Lançamentos de Editora Santuário
de 01 a 30 de dezembro/2010


 

 
SER E CUIDAR
Da Ética do Cuidado ao Cuidado da Ética

Vários Autores
José Trasferetti e Ronaldo Zacharias (Organizadores)
Páginas: 304 / Formato: 14,00 cm x 21,00 cm
ISBN: 978-85-369-0201-2

Os capítulos que compõem esta obra abordam a ética do cuidado como compromisso da grande missão humana de Ser e Cuidar. Esse cuidado é analisado em diferentes segmentos da sociedade. No campo da saúde são consideradas as várias formas de reconhecimento da presença dos profissionais e os paradigmas de uma atenção social e política pertinentes; na esfera da filosofia tem-se presente o contexto pós-moderno e as implicações sociais de uma reflexão contextualizada; no âmbito dos desafios que a Bioética e as questões de fronteira colocam para a Teologia Moral são abordadas problemáticas suscitadas pelo contexto das novas tecnologias, da pesquisa com seres humanos e do cuidado da vida e do planeta.

Em uma abordagem multidisciplinar, aparecem nesta obra fundamentos, valores e motivações éticas que vão contribuir para que possamos entender melhor nossa sociedade.




 
CONHEÇA OS TÍTULOS DE NOSSA SENHORA

Autor: Pe. Eugênio Bisinoto
Páginas: 128 / Formato: 14,00 cm x 21,00 cm
ISBN: 978-85-369-202-9


Pe. Eugênio Antônio Bisinoto, missionário redentorista, apresenta ao público o significado e a origem histórica dos títulos de Nossa Senhora – Mãe da Igreja, que intercede pela humanidade junto a seu filho, Jesus Cristo. Com uma linguagem didática e de maneira sintetizada, explica a origem dos títulos marianos, que nasceram da devoção do povo e propagaram-se para as mais diversas regiões do mundo. A obra é indicada para consulta de todos aqueles que têm interesse em aprofundar sua fé e conhecer os diferentes títulos marianos, que convergem para uma só pessoa: a Mãe de Jesus.








CALVINO
e a educação para a solidariedade

Autor: Abilio Arruda
Páginas: 140 / Formato: 14,00 cm x 21,00 cm
ISBN: 978-85-63607-08-9

Propor uma Igreja solidária, e por isso profética, é propor uma comunidade que, fiel aos ideais do Reino de Deus, possa através de sua prática, relativizar além dos valores dos outros os seus próprios. Relativizar as certezas que geram arrogância, diferenças, racismos, segregações; os dualismos/individualismos que geram desencontros e desconhecimentos. Relativizar a noção de corporeidade e desejo visto que somos humanos porque desejamos e corporificamos nossos desejos. É propor uma comunidade que reme contra a maré do nosso tempo, que são marés extremamente poderosas por nascerem nas águas longínquas do Iluminismo. Essas são as prerrogativas da Igreja profética e solidária que pode emergir como contracultura, como fomentadora de valores esquecidos e vilipendiados pela cultura desumana vigente.
Para que a Igreja-instituição possa emergir como espaço cognitivo onde a sensibilidade solidária possa ser desenvolvida e, através da educação, transformada em ações permanentes de solidariedade, deve ousar relativizar a própria fé, já que esta não está, necessariamente, ligada apenas aos valores religiosos ou à religião. Promover a relativização da fé não quer significar desmistificá-la, roubar-lhe sua áurea mística, mas tão somente demonstrar seu conteúdo existencial de certezas e incertezas. A fé não pode ser puramente certeza, pois a certeza incondicional anula a esperança, e fé e esperança estão intimamente relacionadas.








SE OS PAIS SOUBESSEM...
o quanto são importantes para seus filhos

Autor: Beatriz Teresinha Dias
Páginas: 136 / Formato: 10,50 cm x 17,50 cm
ISBN: 978-85-369-0203-6

Cada ser humano tem necessidade de sentir-se amado e respeitado, apesar de todas as suas fraquezas e falhas. É na família que o indivíduo busca a expressão dos sonhos e deposita suas expectativas e anseios. É junto aos “seus” que as pessoas buscam segurança e força. A autora explora na obra toda a sua experiência clínica e de vida colocando o tema de forma agradável e de fácil entendimento. Explora, ainda, toda a dinâmica sobre o papel dos pais na formação e motivação dos filhos, de maneira a prepará-los para enfrentar as dificuldades da vida.





 

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO MORREU, A
Reino de Deus e Espiritualidade Hoje

Autor: Cláudio de Oliveira Ribeiro
Páginas: 160/ Formato: 14,00 cm x 21,00 cm
ISBN: 978-85-63607-16-4

A teologia e a pastoral latino-americanas não ficaram isentas dos impactos proporcionados pelas mudanças socioeconômicas e políticas no final do século passado simbolizadas pela queda do "muro de Berlim". Em função disso, novos referenciais precisam ser descobertos para que a produção teológica possa ser aprofundada e adquira novos estágios cada vez mais relevantes.

A tensão entre compreender e transformar o mundo não ficou isenta de simplificações para todos aqueles que temos trabalhado com a herança do marxismo ou formas similares de racionalismo político e social. O entusiasmo pelos esforços de transformação social impediu fortemente uma percepção mais definida de que o mundo mudou.

No entando é preciso resgatar a essência da mensagem da libertação, porque as mudanças nem sempre vieram acompanhadas da liberdade. Continuamos em busca do Reino de Deus e sua justiça.






ENSINANDO A REZAR
Dicas de iniciação à oração e ao silêncio para a catequese infantil

Autor: Luiz M. Benavides
Páginas: 112 / Formato: 14,00 cm x 21,00 cm
ISBN: 978-85-369-020-4

A oração é uma prática religiosa comum a diversas confissões religiosas. “É talvez a máxima expressão do amor entre a criatura e seu Criador”, ressalta o escritor Luis M. Benavides, nessa obra que aborda a oração das crianças. “As crianças estão capacitadas para viver autênticas experiências de oração, muitas delas mais espontâneas e sentidas que as dos adultos.”Benavides fala do caminho da oração, passando pelo relacionamento das crianças com Deus, das diferentes formas de oração, da iniciação ao silêncio nas crianças e da oração em família.

A partir de sua atividade na catequese de crianças, com a falta de métodos para iniciação dos pequenos na oração, o autor começou a reunir um conjunto de experiências e intercâmbios com outros catequistas e pais, buscando informações. Desse modo, o livro é recomendado a todos aqueles que sentem o desejo de despertar o sentido da oração nas crianças.



THOMAS MERTON
Uma vida com horizonte

Autor: Maria Luísa López Laguna
Tradução: Maria Pilar de Vasconcelos
Título original: Thomas Merton, una vida com horizonte
Páginas: 192 / Formato: 14,00 cm x 21,00 cm
ISBN: 978-85-369-0199-2

A importância histórica do trabalho do místico e pensador Thomas Merton, uma das figuras mais marcantes do século XX, é o foco deste livro. Dono de uma imensa fecundidade literária, Thomas Merton cultivou o dom de tocar o coração de um público heterogêneo, composto por homens e mulheres de diferentes classes sociais e países.

Mais do que a quantidade de livros, artigos, cartas e ensaios que escreveu, Merton é lembrado pela habilidade que tinha de unificar conceitos paradoxais, sem fazer distinção de povos, crenças, raça ou cor. Em linguagem simples e acessível, a autora presta um tributo de admiração, amizade e gratidão a Merton.

ALTAR VAZIO
As comunidades podem pedir a ordenação de ministros próprios?

Autor: Dom Fritz Lobinger
Tradução: Prof. Dr. Antônio José d Almeida
Título original: Every community its own ordained leaders: a picture book for discussing the shortage of priests
Páginas: 140 / Formato: 16,00 cm x 23,00 cm
ISBN: 978-85-369-0200-5

Dom Lobinger toca em um problema sério enfrentado pela Igreja Católica: a falta de sacerdotes. A questão é complexa e exige comprometimento, mas até agora poucos refletiram a fundo sobre como enfrentar o problema. Desse modo, o foco do autor é justamente oferecer uma opção para que leigos e padres animem-se a refletir sobre a questão, através de uma linguagem simples e com o auxílio de muitas ilustrações.

A proposta é que o assunto seja colocado em debate com toda a comunidade católica, para que se possa entender melhor as causas do problema e apontar sugestões de como superá-lo de forma adequada.

Fonte: DGNK Assessoria de Imprensa

Siga-me por Email