UM CERTO LIVRO DE AREIA

Um certo livro de areia “...há quem diga que a paisagem de uma página cheia de letras seja um árido deserto. Mas quem já ousou pisar com a ponta dos olhos em um livro de areia sabe que a visão escorrega por entre as palavras, cava significados e sentimentos cada vez mais profundos. [...] Pois, em um verdadeiro livro de areia, nada fica no mesmo lugar, nem mesmo o leitor que, ao exercitar o seu ofício de ler e caminhar, também muda, muda como a própria geografia do deserto muda ao se transplantar.”

A obra Um certo livro de areia é uma conversa entre o autor e o leitor, uma “viagem” por um terreno de areia em que as personagens e paisagens que se encontram pelo caminho são arquétipos ou metáforas de elementos de um texto. As personagens são o Autor, o Leitor, o Menino/Homemiragem, a Velhinha, o Cavaleiro, o Espantalho. Não existe uma história propriamente dita, mas diálogos metalinguísticos, que comentam sobre a arte literária e homenageiam clássicos e histórias folclóricas.

Sobre o autor:
Adriano Bitarães Netto é mestre em Literatura pela UFMG e professor de Literatura em cursinhos pré-vestibulares da capital mineira, com inúmeros textos publicados sobre os livros indicados para a UFMG. Recebeu o Prêmio Literário Cidade de Manaus pelo texto "Par ou Ímpar? Escrita ou Tinta?" (literatura infantil). 

Ficha Técnica:
Título: Um certo livro de areia
Autor: Adriano Bitarães Netto
Ilustrações: Mateus Rios
Número de páginas: 56
Preço sugerido: R$ 27,00
Editora: Formato

Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email