O que os homens não contam
 para as mulheres sobre negócios


“Quero que você saiba das coisas que estão acontecendo, goste delas ou não.” Com essa frase, Christopher V. Flett nos prepara para a bomba que é seu livro O que os homens não contam para as mulheres sobre negócios, lançamento da Editora Novo Conceito. Escrito de uma forma totalmente não-convencional, o livro não se utiliza de subterfúgios ou meias palavras para se dirigir às mulheres. Como o próprio autor admite, não tem o objetivo de funcionar como um guia para ser guardado na prateleira, mas de provocar a reflexão, empoderando, inspirando e, por vezes, irritando o público feminino.

Christopher Flett defende que os obstáculos à ascensão profissional feminina foram criados pelos homens, mas são mantidos pelas mulheres. Segundo Flett, elas estariam constantemente entregando seu poder para os “homens alfas”, homens no topo da cadeia alimentar do mundo dos negócios. O autor compartilha com as leitoras o que os homens da área pensam, como se comportam e como interpretam atitudes femininas para que elas possam, estrategicamente, se afirmar como as lideranças do século 21.

A obra explica que o novo paradigma de negócios, que começou a despontar em 2001, é baseado em integridade, confiabilidade e conectividade. Neste modelo, as mulheres têm naturalmente uma predisposição à liderança, uma vez que tendem a se importar mais com as pessoas e a conhecê-las melhor, o que é indispensável para os negócios atualmente.

Para assumir essa posição de destaque, as mulheres precisam aprender a se comunicar com os homens - que ainda dominam o mercado - de uma forma que beneficie a elas. Isto é, a mulher não deve imitar o homem alfa, pois assim perderia características que são vantajosas na conjuntura atual, mas considerar novas abordagens para que sua mensagem seja compreendida por eles, tornando seu caminho para o sucesso menos árduo.

Uma das dificuldades encontradas pelas mulheres é que a sociedade as força a serem duras com elas mesmas, enquanto incentiva o homem a desfrutar a vida, minando a autoconfiança feminina e inflando o ego masculino. Mas o autor não deixa barato: acusa as mulheres de se atacarem mutuamente e afirma que, só quando começarem a se apoiar, terão a possibilidade de virar o jogo.

O livro demonstra como pequenas atitudes podem significar que a mulher está se auto-sabotando, seja trazendo problemas pessoais para o ambiente de trabalho, seja na forma de pedir e oferecer ajuda aos colegas. O autor também expõe as muitas máscaras que as mulheres usam nas empresas e admite que, de todas elas, a “Mãe” é a sua preferida. “A Mãe é a pessoa que traz biscoitos para o trabalho, dá conselhos sobre relacionamento, dá analgésico para a pessoa com dor de cabeça e limpa para todos a mesa do café. A Mãe lembra o aniversário de todos, planeja as atividades recreativas da companhia e arruma desculpas para as pessoas que não se saem bem.”

Ao longo das 182 páginas, uma profissional aprende a responder aos comentários ofensivos ou às cantadas de forma eficiente e elegante, como agir quando se é confundida por uma secretária, entre outras situações embaraçosas. Também são abordadas, de forma bastante prática e útil, questões relacionadas às disputas e conflitos, à demarcação de limites e à licença maternidade.

Muitas das afirmações de Christopher Flett irão chocar e gerar polêmica, mas ele o faz no intuito de alertar as mulheres dos estereótipos que terão de enfrentar no mercado. Se o autor joga uma bomba nas expectativas politicamente corretas das leitoras, ele certamente as ensina como desativá-la, contornando as armadilhas e se livrando dos preconceitos no ambiente de trabalho.


Sobre o autor:
Christopher V. Flett é um empresário e palestrante renomado, ex-membro da mesa de diretores da Fortune 500. Consultor de empresas como Microsoft, Intel, Hitachi, HP, Volkswagen, HSBC, Corel, Price Waterhouse, trabalha com empresas para desenvolver seus programas de liderança feminina.

A Editora:
Fundada em 2004, a Editora Novo Conceito desenvolve publicações de qualidade, afinadas com os acontecimentos do mundo globalizado. Com temas atuais, lançamentos internacionais e nacionais, vem apontando tendências nas áreas de negócios, empreendedorismo, literatura, comportamento, atualidades, biografias, medicina e saúde, que contribuem há vários anos para a formação de profissionais, para a pesquisa científica e cultura em geral.

Primeiro fruto da experiência da Tec Holding, a Editora Novo Conceito já possui mais de 80 títulos publicados.


Ficha Técnica
Título: O que os homens não contam para as mulheres sobre negócios
Subtítulo: Revelando os segredos dos homens de negócios bem sucedidos

Editora: Novo Conceito
Autor: Christopher V. Flett
Páginas: 200
Preço sugerido: R$ 29,00

Texto e fonte: Assessoria de imprensa Pensar Comunicação

Siga-me por Email