O Herói dos Tabuleiros

Autor autografará a obra no próximo dia 22 na Livraria Saraiva do Shopping Metrópole


O historiador e jornalista Ricardo Criez transformou uma de suas principais paixões: o “xadrez” , em uma obra de ficção que acaba de sair do forno pela Editora FTD. Em 192 páginas o autor consegue não só contar a história de um campeonato que tem um enxadrista brasileiro como protagonista, como também mostrar alguns aspectos que são comuns aos esportistas e nos levam a questionar se ética e esporte de alto rendimento sempre andam juntos. Aborda também alguns espectos da política internacional e o autor colocou na obra uma boa pitada de romance.

Apesar de ficcional o texto sobre o enxadrista que se torna campeão mundial, tem ingredientes reais, incluindo personagens do mundo do xadrez.

José Carlos, o Zeca, prepara-se para disputar o título mundial contra o russo Oleg Storvov. As partidas acontecem em Moscou, Buenos Aires e Barcelona. Certo dia, Zeca recebe um telefonema de um espião americano oferecendo-lhe ajuda para derrotar o russo; em troca, Zeca deveria fazer uma declaração de apoio aos Estados Unidos. O clima de tensão aumenta a cada partida. O vencedor levará um prêmio de 5 milhões de dólares.

O livro tem os principais lances do jogo ilustrados, mas o jovem leitor não precisa saber jogar para acompanhar a trama; ao contrário, com a leitura, poderá se sentir estimulado a aprender a jogar xadrez. Um jogo que desenvolve o raciocínio matemático, aumenta a criatividade, a memória e até a auto-confiança. É uma grande ferramenta também para analisar consequências e auxilia nas tomadas de decisões mais complexas. Mesmo assim e apesar das recentes descobertas, a razão primária para jogar xadrez deve ser o puro divertimento. A diversão em aprender algo novo, jogar e estar com os familiares e amigos. Todo o resto é bônus extra.

Sobre o autor:
Ricardo Criez é de São Bernardo do Campo, São Paulo. Formado em jornalismo e em História, iniciou carreira como repórter no jornal Diário do Grande ABC, de Santo André. Atualmente trabalha na Agência Estado, empresa do jornal O Estado de S.Paulo. Aprendeu a jogar xadrez com nove anos, e foi campeão escolar e juvenil e vice-campeão adulto. Foi também campeão paulista universitário. É professor de xadrez da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Serviço
Lançamento O herói dos tabuleiros, Editora FTD
Dia: 22/10/10 - sexta-feira
Horário: 19h
Local: Saraiva Megastore Shopping Metrópole
Praça Samuel Sabatini, 200 – piso térreo – Centro – São Bernardo do Campo

Fonte: Assessoria de imprensa Jô Ribes Comunicação

Siga-me por Email