Os Tratamentos de Fertilização e as Religiões – O permitido e o proibido

Em seu 11º livro, Dr. Arnaldo Cambiaghi, além de esclarecer algumas dúvidas em relação à religião versus tratamento, busca tornar o contato médico-paciente mais humano



Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi é médico especialista em Reprodução Humana e responsável por uma das clínicas de maior credibilidade desta especialidade no país: o Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (www.ipgo.com.br) em São Paulo. É considerado um expoente nesta área e devoto ferrenho da ciência atualizada e da tecnologia avançada para os tratamentos de infertilidade.

Os Tratamentos de Fertilização e as Religiões – O permitido e o proibido é o 11º livro de sua autoria e apresenta um tema inédito sobre os tratamentos de reprodução humana. Dr. Arnaldo, que sempre acreditou que para a excelência dos tratamentos e obtenção dos melhores resultados, o lado humano da relação médico-paciente deve ser sempre valorizado, sentiu a necessidade de escrever sobre esta questão após muitas vezes presenciar, em seu consultório, as dúvidas e angústias de pacientes. Eram pessoas que além de lidar com algo tão delicado e frustrante como a infertilidade, ainda se viam em dúvida se determinado tratamento iria contra a religião que seguiam.

O envolvimento de Dr. Arnaldo com o tema foi tanto que fez com que ele criasse o termo Biorreligião - até agora inexistente em dicionários brasileiros ou mesmo na Internet – que, em sua opinião, traduz a responsabilidade e o respeito dos médicos e embriologistas à religião dos envolvidos nos tratamentos ligados à vida.

Os Tratamentos de Fertilização e as Religiões – O permitido e o proibido tem também a intenção de resgatar a humanização nos tratamentos de reprodução humana. Algo um pouco esquecido em detrimento aos avanços tecnológicos que a área vem obtendo nos últimos anos. Porém, é igualmente dedicado a todos que se interessam em saber como cada religião avalia o assunto, não sendo preciso estar envolvido em algum tratamento de infertilidade para entender como é interessante conhecer a diversidade de opiniões entre os representantes religiosos e as leis da doutrina que cada um representa: o proibido, o permitido e o interpretado.

Para que o livro fosse escrito, foram feitas várias entrevistas com conceituados representantes das principais religiões presentes no Brasil e por uma ampla pesquisa bibliográfica. São orientações que não tem a pretensão de apontar se alguma crença está correta e outra errada. A intenção é apenas apresentar ao público como cada uma (Catolicismo, Judaísmo, Espiritismo, Jeovismo e Protestantismo, entre outras) lida com um tema tão atual e, por vezes, ainda polêmico.

É como lembra Dr. Arnaldo em um capítulo: “Nos momentos difíceis, quando se apresentam dois caminhos conflitantes, precisamos privilegiar a sabedoria, termos calma e não tomarmos decisões precipitadas. Se em um primeiro julgamento algo se apresenta maravilhoso, incrível e sedutor, deve-se ponderar e considerar com profundidade uma outra opção que pode privilegiar o nosso destino e não somente o presente”.

 
SERVIÇO:

Os Tratamentos de Fertilização e as Religiões – O permitido e o proibido
Preço: R$ 52,00
Onde encontrar: No site do IPGO – http://www.ipgo.com.br/lavidapress/ e nas livrarias Cultura, Saraiva, Martins Fontes e Livraria da Vila.

Fonte: assessoria de imprensa - www.inthepress.com.br





Siga-me por Email