A Conquista da opinião pública

Editora Contexto lança 

“A Conquista da opinião pública”


O autor francês Patrick Charaudeau explica, por meio de personagens e casos reais de campanhas, pesquisas de opinião e notícias de jornais, como os políticos usam o discurso para conquistar os cidadãos

    Em tempos conturbados da vida politica nacional, a Editora Contexto lança A Conquista da opinião pública – como o discurso manipula as escolhas políticas. A obra, do pesquisador francês Patrick Charaudeau, elucida a relação dos políticos com o discurso e com a opinião pública. Em um regime democrático, os políticos são representantes da voz da opinião pública. Ou seja, são porta-voz do povo. Mas como chegam ao poder? Como usam o discurso para conquistar os cidadãos? Afinal, é pela palavra que se persuade, que se seduz, que se manipula e que, no fim das contas, se regula a vida política.           

      O livro destrincha os mecanismos envolvidos na elaboração dos discursos que visam conquistar a opinião pública – da dramatização e apelo aos sentimentos a carisma e exaltação de valores. Da constituição dessa opinião à construção do discurso e da figura dos políticos, do papel da mídia e das pesquisas de opinião, o autor detalha a estrutura dessa máquina tão presente, e ao mesmo tempo velada, em nosso cotidiano.


Ficha Técnica:
Livro: A Conquista da Opinião Pública
Autor: Patrick Charaudeau
Páginas: 192
Preço: R$ 39,90
Editora Contexto

Sobre o autor: Patrick Charaudeau é professor emérito da Universidade de Paris – Nord (Paris XIII) e fundador do Centre d’Analyse du Discours (CAD) dessa universidade. Criador de uma teoria de análise do discurso é autor de diversas obras, entre as quais Discurso político e Discurso das mídias.
Sobre a Editora Contexto: Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 29 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral. Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br

Fonte: CR. Comunicação 

Siga-me por Email