Contato Visual


Adam era um menino sem paz em seu próprio corpo. Aos três anos e meio foi diagnosticado com autismo. Aos nove, permanece um mistério, até mesmo para Cara, sua mãe. Sem conseguir articular frases e com um raciocínio lógico completamente diferente do normal, Adam está em uma constante ausência auto-imposta que o torna praticamente impenetrável.

Em um dia aparentemente comum na escola, o menino presencia o assassinato de uma de suas colegas, Amelia. E agora todos esperam que ele seja a chave para a solução desse estranho crime. Este é o enredo do livro Contato Visual, lançamento da Editora Novo Conceito. A autora Cammie McGovern constrói um suspense de tirar o fôlego onde os sentimentos de exclusão e a necessidade de aceitação dos estudantes se misturam aos enigmas da morte de Amelia para tornar a escola um ambiente hostil e assustador.

De sensibilidade surpreendente, Contato Visual permite ao leitor adentrar o mundo do autismo e entender as dificuldades e as felicidades que permeiam a vida de um autista e seus parentes. A autora oferece insights criativos sobre a questão: “esse é um bando de crianças tão brilhantes, tão verdadeiramente à frente de nós intelectualmente, eles saíram do útero, deram uma olhada nesse mundo miserável e disseram a si mesmos: ‘Tchau. Vou continuar vivendo, mas não aqui. Não neste planeta’”.

À medida que o livro avança, Cara começa a ver, nas mudanças de comportamento de Adam, as pistas para descobrir o assassino. Mas, ao tentar solucionar o crime, se vê obrigada a questionar sua história de vida conturbada e a repensar seu futuro, ao mesmo tempo em que precisa aprender a lidar com a recente independência do filho. Com a morte de Amelia, antigos conhecidos e paixões retornam para mudar a vida de Adam e Cara para sempre.

O título do livro, Contato Visual, está relacionado à dificuldade de Adam em olhar nos olhos de outra pessoa, mesmo as mais íntimas. Quando o lado misterioso do menino se acentua, Cara tenta desesperadamente entender o assassinato de Amelia, na esperança de que isso a ajude a descobrir os segredos de Adam. O que está por trás do esforço de Cara para desvendar o crime é a busca de uma mãe por contato visual com o filho.


Ficha Técnica
Título: Contato Visual
Editora: Novo Conceito
Autor: Cammie McGovern
Preço sugerido: R$ 34,90

Texto e fonte: Assessoria de Imprensa Pensar Comunicação

Siga-me por Email