Comunicação e identidade - Quem você pensa que é?

O lançamento oficial da obra acontecerá no dia 22 de novembro, das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura - Loja de Artes (Av. Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - SP)


Quais os critérios de conhecimento usados por uma pessoa para identificar a si mesma e às outras? De onde vieram esses critérios, como foi montado o quadro mental a partir do qual uma pessoa compreende as outras? O que acontece com a identidade em uma sociedade influenciada pela mídia? Essas são apenas algumas questões abordadas pelo jornalista e professor universitário Luís Mauro Sá Martino em seu novo livro, Comunicação e identidade – Quem você pensa que é?

Lançamento da Paulus Editora, a obra nasceu de uma experiência do autor na Inglaterra em 2008, quando foi bolsista na Universidade de East Anglia. Para ele, viver em outro país, mas continuar virtualmente conectado ao Brasil, o levou a fazer diversos questionamentos sobre essa temática. “O livro é uma tentativa de delinear essas perguntas, e surgiu de uma conversa com meu supervisor de pesquisa. O assunto ‘identidade’ veio à tona - o que era ser inglês, ser brasileiro. O título do livro e a estrutura foram pensados de uma só vez, no caminho da universidade para casa naquela tarde. De noite rascunhei os primeiros esboços e, bom, dois anos depois, está aqui”, conta.

Não se trata de uma obra sobre quem se é, mas sobre como a identidade que chamamos de nossa tem sido construída a partir de inúmeras escolhas, acasos, problemas e soluções inventadas na vida cotidiana, oferecendo ao leitor um verdadeiro panorama a respeito das ideias sobre como se constrói e define uma “identidade” a partir da comunicação.

Dividido em três partes, o livro aborda, entre outros aspectos, a criação do “eu” no ambiente virtual, inclusive nos blogs, nos quais nossa intimidade é totalmente pública. “Nas novas tecnologias podemos nos reconstruir digitalmente. Podemos montar um "eu" novo, melhorado, versão 2.0 de nós mesmos. Isso nos coloca diante de novas responsabilidades no relacionamento com os outros e com o mundo”, afirma.

Martino acrescenta que espera contribuir com o leitor fazendo com que ele se questione a respeito da noção de que a identidade é algo fixo, imutável, mas também incentivando-o a refletir sobre como ela se transforma e como se vincula aos nossos problemas políticos e culturais. “Durante o tempo que estive no exterior foi possível notar que as questões de identidade estavam presentes nas mínimas coisas, como tomar chá ou encontrar uma lata de guaraná brasileiro em um pub. Compartilhar essas experiências também faz parte deste trabalho”, diz.

"Comunicação e identidade – Quem você pensa que é?" mostra as transformações na identidade a partir da comunicação, delineando como a cultura da mídia – da música brasileira e dos Beatles ao futebol e Star Wars, passando por Madonna, jogos eletrônicos e séries de TV – se articula com as práticas cotidianas.

Luís Mauro Sá Martino é jornalista e professor universitário. Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Nascido em 1977, é autor, entre outros, de Mídia e poder simbólico (PAULUS, 2003) e Comunicação: troca cultural (PAULUS, 2005), além de textos e artigos sobre mídia, comunicação e cultura.



Serviço:
Título: Comunicação e identidade - Quem você pensa que é?
Autor: Luís Mauro Sá Martino
Coleção: Comunicação
Paginas: 224
Preço sugerido: R$ 25,00


Fonte: assessoria de imprensa da Paulus Editora

Siga-me por Email