Uma Chance para Lucas
 A História Real de um Crime Hediondo

Um relato emocionante sobre a violência sexual, que pode acontecer em qualquer classe social

“Após descobrir as agressões contra o meu filho, tive de reagir e entre as últimas conversas que tive com o pai de Lucas foi: ‘... ouça bem o que eu vou te dizer – falei baixinho. Mas ouça muito bem, Marcelo, muito bem mesmo. Eu te enfio na cadeia! – gritei como louca, soletrando pausadamente cada sílaba daquela frase. Na cadeia, você ouviu bem!!! – gritei tão alto que até as paredes tremeram.”, comentou Paula, autora e mãe de Lucas. 

No livro, ela ainda narra com detalhes como foi vivenciar este drama e o livro é um alerta para as mães e famílias de todo o Brasil e mundo. É uma ajuda para que saibam como lidar com situações como essa, dentro e fora da família. Um livro delicado, com um tema polêmico, mas não apelativo ou sensacionalista. Trata-se de uma história real que deve ser passada adiante.

Comentário da autora para esta postagem:
"Carina, querida! Agradeço muito sua menção ao meu livro. Gostaria apenas de dizer que, felizmente, graças à decisão judicial, à psicoterapia a que nos submetemos, e ao próprio tempo, tanto Lucas quanto eu aprendemos a conviver, não com mágoas, mas com a superação do que ocorreu. Por isso, desejamos que outras mães e crianças que passam pelo mesmo problema acreditem que, apesar de tudo, é possível seguir e ser feliz. Com carinho, Paula Belmanto"


Sinopse: Paula Belmanto é uma paulistana de classe média alta, profissional bem sucedida e com tudo resolvido, a não ser pelo fato de se sentir solitária e procurar um sentido na vida, esvaziada por um casamento desfeito. Até que conhece Marcelo, numa viagem à Europa, e decide ter um filho com ele. De comum acordo, mantém um relacionamento informal, eles não se casam, ele continua morando em Minas e ela em São Paulo. Marcelo assume a paternidade depois do nascimento de Lucas. A relação vai se desenrolando com altos e baixos por alguns anos, e o desfecho é dos mais tristes.

Paula viu o mundo ruir à sua volta quando o próprio filho, aos três anos, conta que o pai "fazia coisas" das quais ele não gostava: violência sexual. Paula decide ir à luta para defender e preservar a integridade de seu filho, e entra na Justiça para destituir de Marcelo o poder de família. Trava uma batalha judicial de mais de 5 anos, sofreu processo crime por calúnia, viu amigos duvidarem e se afastarem, mas venceu todos os obstáculos e hoje, refeita, retoma a sua vida profissional e pessoal, dando a Lucas a segurança, atendimento e carinho necessários.

Vergonha por ter se envolvido com uma pessoa que mal conhecia e pela ingenuidade que a impediu de perceber que Marcelo, o pai de Lucas, abusava sexualmente do filho. Arrependimento por não ter dado atenção à babá de Lucas que chegou a alertá-la. Remorsos por ter se deixado levar pela boa conversa de Marcelo por tanto tempo.

Todos esses sentimentos rondaram a vida de Paula, mas por que decidiu se abrir, se expor e até escrever um livro, "Uma chance para Lucas"? Porque ela quer mostrar ao maior número de pessoas, mães e responsáveis por crianças abusadas sexualmente - por pessoas próximas ou não – que elas não são as primeiras nem as únicas a viver esse drama. Que esses fatos, como pode parecer, não são restritos a famílias pobres, mal-informadas ou de baixa renda, que vivem nas periferias.

Que isso acontece também nas famílias de renda média ou elevada, com pais com formação universitária. E que essa terrível corrente - pais abusadores geralmente foram abusados - pode ser quebrada quando os responsáveis encaram a realidade, entram numa batalha judicial com tudo o que ela requer, como entrevistas no Juizado e delegacias, exames e testes psicológicos para laudos e muita garra e paciência para vencer a morosidade da Justiça.




Ficha técnica:
Autor: Paula Belmanto
Nº de Página: 299
Preço: R$ 39,90

Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email