Saber dizer não às crianças


Choro, birra, gritos e muita manha. Essas são as atitudes mais comuns de crianças que não suportam serem contrariadas por seus pais ou responsáveis. Essa postura, aliada à educação cada vez mais liberal, faz com que ter controle sobre elas seja um desafio para os pais do nosso tempo.

Motivado a ajudá-los nesse processo, Robert Langis lança, pela Paulus, Saber dizer não às crianças, um livro que propõe técnicas simples que contribuem com os pais que desejam ajustar a sua autoridade a fim de atenuar as dificuldades no relacionamento com seus filhos.

O autor trata, primeiramente, das mudanças que as relações entre pais e filhos sofreram ao longo do tempo, alertando que, embora sejam positivas, influenciam totalmente na postura indisciplinada dos pequenos. “No tempo das grandes famílias, onde irmãos e irmãs se encontravam em grande número sob o mesmo teto, para não dizer no mesmo quarto, as relações familiares eram diferentes. Os pais não podiam colocar sua atenção somente sobre uma única criança. Hoje em dia, com nossas famílias reduzidas, a criança recebe muita atenção. Ela vive em seu pequeno reino. Ela descobre rapidamente que, em casa, seus pais lhe são inteiramente dedicados. Isso lhe confere força, ou melhor, poder”, alerta.

Langis acrescenta que além desse fator os pais trabalharem fora faz com que eles mimem a criança para compensar a sua ausência. “Eles teriam a impressão de ser pais ruins se não sucumbissem às diversas demandas de suas crianças. Outros, mesmo sem a necessidade de estar ausentes, têm uma tendência natural a satisfazer os caprichos de seus filhos”, afirma.

Já na segunda parte, o autor fala sobre a importância de os pais explicarem aos filhos o porquê do “não” para que eles compreendam que há um motivo real e aceitável, e não que é uma restrição imposta sem razão e injusta. Por fim, no capítulo “Quando dizer sim?”, o leitor encontrará reflexões sobre como reforçar as reações positivas das crianças.

“O sim pode tomar diversas formas. Pode ser uma aprovação, um olhar carinhoso, uma palavra de encorajamento, um elogio, uma expressão de alegria ou orgulho. Entretanto, para que nossos elogios estimulem verdadeiramente a criança, é preciso saber não abusar deles. Ao valorizá-la a cada cinco minutos, ela acabará por não dar mais atenção a isso”, explica o autor.

Da coleção Família, Saber dizer não às crianças é um guia simples e objetivo para pais e mães que desejam construir uma relação mais harmoniosa com seus filhos por meio de uma autoridade baseada em valores, em vez de dominadora e opressora.

Robert Langis atua há vários anos na área da educação. Seu talento como comunicador e sua preocupação para melhorar a qualidade de vida dos filhos, dos pais e responsáveis lhe permitiram partilhar excelentes soluções com aqueles e aquelas que têm a responsabilidade de educar e amar os filhos.

Serviço
Título: Saber dizer não às crianças
Autor: Robert Langis
Coleção: Família
Preço sugerido: R$ 20,00
Fonte: assessoria de imprensa da Paulus

Siga-me por Email