Avaliação global do Socialismo no Século XX é tema de livro


 
Autor levanta discussões sobre temas polêmicos e tenta identificar razões que levaram ao esgotamento da experiência socialista ao final do século XX

O que deu errado e o que deu certo para o socialismo no século XX? O que representou a queda do Muro de Berlim? Quais foram as reais razões do colapso da URSS? Quais lições deixam as tentativas de construção do socialismo no século passado para a civilização humana? Estas e muitas outras questões são discutidas no novo título da Editora Letras do Brasil, “Socialismo no Século XX: o que deu errado?”, escrito por Robério Paulino.

Em sua segunda edição, a obra traça uma visão panorâmica crítica global de toda experiência socialista no século XX, baseada no caso soviético. Em um trabalho de historiografia econômica, discute o grande impacto da Revolução Russa para a história e a sociedade humana, ao mesmo tempo que busca identificar as causas econômicas, políticas e sociais que levaram a URSS ao colapso, em 1991.

Numa perspectiva crítica e autocrítica rigorosa, sugere também as possíveis lições que tal epopéia deixa para aqueles que apostaram na construção de uma sociedade alternativa, apontando conquistas, dificuldades e, especialmente, o que considera os equívocos do socialismo no século passado. O livro também ajuda a entender porque a Rússia atual volta a exigir um papel de destaque na ordem mundial.

Robério Paulino, autor do livro, é economista e historiador. Em sua obra, traz discussões e respostas para perguntas feitas por muitos que se empenharam na tentativa de construção de uma sociedade superior ao capitalismo no século passado. Sucesso de vendas, a primeira edição do livro foi esgotada em apenas cinco meses de comercialização.

Conhecedor do movimento socialista e atento observador do cenário internacional desde os tempos da Guerra Fria, Paulino investigou as razões que conduziram a URSS ao colapso, em 1991, as conseqüências deste fenômeno para a nova ordem internacional estabelecida desde então, e para o movimento socialista em particular. Além disso, o autor sugere algumas lições que o movimento socialista deveria assimilar para chegar ao poder em algum país.

Sobre o autor:
Robério Paulino é economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em História Econômica pela mesma universidade. Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, no Departamento de Gestão de Políticas Públicas.

Ficha técnica:
Livro: “Socialismo do Século XX: o que deu errado?”
2ª edição
Autor: Robério Paulino
Páginas: 416
Preço: R$ 39,90

Siga-me por Email