Como se Preparar para Concursos Públicos
com Alto Rendimento

Nesta sexta-feira (19/11), o especialista em preparação para concursos e juiz do Trabalho Rogerio Neiva Pinheiro lança o livro 'Como se Preparar para Concursos Públicos com Alto Rendimento', da Editora Método. A sessão de autógrafos e a palestra com os destaques da obra acontece na Saraiva MegaStore do Shopping Center Norte, em São Paulo, a partir das 19h. A entrada para acompanhar a palestra é gratuita. No livro, Neiva aborda três eixos conceituais, que ajudam o candidato a elaborar o seu planejamento de estudos de acordo com suas necessidades e a se preparar com o alto rendimento desejado.

"Os três eixos que desenvolvi são o planejamento, a aprendizagem e a gestão emocional. Tudo foi elaborado a partir da minha experiência como candidato, professor de cursinhos preparatórios e a partir de estudos das ciências voltadas à aprendizagem humana e à gestão de processos e projetos", explica Neiva, que, além de ter sido aprovado no concurso da magistratura do Trabalho, um dos mais concorridos do País, também foi aprovado em outros concursos e acumula dez anos de experiência como professor universitário e de cursinhos preparatórios.

No primeiro eixo da preparação, o planejamento, o autor explica a importância da planificação e sistematização dos estudos, apresentando uma proposta metodológica para este fim. "Inicialmente, o candidato deve determinar o seu objetivo, qual concurso pretende ser aprovado. Depois, analisa o edital e define um programa de estudos, as fontes e determina o tempo a ser disponibilizado para a preparação. Com estas informações, o candidato monta a sua própria grade estratégica". Há também a estruturação do planejamento da chamada segunda fase, quando o candidato já estudou todo o conteúdo programático e começa a revisão.

O segundo eixo temático desenvolvido por Rogerio Neiva é o da aprendizagem. Nele, o especialista apresenta algumas técnicas de estudo e estilos da aprendizagem, incluindo resumos, esquemas, mapas mentais, entre outros. "Cada uma delas apresenta seus pontos negativos e positivos. Há uma relação entre esforço cognitivo e eficácia da apropriação intelectual do objeto de conhecimento estudado".

Por último, a obra aborda a gestão emocional da preparação para concursos públicos. Neste eixo são englobados assuntos como a motivação do candidato, disciplina nos estudos e a crença na aprovação, todos com uma abordagem empírica e teórica. "Não se trata de auto-ajuda, mas sim de princípios racionais, que colaboram com o objetivo final", afirma Neiva.

O autor
Todos os conceitos construídos no livro não vieram apenas da teoria, mas também da prática. Rogerio Pinheiro é formado em Direito, pós-graduado em Direito Público, Administração Financeira e pós-graduando em Psicopegogia Clínica e institucional. Além da aprovação no concurso de Juiz do Trabalho, Neiva passou nos concursos de Procurador de Estado, Advogado da União, Advogado do BNDES e Advogado dos Correios, todos concursos com alto número de candidatos por vaga. Com a experiência prática, o autor dá aulas em cursinhos preparatórios para concursos públicos e exame da OAB, tendo criado em 2009 o Sistema Tuctor (www.tuctor.com.br), ferramenta em web que auxilia os candidatos a organizarem o seu planejamento de estudos. No mesmo ano, Neiva lançou o livro Concursos Públicos e Exames Oficiais: Preparação Estratégica, Eficiente e Racional.

Ficha Técnica /  Serviço:
Livro: Como se Preparar para Concursos Públicos com Alto Rendimento
Autor: Rogerio Neiva Pinheiro
Lançamento em São Paulo, 19 de novembro, às 19h, com sessão de autógrafos e palestra gratuita
Local: Saraiva MegaStore do Shopping Center Norte
Endereço: Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme, São Paulo
Editora Método
226 página
Preço sugerido: R$ 46,00

Fonte: assessoria de imprensa Misasi Comunicação

Siga-me por Email