Ações culturais

Seminário lança Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2010 em SP



Educadores e autoridades de SP e Rio de Janeiro prestigiam evento de inclusão voltado à Educação que traz o tema “João Cândido, 100 anos da Revolta da Chibata”


O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e o Instituto do Negro Padre Batista (INPB), lançam nesta segunda (26) a III Edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2010 no Estado de São Paulo. O evento ocorrerá durante os dois dias do Seminário Caminhos para uma Educação Democrática – Lei 10.639/03, no Espaço da Cidadania da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, no Pateo do Colégio, centro da capital paulista, com a presença de diversas autoridades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

“João Cândido, 100 anos da Revolta da Chibata” é o tema do Camélia da Liberdade 2010 e está entre os dez temas das palestras a serem ministradas gratuitamente durante o Seminário. Voltado à capacitação de educadores das redes públicas e privadas e cursinhos pré-vestibulares populares, Caminhos para uma Educação Democrática tem por objetivo levar a reflexão sobre ações afirmativas para o cumprimento da Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a inclusão do tema História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da rede oficial de ensino básico e médio.


Inscrições

Para participar do Seminário, basta ir ao local. Já a escola interessada em participar do Concurso de Redação poderá fazer a inscrição durante o Seminário ou acessando ao portal www.portalceap.org. Alunos que queiram participar devem se dirigir à secretaria da própria escola e pedir pelo cadastramento.

Cada unidade de ensino inscrita receberá um kit de apoio aos professores contendo bolsa, dois DVDs intitulados “Cultura Negra, Resistência e Identidade” e “A Construção da Igualdade- História da Resistência Negra do Brasil”, os livros “João Cândido e a Chama da Liberdade” e “Solano Trindade: Redação de muitas vidas”, que traz as 30 melhores redações do Concurso de 2009 entre outros livros, revistas sobre a aplicação da Lei, as diversidades raciais, Cultura Afrobrasileira e detalhes sobre a respeito do tema discutido em 2010.

 
Premiação

A escola inscrita realizará um concurso interno e enviará a escolhida e mais cinco melhores redações, via Correio, para o CEAP ou ao INPB. As redações serão analisadas pela Cesgranrio, que indicará as três finalistas do concurso etapa São Paulo.

Premiação: ao vencedor um notebook e uma impressora multifuncional. Ao seu mestre orientador um notebook e à sua escola um laboratório de informática com dez computadores. Para o segundo colocado, um microcomputador e uma impressora jato de tinta, ao terceiro colocado, um microcomputador.

Além disto, o CEAP publicará um livro com as 30 melhores redações de cada Estado, que será entregue aos autores e suas respectivas escolas durante o lançamento da próxima edição do concurso de redação.


Realização: CEAP e INPB.

Patrocínio: Petrobras.

Apoios: Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Fundação CASA, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e Federação Israelita do Estado de São Paulo (B’NAI B’RITH).


Serviço:

Lançamento da III Edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2010 - João Cândido, 100 anos da Revolta da Chibata e Seminário Caminhos para uma Educação Democrática – Lei 10.639/03

Dias: 26 e 27 de abril, segunda e terça-feira, das 9h às 18h

Onde: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado - Espaço da Cidadania - Pateo do Colégio, 148, Centro da Capital Paulista

Mais informações: (11) 3106-7051

Siga-me por Email