Somos todos iguais?


O Brasil é um país que possui grande diversidade de raças e culturas. São aspectos positivos, mas que, muitas vezes, são vistos de maneira negativa por alguns em virtude dos padrões impostos pela sociedade.

No livro 'Somos todos iguais?', lançamento da Paulus, Carmen Lucia Campos auxilia crianças e adolescentes a lidar com os vários tipos de preconceitos que eles podem sofrer, principalmente nessa fase da vida.

A obra narra a história de dois primos que, embora sejam parentes, são muito diferentes. Nei é responsável, estudioso e sonha em formar-se em engenharia. Já a prima Luciana adora estar na moda e pretende se tornar uma modelo de muito sucesso. Ambos estudam em escola pública e têm a grande oportunidade de aprender alemão, sem nenhum custo, em uma escola particular da região.

Durante o curso, os bolsistas começam a enfrentar algumas dificuldades e não leva muito tempo para que eles se tornem alvos de piadas preconceituosas. “Gente, aposto que aquela garota é da favela. Olha que cabelo estranho. Será que é de verdade?”, questiona um dos alunos”. E o outro completa “E a mochila daquele menino de verde ali? Nem o lixo ia querer”.

Com esse enredo, a autora propõe sérias meditações sobre o assunto, que são complementadas com os boxes coloridos que abordam o papel das ONGs nas comunidades carentes, o significado de algumas palavras, como periferia e pobreza, e aspectos relacionados a todos os tipos de preconceito. “Perante a Constituição, todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres, e discriminar alguém com base em condição social, raça, sexo, ou capacidade intelectual é crime”, afirma.

Ao final, o leitor também é convidado a refletir sobre a importância das diferenças entre as pessoas.“Já pensou o que aconteceria se as pessoas fossem iguais na aparência, nas crenças, no comportamento, nos projetos de vida? Não haveria a riqueza da diversidade, a evolução do conhecimento, trocas de experiências e crescimento pessoal dos indivíduos”, afima.

Da coleção De que lado você está?, Somos todos Iguais é excelente instrumento para auxiliar pais e educadores a falarem de assuntos sérios com crianças e jovens de maneira leve e descontraída, trazendo situações do dia-a-dia para serem discutidas em família ou em sala de aula.

Carmen Lucia Campos já escreveu mais de vinte livros para crianças e jovens. Nesta obra, a autora transmitiu para as páginas de seu livro uma experiência própria. Quando criança, também estudou em escola pública e, assim como os personagens do livro, ganhou uma bolsa de estudo em um colégio particular. Alguns alunos eram preconceituosos, já outros a receberam bem. Para ela, foi uma experiência positiva, pois conseguiu, com o passar do tempo, ver as pessoas de igual para igual.

Serviço
Título: Somos todos iguais?
Autor: Carmem Lucia Campos
Coleção: De que lado você está?
Paginas: 88
Preço sugerido: R$ 16,00 

Siga-me por Email