Livro traz imagens inéditas sobre a pesca artesanal da tainha
Leonardo Régnier conviveu três anos com os pescadores do litoral
paranaense para desenvolver o projeto
 

Imagens inéditas em preto e branco, fotografadas por Leonardo Régnier em câmeras analógicas, mostram o dia-a-dia da pesca artesanal da tainha na Ilha do Mel (litoral do Paraná) em um livro composto por 168 páginas. A ideia, de acordo com Régnier, foi captar estas imagens antes que elas fossem extintas. “Como a pesca artesanal já quase não existe mais, eu busquei trazer as peculiaridades desta prática retratando o cotidiano destes pescadores. O resultado é um arquivo fotográfico com o título de ‘Pescadores de Tainha’”, diz.

O lançamento do material será realizado no dia 23 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e será distribuído para todo o país já no início de dezembro. Régnier destaca que o livro faz parte de um projeto que contou com recursos da Lei Rouanet e foi realizado em parceria com o cineasta Tulio Viaro, que produziu um documentário sobre o mesmo tema e que será distribuído em conjunto com o material impresso.

“Este trabalho nos proporcionou trabalhar com um forte componente ecológico em duas frentes diferenciadas, o livro e o documentário. Desta forma, conseguimos unir imagens inéditas e criativas da prática da pesca com a filmagem de depoimentos curiosos sobre como é a vida destes pescadores e no que eles acreditam”, explica.

O fotógrafo ainda ressalta que todo o projeto é bilíngue e que o livro conta com 140 fotos, que retratam desde a necessidade de valorização da cultura das técnicas artesanais de pesca até as curiosidades que norteiam esta prática. “Foram mais de 50 rolos que mostram não apenas a pesca em si, mas também a vida de uma comunidade. Aliás, aí parece estar o tema central do nosso trabalho: as pessoas, seu modo de vida e a pesca”, conclui.

Serviço:Título do livro: Pescadores da Tainha
Autor: Leonardo Régnier
Impressão: Maxigráfica
Contracapa: Fotografia do autor e texto biográfico
Preço sugerido:  de R$ 50,00 a R$ 70,00
168 páginas
Curador: Orlando Azevedo

Perfil Pescadores da TainhaPescadores da Tainha é um projeto inédito elaborado em vídeo e foto sobre o dia-a-dia da prática da pesca artesanal na Ilha do Mel (PR). Idealizado e produzido pelo cineasta Tulio Viaro e pelo fotógrafo Leonardo Régnier, o projeto, que foi iniciado em 2008, levou três anos para ficar pronto e contou com recursos da Lei Rouanet e patrocínio integral da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). As imagens e o filme retratam a pesca artesanal, que está em extinção, bem como os folclores que norteiam este hábito.


Fonte: assessoria de imprensa Talk

Siga-me por Email