Lançamento em julho:

 “Descomplique”



O livro, de autoria da jornalista Vanessa Barone é definido por ela como um “manual de boas práticas”, que oferece orientações sobre postura e etiqueta em diferentes espaços – trabalho, na vida em família, em atividades sociais e até na relação a dois. E o melhor: adaptado ao século XXI e suas necessidades.

A palavra etiqueta ainda hoje carrega uma aura ligeiramente esnobe. No entanto, sua origem vem da palavra ética: na essência, trata-se do conjunto de ações cotidianas que propicia o bom convívio entre os cidadãos, tornando a vida mais simples - descomplicada. Daí a utilidade – e atualidade – dos manuais de etiqueta, sobretudo considerando as mudanças sociais constantes, e cada vez mais rápidas.

Em “Descomplique”, encontra-se, por exemplo, uma parte dedicada à internet, chamada “Web: o mundo em rede e você em maus lençóis”. Nela, há conselhos sobre como agir nas redes sociais, o que divulgar em seus perfis, como responder a um pedido de amizade indesejado.

Outro conjunto de recomendações atuais, que certamente não estariam em um manual escrito há alguns anos atrás: há dicas sobre reciclagem, consumo consciente e afins. Foi-se o tempo em que a preocupação com o planeta estava restrita aos ativistas. Consciência ecológica hoje associa-se a cidadania, educação e respeito ao próximo, pautando as atitudes da vida social.

Mesmo rituais sociais já tradicionais devem ser revistos, como os chás de panela e de bebê – para os quais a autora desaprova as brincadeiras: “podem ser festinhas animadas, mas não precisam virar trote”. Vanessa Barone atenta para a necessidade de não colocar os anfitriões em situações constrangedoras. A jornalista oferece dicas sem ditar normas, sem esquecer o bom humor: “colega de trabalho é como família: a gente não escolhe”.

Indo da escolha da roupa ao relacionamento com filhos e cônjuges, passando pelas atitudes em jantares, coquetéis, na praia e na piscina, e chegando até a relação com o dinheiro, “Descomplique” oferece dicas preciosas para lidar com um cotidiano em constante mutação.

Ficha técnica
Título: Descomplique
Autor: Vanessa Barone
Nº de páginas: 144
Preço: R$ 34,90


Sobre a Autora

Vanessa Barone é jornalista e consultora de imagem. Escreve e pesquisa sobre moda e comportamento desde 1994. Vive numa família-moderna: é mãe, madrasta, ex-mulher, profissional e esposa, mas acredita que a vida pode ser menos complicada.

Sobre a LeYa

A LeYa nasceu em Portugal, em janeiro de 2008, como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem-sucedidas editoras africanas. Compõem a LeYa as seguintes editoras: ASA, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d'Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Quinta Essência, Sebenta, Teorema e Texto. A força destas marcas e a qualidade do que produzem, aliada aos objetivos ambiciosos e à dinâmica de grupo, fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversa nos seus programas editoriais.

Siga-me por Email