Doenças e curas:
o Brasil nos primeiros séculos
A professora da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel, lança o livro: “Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos”, no qual narra como era a medicina nos dois primeiros séculos da colonização do Brasil. A obra surgiu como parte de uma tese de doutorado que a professora defendeu em setembro de 2009 – cujo tema abordava o uso das plantas medicinais por indígenas, antes da colonização portuguesa.
Saiba mais sobre Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel: formada em Medicina pela PUC-Campinas em 1984, possui mestrado e doutorado em Clínica Médica, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Cristina Gurgel é membro da Sociedade Brasileira de História da Medicina, médica cardiologista e responsável pelo ambulatório especial de atendimento a pacientes chagásticos no Hospital e Maternidade Celso Pierro, leciona na Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, desde 1990.
Sinopse:
Quais as doenças que afligiam índios e europeus nos primeiros séculos do Brasil? Como os nativos se defendiam de males até então desconhecidos por eles, como gripe e sarampo? A pesquisadora e médica Cristina Gurgel nos mostra um capítulo importante da História do Brasil, o encontro (e desencontro) de duas culturas sob a ótica das doenças e dos males que afetaram seus habitantes.
Ao contrário do que se propaga, a autora defende a ideia de que os princípios terapêuticos básicos da medicina indígena e europeia tinham muito em comum. Ambos os povos possuíam uma concepção da doença como uma invasora, sendo, portanto, necessário forçar sua saída do organismo. Para que isso ocorresse, empregavam-se cerimônias e substâncias que diferiram conforme a cultura e a disponibilidade e qualidade de matérias-primas medicamentosas. Valiam-se igualmente de rezas, vomitórios, purgantes e sangrias. Assim, quando ambas as medicinas - europeia e indígena - se uniram, não houve um grande choque cultural, mas uma complementação, que fez surgir a autêntica medicina popular brasileira.
Repleto de imagens e boxes explicativos, Doenças e curas é imperdível para quem quer conhecer melhor o início - doloroso - da nossa História.
Ficha Técnica: “Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos”
Editora: Editora Contexto
Autora: Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel
192 páginas
Valor sugerido: R$ 33,00
Fonte: assessoria de Imprensa da PUC-Campinas