“Mitos Virtuais” nos apresenta histórias do dia a dia que nascem a partir da Web – pela Editora Mundo Mirim, da série “Eu Vi Sim”



Lendas urbanas nascem e se modificam a cada geração. Em tempos de tecnologia, estão presentes nos computadores, nas redes sociais e nas mentes. Algumas, com tom inocente e outras apavorantes, que só de imaginar, provocam arrepio e curiosidade. Será que são reais? Será que podem nos atingir?  Para essas e outras respostas, a Editora Mundo Mirim apresenta a obra Mitos Virtuais”, com histórias que vão mudar a sua maneira de pensar sobre o mundo virtual.

Escrito por Ana Paula Maia, Cardoso, Marcelo Spalding, Francis Lopes e Inês Stanisiere- Hocus Pocus, e ilustrações de Manny Clark, este livro, que integra a série “Eu Vi, Sim!”, traz cinco histórias assustadoras que têm como pano de fundo o ambiente virtual (internet, jogos on-line, emails, etc.).

 E os autores, que possuem forte intimidade com a internet – ao qual a maioria iniciou carreira no meio virtual ou tem a web como principal ferramenta de trabalho – querem pregar uma peça no leitor, colocando em dúvida se as histórias são reais ou fruto da imaginação fértil de cada um. Com riqueza de detalhes e a convicção dos narradores, até o mais cético dos leitores fica em dúvida sobre a verdade.

E os contos (ou mitos) nasceram das formas mais diversas e, aparentemente, inocentes, como da leitura de um simples e-mail expressado no conto “Urgente!!! Criança pede ajuda para tratamento”, de Marcelo Spalding. Há, também, “ADIV – uma nova vida”, de Francis Lopes, sobre jogos interativos e redes sociais; “Amigas para sempre”, de Ana Paula Maia; “Dentro de mim”, de Inês Stanisiere; e “A maldição de Roberta Green”, de Cardoso. A dúvida fica no final de cada história: estão os personagens em transe, enganados pela própria imaginação ou são mesmo vítimas de conspirações cibernéticas? Confira!

Sobre os autores: Marcelo Spalding nasceu em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), fez Jornalismo e Letras e hoje trabalha com literatura e novas tecnologias. Ana Paula Maia nasceu no Rio de Janeiro em 1977, é escritora, participou de diversas antologias e em 2006 publicou o primeiro folhetim Pulp da internet brasileira entre rinhas de cachorros e porcos abatidos. Cardoso (André Felipe Pontes Czarnobai) nasceu no dia 27 de maio de 1979 em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Atua nos mais diversos campos da arte e da comunicação: é ficcionista, jornalista, roteirista, consultor criativo, webdesigner, tradutor, produtor musical, bailarino e modelo. Inês Stanisiere é roteirista e autora literária. Roteirizou e formatou diversos programas televisivos. É escritora e vários de seus livros estiveram na lista dos mais vendidos em todo o Brasil. Francis Divina Lopes tem 18 anos, mora em Canoas (Rio Grande do Sul), é estudante de Tradução e Intérprete. Escritora iniciante, envolve-se com várias manifestações artísticas e culturais.

Sobre o Ilustrador: Manny Clark é especializado em desenho clássico e acadêmico. Produz ilustração publicitária, escultura, cartoons, mangás e animês em geral, pintura a óleo e ilustração digital para o mercado americano. Na área publicitária, desenvolve storyboards e ilustrações. Atualmente, tem focado sua atuação também no mercado de histórias em quadrinhos – como Batman, Superman, Liga da Justiça, X-Men, Homem Aranha, Capitão América, Conan – e no mercado editorial, como ilustrador de livros infantojuvenis.

Ficha Técnica:
Título: Mitos virtuais
Autores: Ana Paula Maia, Cardoso, Francis Lopes, Inês Stanisiere, Marcelo Spalding
Ilustrador: Manny Clark
Número de Paginas: 48
Editora: Mundo Mirim
ISBN: 978-85-8232-008-2
Indicação: leitor fluente - partir de 11 anos
Ano: 2012
Sugestão de preço: R$ 29,90

Sobre a Editora Mundo Mirim: é focada para o público infantil e juvenil, assim como também para professores e educadores em geral. As publicações para crianças e adolescentes são elaboradas para proporcionar prazer em ler, estimular a imaginação e a criatividade, além de ampliar o conhecimento e a cultura desde a primeira infância. Respeitando a importância de todas as fases do aprendizado, especialmente em períodos de questionamentos sobre o mundo e as pessoas que cercam os pequenos, todos os livros da Editora Mundo Mirim oferecem abordagens didático-pedagógicas que podem auxiliar e serem base para estudos dentro da sala de aula. Ainda, há uma linha especifica voltada para o público adulto, composto por educadores e pais, que oferecem reflexão para temas fundamentais da pedagogia contemporânea, assim como para auxiliar no dia a dia da escola, com ferramentas práticas e sugestões de atividades. Com a missão de formar novos leitores, conscientes pela necessidade de uma sociedade justa e solidária, os títulos seguem parâmetros da educação e da arte como ferramentas de aprendizado contínuo para o estimulo à leitura, ao lúdico e ao espírito crítico por meio de mensagens otimistas em todos os momentos da vida.






Mídias Sociais
Facebook: EditoraMundoMirim
Twitter: @mundomirim


Assessoria de Imprensa: JCG Comunicação

Siga-me por Email