Ecologia
Vida ou Morte?



“A grande batalha do século XXI é travada na ecologia. Ou criamos uma nova consciência, controlando a sede insaciável de consumo e de desperdício, ou nos arruinamos todos juntos”. É com esse apelo que o renomado teólogo J. B. Libanio inicia seu novo livro,  “Ecologia – vida ou morte?”, da Editora Paulus.

A obra conta com mais de 30 artigos sobre o tema e aborda, entre vários aspectos, os impactos que a Terra vem sofrendo ao longo dos anos em decorrência da falta de ética do homem ao lidar com as questões ambientais. Para introduzir o leitor, Libanio inicia suas reflexões de forma cronológica, abordando o processo evolutivo do ser humano, o início da revolução industrial e as mudanças trazidas pela sociedade industrial avançada.

“Nos últimos cem anos, deu-se verdadeiro salto acrobático para alturas nunca imaginadas. Aposenta-se o carvão. Em seu lugar, o petróleo assume a absoluta liderança como fonte de energia, especialmente no mundo do transporte. Trens, automóveis, caminhões, ônibus, aviões, navios e milhares de tipos de máquinas são movidos pelo ouro negro. Toda uma ladainha se ouve a cada dia sobre os efeitos nefastos do dióxido de carbono. No entanto, as montadoras de veículos crescem cada vez mais, lançando no mercado milhões de automotores”, reflete o autor.

A obra também fala sobre a espiritualidade ecológica, destacando a figura de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, e seu famoso “Cântico das criaturas” ou “Cântico do irmão sol”, composto já no fim de sua vida, na língua italiana do século XII. Além disso, enfatiza a importância do teólogo e filósofo francês Teilhard de Chardin, que, no século passado, despertou nos cristãos a atenção para o novo continente científico que o evolucionismo abria. “Várias experiências marcaram a vida de Teilhard e propiciaram-lhe nova leitura da realidade. O núcleo de seu pensamento se expressa na ideia de um mundo em gênese, de uma matéria universal penetrada, animada e unificada em Cristo”, explica o teólogo.

Por apresentar uma estrutura que permite compreender a evolução da crise ambiental ao longo dos anos, ao final o leitor encontrará algumas reflexões sobre o que pode ser feito para proteger a vida na Terra. No artigo “Ecopedagogia”, por exemplo, Libânio destaca a influência negativa que o consumismo exerce nas crianças e a necessidade de educá-las a partir de um olhar crítico sobre o equilíbrio ecológico.

Ecologia – Vida ou Morte? é indicado para estudantes e profissionais de todas as áreas do conhecimento, religiosos, leigos e todas as pessoas dispostas a construir, no dia-a-dia, uma consciência ambiental e, consequentemente, um mundo melhor.

J. B. Libanio é padre jesuíta, escritor e teólogo. Ensina na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, e é vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.



Ficha Técnica:
Título: Ecologia - Vida ou Morte?
Autor: J. B. Libanio
Editora: Paulus Editora
Paginas: 80
Valor sugerido: R$ 10,00

Fonte: assessoria de imprensa institucional

Siga-me por Email