Islã: Religião e Civilização 
 Uma Abordagem Antropológica



O livro leva uma visão introdutória sobre o Islã para um público não especializado que se interessa pelo assunto e quer compreender melhor o universo religioso e civilizacional do mundo muçulmano. São apresentados os principais elementos doutrinais e rituais do sistema religioso islâmico, como os marcos factuais da história desta civilização.

O estudo não é um simples compêndio de fatos sobre o Islã, nem um somatório de trabalhos que daria ao leitor o “state of the art” de determinada área dos estudos islâmicos como conta o autor Paulo Gabriel Hilu:

“A análise que faço da história islâmica é informada pela pesquisa etnográfica que venho realizando desde 1999 sobre o sufismo na síria contemporânea, assim como pelo trabalho de campo que faço desde 2003 nas comunidades muçulmanas no brasil. Os dados etnográficos usados aqui também provêm de experiências de campo mais pontuais sobre diferentes aspectos do Islã que tive no Líbano, em Marrocos, no Egito, na Jordânia, na Turquia e no Irã; assim como junto a comunidades muçulmanas na Argentina, no Paraguai, nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, na Holanda, na Dinamarca e na Suécia”.

A perspectiva teórica adotada permite uma compreensão do mundo muçulmano que leve em consideração sua pluralidade cultural e histórica e propõe uma abordagem antropológica do islã, não como verdade teológica, mas como fenômeno social e cultural.

“Os leitores interessados em uma abordagem religiosa do islã devem procurar, além do Alcorão e das coleções de Hadith, obras de cunho teológico ou a literatura produzida por teólogos, líderes religiosos ou intelectuais islâmicos. Do mesmo modo, as formas de radicalismo e violência praticadas em nome do islã são tratadas como fenômenos sociais em contextos e processos de construção que devem ser analisados e compreendidos para além dos discursos estigmatizantes sobre o “terrorismo islâmico”, afirma Paulo.

A Editora Santuário, que possui cunho religioso cristão, teve a iniciativa de convidar o autor que conta: “O editor da Coleção Cultura e Religião, da Editora Santuário, convidou-me para escrever um livro sobre o Islã e eu achei uma boa ideia. o caráter religioso da editora não influenciou na escolha”, e complementa: “Creio que meu livro vai permitir a construção de um conhecimento mais profundo da complexidade e diversidade do mundo muçulmano, em contraste com as visões estereotipadas frequentemente veiculadas na mídia”.

A Academia
A produção nacional sobre o Islã costuma ter um caráter ensaístico sendo raramente baseada em pesquisa empírica ou em bases e o autor busca outro viés como explica:

“Espero que as teses de mestrado e doutorado sobre diferentes aspectos das comunidades muçulmanas no Brasil e no exterior, que vêm sendo produzidas nas universidades brasileiras, consigam um dia atrair a atenção do mercado editorial e possam contribuir para a consolidação no Brasil dos estudos acadêmicos sobre temáticas ligadas ao islã”.

Sobre o autor:
Paulo Gabriel Hilu da rocha pinto é ph.d em antropologia pela boston university e professor de antropologia na universidade federal fluminense. coordena o núcleo de estudos sobre o oriente médio – NEOM/UFF e o núcleo de estudos árabes – NEA/ UCAM.

Ficha Técnica:
Título: Islã: Religião e Civilização
Autor: Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto
Editora: Editora Santuário
Valor sugerido: R$ 24,50
232 Páginas

Fonte: assessoria de imprensa DGNK

Siga-me por Email