Um a um: arquitetura de Betty Birger


Com lançamento em 24 de novembro, em São Paulo, o livro de Betty Birger reúne projetos arquitetônicos de escritórios, clínicas e espaços de convívio, expressando a capacidade da autora de navegar com personalidade por perfis criativos variados, se valendo de um consistente sistema conceitual. Para enfatizar sua abordagem sempre personalizada, representada no título, o livro conta com cinco modelos de capa e prefácio de Gilberto Dimenstein, que comenta a vocação estética da arquiteta desde antes de se profissionalizar.

Com centenas de projetos espalhados por diversos Estados e países como Angola e México, Betty Birger está ha mais de 20 anos no mercado e tem forte presença nos segmentos de sedes corporativas e clínicas. No livro, há projetos elaborados para Odebrecht, OAS, Grupo Ultra, Lojas Bebesh, Clube Hebraica e clínicas de médicos conceituados como o fisioterapeuta Marcelo Filardi e a cirurgiã plástica Débora Galvão.

Em Um a um: arquitetura de Betty Birger o leitor é guiados pelo impacto cenográfico das imagens e pelo texto expressivo da jornalista especializada Evelise Grunow. A apresentação dos projetos é entremeada por conceitos sempre presentes na obra de Betty, como flexibilidade, um a um, up to date, identidade, diversificação, luminosidade, conforto e o inusitado.

A flexibilidade do uso é uma questão recorrentemente aplicada nos projetos de Betty. Um bom exemplo se encontra no escritório da Odebrecht no edifício hi-tech Eldorado Business Center em São Paulo, onde um sistema de divisórias retráteis, somado ao mobiliário especialmente desenhado para o espaço, permite reconfigurar as salas de reunião de acordo com demandas diversas.

O programa diversificado dos espaços aparece com destaque no lobby projetado para o Grupo Ultra. Visualizado o potencial agregador do espaço, Betty propôs a transformação de todo o andar térreo em um lobby com aspecto de boulevard. Ali, a história e a identidade corporativa ganham espaço através de amplos e integrados ambientes. O projeto funciona como espécie de museu linear, dinâmico, entretendo o fluxo de funcionários e visitantes. Há ainda salas reversíveis, ora utilizadas para cursos e sessões de cinema, ora integradas ao lobby através do deslizamento de divisórias de policarbonato alveolar.

Nos projetos de Betty, muitas vezes, a luminosidade provém de fonte natural, com uso abundante de clarabóias e divisórias baixas. A luz é muito utilizada também em prol de efeitos estéticos e do conforto ambiental. Algumas referências podem ser notadas nos projetos Polibrasil, na Clínica de Débora Galvão e nas lojas Bebesh.

Pensando no público de profissionais do setor, professores, estudantes a outros interessados, e seguindo a linha de publicações com forte apelo estético da Editora Olhares, o projeto editorial primou pela qualidade de imagens, com fotografias de Gal Oppido, entre outros.

A reunião dos projetos de Betty no livro Um a um permite que sua obra seja acessada como referência de arquitetura contemporânea. Além do texto principal, o livro conta com prefácio de Gilberto Dimenstein, que comenta a vocação estética de Betty desde antes de se profissionalizar, texto de Fernanda Murachovsky, filha de Betty, e um divertido relato que reúne entrevistas com alguns dos clientes da arquiteta. Esses textos permitem perceber que a obra de Betty está impregnada de sua personalidade carismática e ultradinâmica.

O livro Um a um: arquitetura de Betty Birger conta com o patrocínio das empresas: Abatex, Caran, Giroflex, Interface, Lock, Novo Ambiente e Wall System.

Sobre a Editora Olhares
Com a proposta de desenvolver livro de interesse cultural e corporativo com ênfase para projetos que combinam conteúdo relevante com forte apelo gráfico, a Editora Olhares trabalha com uma preocupação central: transformar informações pesquisadas com rigor em narrativas agradáveis e dinâmicas, sempre em busca de formas originais de contar a história e olhar o mundo, primando por cada detalhe que vá ao encontro desses princípios e enriqueça a obra. Para conhecer outros lançamentos e títulos da editora, acesse www.editoraolhares.com.br.

Ficha técnica:
Título: Um a um: arquitetura de Betty Birger
Textos: Evelise Grunow
Prefácio: Gilberto Dimenstein
Fotografia: Gal Oppido, Ary Diesendruck, Renato Stockler, André Nazareth e outros.
Editora: Editora Olhares.
216 páginas
Preço sugerido: R$ 86
Lançamento dia 24 de novembro
Horário: a partir das 18h30
Local: Livraria da Vila
Endereço: Rua Lorena, 1731 – Jardim Paulista

Fonte: assessoria de imprensa CT Comunicações

Siga-me por Email