Profissões

Como escolher a profissão

Que profissão escolher? Que profissional quero ser? Qual faculdade devo cursar? Devo estudar em outra cidade?

Essas são apenas algumas das dúvidas que rondam a cabeça dos jovens neste momento de indecisão: a hora de escolher qual profissão seguir. Mas não se trata apenas da escolha; trata-se, sobretudo, da preparação para efetivar essa escolha.

Esta é a “hora da verdade”, quando, apesar de pouca experiência de vida, deverá fazer a melhor escolha profissional. Trata-se de uma decisão pessoal, cabendo somente ao jovem escolher qual o caminho trilhar.

Percorrer esse caminho e escolher uma profissão não é nada fácil. Exige disciplina também. É importante que o jovem esteja disposto não só a estudar para entrar em uma boa faculdade, mas também a dedicar tempo e esforço na pesquisa para tomar a melhor decisão.

Pensando nisso, Ruy Leal escreveu Superdicas para o jovem escolher bem sua profissão, baseando-as em sua experiência no direcionamento de jovens e nas consultorias que dá para aconselhá-los a prepararem-se para o que os espera. Sem complicações e indo direto ao ponto, as sessenta dicas contidas neste livro ajudam o jovem nessa difícil e conturbada fase, preparando-o para ser bem-sucedido.


Sobre o autor:
Ruy Leal é formado em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Faap-SP, com cursos de especialização em Direção de Marketing pela FGV/SP, Economia pela Fipe/USP e MBA em Marketing de Serviços pela ESPM, foi diretor da APARH/DF e conselheiro da APARH/SP.

Tem artigos publicados em jornais e revistas de RH e há mais de 30 anos atua no trabalho de capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho e na orientação de profissionais de Recursos Humanos e educadores sobre programas de estágios, coaching e mentoring, além de Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, organização da Sociedade Civil de caráter socioeducacional e de assistência social de Interesse Público.

Siga-me por Email