“Conversas com os mestres da sustentabilidade”


O livro traz entrevistas com 15 CEOs, empresários e diretores de empresas sobre suas contribuições para ajudar o mundo



Talvez nenhum outro assunto venha exigindo um debate amplo com tanta urgência quanto os cuidados que precisamos ter com o planeta para aplacar a fúria dos constantes desastres naturais – temporais inesperados, secas arrasadoras, terremotos, ondas gigantes, tsunamis, nevascas, tufões – e conservarmos a natureza, o maior bem de todo ser vivo.

Por isso é mais do que oportuno, neste momento, o lançamento da Editora Gente do livro “Conversas com os mestres da sustentabilidade”. Obra escrita por duas bem- sucedidas jornalistas americanas, que contam, através de entrevistas, experiências positivas de gente pioneira na defesa da natureza e da sustentabilidade. São 15 grandes especialistas no assunto, que vêm contribuindo para transformar a luta pela preservação do meio ambiente em uma causa forte, com grande visibilidade.

As jornalistas Laura Mazur e Louella Miles selecionaram a dedo os entrevistados. Elas explicam que agiram assim, porque “queríamos falar com aquelas pessoas que, desde cedo, começaram a alertar para o fato de estarmos caminhando para um desastre ambiental, caso não mudemos de atitude” – afirmam, completando: “Todas as pessoas nesse livro são pioneiras na identificação dos perigos, mas, ainda mais importante, na tentativa de achar soluções”.

A maioria dos entrevistados acha que ainda dá tempo de frear a destruição imposta ao planeta há séculos pelo ser humano, desde que mais e mais pessoas e empresas se conscientizem de que precisamos rever a maneira como vivemos e mudar de rumo. “Evidências das consequências físicas das mudanças climáticas mostram que estamos na iminência de sofrer perdas catastróficas e perdas econômicas reais nos próximos anos.

Portanto, não temos opção, a não ser redirecionar nosso sistema econômico para desenvolver soluções para o problema”, propõe James Cameron, fundador, diretor executivo e vice-presidente da Climate Change Capital (CCC), empresa de consultoria e gerenciamento de investimentos, que assessora e investe em companhias que reconhecem que o combate ao aquecimento global é uma necessidade, mas também uma oportunidade econômica, a preocupação com a natureza foi retratada, inclusive, no filme Avatar.

Outro empresário ouvido no livro, Ray Anderson, reforça a opinião de Cameron. Fundador da empresa americana Interface, companhia responsável pela produção dos primeiros carpetes modulares nos Estados Unidos, Ray, hoje, dirige a maior produtora mundial de cobertura para piso, atuando em mais de 100 países.

Ambientalista de primeira hora, que há anos vem implementando um programa para tornar a sua empresa ecologicamente correta, no sentido de não provocar nenhum dano ao meio ambiente, ele também acha que, como “o mundo dos negócios é a instituição mais poderosa da terra”, são as empresas que têm que liderar o movimento de recuperação do planeta.

A única mulher ouvida no livro tem opinião que não foge das dos outros especialistas. Vandana Shiva, médica, ativista ambiental e escritora, ex-assessora do governo da Índia, acha que, como as corporações são entidades grandes demais, podem até ter dificuldades para mudar suas estruturas. Mas, elas têm que dar a sua contribuição. Para a ambientalista, boa parte das empresas já estaria contribuindo, se não utilizasse as leis “para tirar proveito e ser uma predadora do planeta.”

Com certeza, o mundo seria outro se uma parte pequena que fosse dos empresários lesse “Conversas com os mestres da sustentabilidade”. Principalmente, se prestassem atenção à advertência de Ray Anderson: “Se as empresas não se engajarem, no trabalho de preservação do planeta, e não fizerem uma correção de rumo coletivamente, como um todo industrial, a humanidade estará arruinada. É apenas questão de tempo”.

Sobre as autoras: Laura Mazur é escritora e sócia do Writers 4 Management, empresa especializada na produção de conteúdo em gestão e negócios. Ela se tornou jornalista de negócios em 1978 e foi editora da revista UK’s Marketing entre 1986 e 1989. Já escreveu para inúmeras publicações e também é autora de livros de gestão e negócios. Louella Miles é escritora de negócios e sócia de Laura Mazur no Writers 4 Management. Ela começou como jornalista especializada em consumo em 1976, na Associação de Consumidores, antes de se tornar escritora de negócios em 1980. Além de ter sido gerente editorial da revista Marketing em meados dos anos 1980, escreveu inúmeras reportagens sobre gestão e negócios em diversos temas.



Serviço:

Título: Conversas com os mestres da sustentabilidade

Autoras: Laura Mazur e Loella Miles

Editora Gente

ISBN: 978-85-7312-685-3

Gênero: Negócios

Formato: 16x23

Páginas: 320

Preço: R$ 69,90

Ano e número da edição: 2010 / 1ª edição

Siga-me por Email