Hamilton. Horatio Nelson teve vida e morte espetaculares, com uma história repleta de aventura e heroísmo. Em Trafalgar, onde obteve sua última vitória, tendo sido mortalmente ferido, protagonizou a maior de todas as batalhas da época da vela. Embora a guerra tenha se arrastado ainda por dez anos, foi essa a batalha que tornou possível todas as vitórias seguintes em terra contra Napoleão, tendo assegurado a definitiva predominância da Marinha Real britânica.

Atendendo seu último pedido, o corpo do almirante Nelson não foi lançado ao mar, tendo sido conservado em um barril de conhaque até que desembarcasse em terra, sendo depois exposto no Salão Pintado de Greenwich, antes de ser sepultado na Catedral de Saint Paul, em Londres. “Na véspera de Natal, o caixão de Nelson chegou a Greenwich, onde ficaria em exposição até o dia do enterro, 9 de janeiro de 1806. (...) Durante os dias de exposição, mais de 30 mil pessoas o visitaram. Guardas permanentemente esforçavam-se para manter as intermináveis filas se movimentando”, relata o autor, dando a dimensão da importância do almirante em seu tempo. Com descrições detalhadas das grandes batalhas vividas por Nelson, ilustrações e esquemas explicativos, esta obra traz ao leitor os grandes momentos da vida deste lendário personagem da história europeia.

O livro faz parte da coleção Guerreiros, que traz grandes personagens que deixaram sua marca na História. Lawrence da Arábia, Rommel: a raposa do deserto, Cleópatra, Hernán Cortez: civilizador ou genocida? ePatton: o herói polêmico da Segunda Guerra são os outros títulos da coleção já publicados pela Editora Contexto.


Armando Vidigal foi vice-almirante. Graduou-se em Ciências Navais pela Escola Naval, tendo sido membro do Instituto de Geografia e História Militar e do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp, dentre outros. É coautor de História das guerras, editado pela Contexto.


Serviço
Livro: Almirante Nelson: o homem que derrotou Napoleão
Autor: Armando Vidigal
Editora: Contexto
Formato: 16 x 23 cm; 288 páginas
Preço: R$ 39,90
Fonte: assessoria de imprensa Editora Contexto

Siga-me por Email