A alegria - Sal da vida cristã


“A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época”. Essa frase, do filósofo Sócrates, resume a importância de encararmos alegremente cada uma de nossas missões e serve como referência para exemplificar a proposta de A alegria – Sal da vida cristã, lançamento da Paulus.

Escrita por Amedeo Cencini, sacerdote e professor, a obra reúne reflexões que confirmam que Deus é a alegria infinita. Ao contrário do velho preconceito de que alegria e fé em Deus não podem coexistir e da imagem de um Deus excessivamente sério, o autor fala da alegria cristã, ou seja, daquela que é característica essencial da vida de quem crê em Jesus Cristo e que tem motivações e objetivos não puramente humanos, mas revelados pelo evangelho.

“Aqui se deve falar daquela felicidade alegre rumo à qual é possível abrir uma estrada. Cada um a pode possuir, seja qual for a sua natureza. Ela deve também ser independente de boas ou más horas, de dias vigorosos ou fracos. Nós queremos aqui meditar sobre como é possível abrir a ela o caminho”, explica Cencini.

O autor também analisa como a alegria está inserida na sociedade contemporânea, marcada pela cultura do bem-estar e das emoções extremas, chamando a atenção para a complexidade e contradições presentes nesta discussão. Com essas considerações, Cencini conclui que a Igreja tem um grande desafio no resgate da alegria enquanto parte essencial da identidade do crente e, particularmente, do crente chamado a anunciar a boa e alegre novidade.

Dividido em dois capítulos, introdução e conclusão, o livro apresenta linguagem simples e direta, contribuindo com o leitor que deseja, por meio da meditação e leitura, alegrar ainda mais sua trajetória nos caminhos traçados pelo amor de Cristo.

A alegria – Sal da vida cristã pertence à coleção Fonte de Vida, que deseja ajudar os cristãos a fortificar cada vez mais a sua fé e amor a Deus. Fazem parte da série os títulos Desafios do convívio familiar, Pela graça de Deus – Alvorecer de um novo tempo, Caminhar... para onde? – Sabedoria cotidiana, Um novo caminho para ser feliz e O Espírito e a missão nos Atos dos Apóstolos.

Amedeo Cencini, sacerdote canossiano, é professor dos cursos de Formação Permanente e de Problemáticas Psicológicas da Vida Sacerdotal e Religiosa, na Universidade Salesiana, e de Acompanhamento Pessoal: Aspectos Teóricos e Práticos, no curso dos Formadores Vocacionais da mesma universidade. Ministra Liberdade e Maturidade Afetiva no Celibato Consagrado na Escola de Teologia e Direito, curso esse organizado pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e para as Sociedades de Vida Apostólica, da qual é consultor desde maio de 1995. No seu instituto, há anos é mestre dos juniores. É autor de numerosas obras.

Serviço
Título: A alegria - Sal da vida cristã
Autor: Amedeo Cencini
Coleção: Fonte de vida
136  paginas
Preço sugerido: R$ 14,00

Fonte: assessoria de imprensa da Editora Paulus

Siga-me por Email