Summa Daemoniaca
Tratado de Demonologia e Manual de Exorcistas


“Durante uma noite de Halloween um menino de onze anos notou que uma sombra se aproximava dele. Perguntei à família se nesse dia o menino tinha feito algo de especial. Disse-me que nesse dia o seu filho não tinha feito nada de especial relevância, salvo disfarçar-se de caveira com um sabre e com uma bola da qual surgia sangue. Era um disfarce para a festa do colégio que desagradou à sua mãe pelo excessivamente sangrento que era, mas já estava comprado. Não percebi que o disfarce tivesse relação com o fato de se lhe manifestar uma presença. O certo é que nessa noite que se deu o primeiro sintoma de todos: a aparição da primeira figura humana”.

Esse caso é verídico e relatado por José Antonio Fortea, sacerdote e teólogo especializado em Demonologia, em seu novo livro, Summa Daemoniaca – Tratado de Demonologia e Manual de Exorcistas, lançamento da Paulus.

A obra, que disponibiliza outros casos de possessão como este citado acima, apresenta em sua maior parte uma estrutura de pergunta e resposta, expondo o que se conhece, do ponto de vista da Igreja, sobre a natureza do diabo, do inferno, da possessão diabólica, do exorcismo e de todos os temas relacionados a esses poderes das trevas.

De forma didática e totalmente descritiva, Fortea responde a mais de 180 questões, desde as mais simples, como “O que é um demônio?” ou “Onde estão os demônios?”, até as mais complexas, como “Por que na Sagrada Escritura Deus chama ao Diabo o Príncipe deste mundo?” ou “Por que Deus permite que existam possessões?”, oferecendo ao leitor uma profunda compreensão do assunto.

Com o objetivo de abarcar o tema em todos os seus aspectos e pormenores, o autor alerta que o livro não oferece uma recopilação de ensinamentos magisteriais da Igreja. “Por esta obra sobre o demônio pode ir-se e vir-se, percorrê-la exaustivamente ou passear por ela, é uma construção teológica. Uma construção ao fim e ao cabo levantada com conceitos em vez de pedras, ou, melhor dizendo, com as pedras dos conceitos. E tudo erigido sob as firmes leis da lógica, todo esse labirinto sujeito a uma estrutura férrea que se esconde por detrás da aparente selva de questões”, afirma.

Na seção “Suplementos”, o leitor encontrará ainda o que diz a legislação canônica sobre o exorcismo, um breve histórico do exorcismo no cristianismo, uma belíssima explicação sobre a medalha de São Bento, bastante difusa entre os exorcistas, entre outros materiais de apoio.

Depois de 12 anos de trabalho e após entrevistar centenas de exorcistas de todo o mundo, Summa Daemoniaca – Tratado de Demonologia e Manual de Exorcistas chega às livrarias reconhecido como o ensaio mais sério e profundo, podendo ser utilizado tanto em seminários como por todos aqueles que desejam conhecer e se aprofundar nesse assunto.

José Antonio Fortea Cucurull nasceu em Barbasto, em 1968, é sacerdote e teólogo especializado em Demonologia. Fez os seus estudos de Teologia para o sacerdócio na Universidade de Navarra e licenciou-se em História da Igreja na Faculdade de Teologia de Comillas. Pertence ao presbitério da diocese de Alcalá de Henares (Madrid). Em 1998 defendeu a sua tese de licenciatura, O Exorcismo na Época Actual, orientada pelo secretário da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Espanhola. Obteve reconhecimento internacional graças à sua extensa obra teológica sobre o demônio, a possessão e o exorcismo.

No campo da demonologia é considerado como uma das autoridades máximas mundiais, e dedica parte do seu tempo a fazer conferências em seminários e universidades de diversos lugares do mundo. Os seus tratados foram traduzidos em várias línguas e publicados em oito países. Combina o seu trabalho como teólogo com o seu labor paroquial em Santa Maria Madalena na localidade de Anchuelo (Madrid).

Serviço
Título: Summa Daemoniaca - Tratado de Demonologia e Manual de Exorcistas
Autor: José Antonio Fortea
Paginas: 344
Preço sugerido: R$ 39,90

Fonte: assessoria de imprensa da Paulus

Siga-me por Email