Edições Loyola no “XIV Encontro Nacional da Anpof”


O “XIV Encontro Nacional da Anpof”  acontece entre 4 a 8 de outubro de 2010, em Águas de Lindoia, no interior do estado de São Paulo. A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof), fundada em março de 1983, congrega todos os cursos de mestrado e doutorado em Filosofia do Brasil, que são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como um de seus principais objetivos estimular, em todos os níveis, a investigação filosófica no País.

Edições Loyola estará presente, com apresentações e lançamentos, neste encontro que reúne a comunidade filosófica nacional, para discutir a produção acadêmica de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em filosofia.

Entre os lançamentos que Edições Loyola selecionou para a Anpof está a nova tradução de Filosofia do Direito, de Hegel, publicada em coedição com a Editora Unisinos na prestigiosa Coleção Ideias, que reúne temas relevantes do pensamento filosófico, divulgando o melhor da produção científica de pensadores nacionais e estrangeiros.

Outro lançamento do encontro será a obra No princípio era a maravilha – As grandes questões da filosofia antiga, de Enrico Berti. Nela o autor reflete sobre a experiência de “maravilha”, que é a expressão da liberdade e do desejo de saber. A maravilha é a origem da filosofia e da busca do conhecimento. Nesta obra, em oito capítulos, o autor refaz as grandes perguntas dos filósofos antigos, analisa e compara suas respostas com as das religiões reveladas e suas influências recíprocas, além de focalizar as relações entre filosofia e política, filosofia e ciência, e filosofia e história.

Edições Loyola apresenta também: Introdução à filosofia da biologia; Pluralismo e justiça – Estudos sobre Habermas, de Luiz Bernardo L. Araújo, que reúne artigos publicados nos últimos anos, com o objetivo de colaborar nos estudos do pensamento habermasiano.

Nesse evento, já consolidado entre filósofos brasileiros, Edições Loyola apresentará também outros relevantes títulos como: João Duns Scotus, de L. Honnefelder, uma introdução ao pensamento do franciscano escocês; Scotus e a liberdade, coletânea de textos traduzidos por Cesar R. Cezar; O relativismo, de Raymond Boudon; as Máximas Principais de Epicuro, em edição bilingue, traduzidas e anotadas por João Quartin de Moraes; Os gregos e seus deuses, de Louise B. Zaidman; Método da intuição em Bergson e sua dimensão ética e pedagógica, de Tarcísio J. S. Pinto, além de muitos outros títulos de altíssimo nível da produção filosófica brasileira e estrangeira.

Confira a programação completa da Anpof pelo site: http://www.anpof.org.br/

Fonte: assessoria de imprensa da Edições Loyola

Siga-me por Email