Anote na agenda:

Cortez Editora e a autora Ana Mae Tavares Barbosa convidam para os eventos:



O que: “Encontro Brasileiro de Artes para o Século XXI: Artes e Redes Interativas”


Data: 30/11 (terça-feira) / Horário: 18h30 / Local: Auditório da Reitoria/UFPB
Palestra de abertura: Profª Drª Ana Mae Tavares Barbosa / Cidade: Cidade Velha – Belém do Pará


Data: 01/12 - (quarta-feira) / Horário: 09h00 / Local: Auditório do Centro de Tecnologia/UFPB
Nesta data a autora também participa de Mesa redonda com o tema: “Arte-Educação na contemporaneidade”, com Sebastião Pedrosa - UFPE e Lívia Marques – UFPB / Local: Auditório do Centro Cultural Zarinha (A. Nego, nº 140 - Tambaú) - Informações: (83) 4009 1111 / Cidade: Cidade Velha – Belém do Pará




O que: “V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes”

Data: 30 de novembro a 03 de dezembro / Horário: 18h30 / Cidade: Cidade Velha – Belém do Pará / Local: Museu de Arte Sacra; Colégio Nossa Senhora do Carmo; Fórum Landi; Praça Dom Macedo Costa; Píer da Casa das Onze Janelas – Informações: http://www.forumpesquisaemarte.ufpa.br




Conheça um pouco mais da obra:

Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Cultura Visuais

A Abordagem Triangular foi divulgada com o nome de Metodologia Triangular em 1991. Passados quase 20 anos, este livro traz as pesquisas principais pesquisas, discussões, teorias em torno deste tema: além de capítulos ou artigos sintetizando teses, dissertação e monografia, procurou-se também incluir relatos de experiências e artigos que teorizem, trabalhem ou discutam a Abordagem Triangular em qualquer área de conhecimento.



Este livro apresenta 27 textos estruturados em quatro partes, os quais interpretam diferentemente a triangulação fazer, leitura da imagem, da obra ou do campo de sentido da Arte e a contextualização. Essa pesquisa foi realizada porque a profa. Ana Mae tem recebido nos últimos tempos e-mails de todo o Brasil e do exterior de jovens pesquisadores que, trabalhando com a Abordagem Triangular, querem se assegurar acerca dos seus processos de trabalho e perguntam sobre detalhes metodológicos e conceituais.


A Proposta Triangular é uma abordagem em processo, em contínua mudança, por ser uma perspectiva cuja gênese epistemológica se alicerça em seu caráter essencialmente contextual, para o desenvolvimento da identidade cultural e da cognição/percepção. Dada a sua gênese contextual, a Proposta Triangular perfaz uma rede sistêmica, por isto, viva, orgânica e, portanto, pulsante.


Ana Mae diz: “A contextualização é ação inteligível que contribui para a produção de sentido da imagem. A produção de sentido afetiva e intelectiva dos múltiplos agentes que participam dos processos da  comunicação social denominado Arte é situada, caso contrário teremos uma política de controle do imaginário”.


E nos surpreendemos ao chegar à conclusão de que só nos últimos dez anos é que foram produzidas as melhores interpretações da Abordagem Triangular no que diz respeito à contextualização, sendo as mais complexas as que se referem ao contexto cultural. Assim, Ana Mae nos adverte: “Depois do retorno da Arte à vida, como pode haver análise crítica sem análise do contexto?” Este livro, além de preencher a lacuna sobre as modificações operadas na Abordagem Triangular do ponto de vista do contexto, da conceituação e da pratica nos últimos vinte anos, amplia sua ação e sua significação cultural. (Fernanda Pereira da Cunha)


Ficha Técnica: Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Cultura Visuais - Autores: Ana Mae Barbosa e Fernanda Pereira da Cunha (orgs) - Editora: Cortez Editora - 463 páginas. - Preço de referência: R$ 63,00.

Fonte: assessoria de imprensa MGA Comunicações

Siga-me por Email