Teologia do Novo Testamento



Apresentar, de forma abrangente, a grande diversidade e riqueza do mundo do pensamento neotestamentário. Esse é o objetivo de 'Teologia do Novo Testamento', novo livro de Udo Schenelle pela Paulus, em coedição com a Editora Academia Cristã.

A obra parte dá ideia de que cada autor dos escritos do Novo Testamento olha, a partir de sua própria perspectiva, para o centro comum: Jesus Cristo. E esses diversos pontos de vista são chaves para abrir novos caminhos de fé, possibilitando pensamentos e atuações inovadoras.

Segundo o autor, uma teologia do Novo Testamento precisa levantar os escritos neotestamentários e fazê-los falar no contexto da compreensão atual da realidade. “Ela participa de forma igual de diferentes níveis temporais; aquilo que é passado deve ser transformado em presente, explicitado e dotado de um status relevante para o futuro”, explica Schenelle.

Após a seção fundamental sobre o anúncio e a vida de Jesus, base e ponto de partida de toda a teologia neotestamentária, o leitor encontrará amplos capítulos sobre Paulo, A Fonte Q, os Evangelhos Sinóticos, os Atos dos Apóstolos, as Cartas Deuteropaulinas, a Literatura Joanina, entre outros. Além disso, em todos eles, o autor aborda a teologia, a cristologia, a pneumatologia, a soteriologia, a antropologia, a ética, a eclesiologia e a escatologia, confirmando que essa obra não é apenas reconhecida por ser cientificamente fundamentada, mas também por atender às necessidades do uso interdisciplinar para o público interessado.

Dividido em 13 capítulos, o livro tem como maior mérito a contribuição com uma disciplina que necessita constantemente da ampliação de seu escopo mediante as questões atuais por meio da clareza, da acuidade metodológica e da habilidade exegética do autor.

Teologia do Novo Testamento é o segundo trabalho de Udo Schnelle pela PAULUS. Recentemente ele lançou Paulo – Vida e pensamento, também em coedição com a Editora Academia Cristã.

* Udo Schnelle é professor de Novo Testamento na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg.


Serviço
Título: Teologia do Novo Testamento
Autor: Udo Schnelle
Paginas: 1114
Preço: 178,00

Fonte: assessoria de imprensa da Editora Paulus

Siga-me por Email