A Editora Cia. dos Livros, o jornalista e autor José Carlos Gutierrez e a Livraria da Vila convidam para a Festa de lançamento do livro “A Ponta do Iceberg”



Quando:  24 de março (quinta-feira) às 18h30

Onde: Livraria da Vila Jardim Paulista, Alameda Lorena, 1731
Manobristas no local – Fone  3062 1063

A Ponta do Iceberg


A história relatada nesta obra, parte ficção, parte verdade, é um alerta para os que se preocupam com a evolução de uma sociedade que passa por uma transformação, porém, até agora ignorada ou imperceptível pelos estudiosos. Outrora, quando a divisão socioeconômica determinava os rumos sociais levando-nos apenas a duas vertentes, a burguesia e o proletariado, ou os exploradores e os explorados, não se discutia a existência de um terceiro:
 a marginalidade.



Nesta obra de ficção, sustentada por fatos reais, o jornalista José Carlos Gutierrez, nos conta a  história  de  Augusto Martins Filho, que se passa na cidade de São Paulo, nos anos 60. Augustinho como  era   chamado,  filho de imigrantes espanhóis, pouco mais de 60 anos bem vividos, deixara o Rio de Janeiro trazendo marcas de um passado não muito condizente com os bons costumes e a moral. Vivera anos a fio como um fora da lei, na marginalidade. Um mundo distinto do tradicional que tem sua autos-sustentabilidade embasada no lado mais podre da laranja social. Vivia em um quarto do apartamento gentilmente cedido por sua filha, Maria do Carmo, que levava uma vida atribulada como aeronauta de uma grande empresa internacional de aviação, trabalhando com afinco para criar sua filha de sete anos, Maria do Pilar, após ter se separado de seu companheiro, um jovem de família portuguesa, não muito afeito ao trabalho e que atrapalhava seus objetivos de vida, pois, ainda não havia atingido sequer metade do que havia projetado.

Augustinho a tudo assistia e, para minorar sua preocupação com a filha, foi buscar no fundo de sua memória um passado de glórias em que tudo que fazia dava certo, como linimento para acalmar a dor que sentia no fundo de seu coração pois, sentia-se culpado por tudo que aconteceu na sua longa ausência quando em busca de aventuras, abandonou sua família.
   
O jornalista José Carlos Gutierrez* trabalha na área há 35 anos e, em entrevista a colega Marilu Amaral, destacou três episódios jornalísticos que marcaram sua vida — um deles citado  no livro: o acidente, no ano de 1987, do choque de dois trens da Central, na estação de Itaquera, onde morreram mais de 80 pessoas; o caso ocorrido na "Favela Três Cocos", quando com um companheiro seu de trabalho, foi sequestrado e levado para dentro da favela, testemunhar marcas de tiros de metralhadora que a PM havia deixado na noite anterior nos barracos de madeira, ferindo várias pessoas e matando um morador; e a cobertura do Curso do Sebrae para detentos no Pavilhão Nove do Carandiru, um dos relatos reais do livro "A Ponta do Iceberg".  A seguir entrevista completa.

Editora Cia. dos livros – O que o levou a escrever este livro?
Jose Carlos Gutierrez –  Para alertar a sociedade e os estudiosos sociais da existência de um terceiro segmento social: a "marginalidade".  

Editora Cia. dos livros – Seu trabalho, como jornalista, serviu de embasamento para a história, em quais pontos isso fica mais evidente?
Jose Carlos Gutierrez – Sim, como jornalista vivi algumas situações inusitadas junto a deliquência. A evidência dos fatos reais e as pesquisas realizadas em campo.

Editora Cia. dos livros – Quem é Augustinho, o principal personagem de sua obra?
Jose Carlos Gutierrez –  É um personagem fictício, mas que passa a ter vida própria a cada página lida e no transcorrer da história. 

Editora Cia. dos livros – Qual a parte mais forte do Livro? A que mais te emocionou?
Jose Carlos Gutierrez – O acidente letal com Regina

Editora Cia. dos livros –  Qual a grande contribuição de seu livro?
Jose Carlos Gutierrez – Fazer valer o alerta e que ainda deve-se confiar na raça humana.

Editora Cia. dos livros – Entre as diversas atividades que exerce e exerceu em sua vida, fora o jornalismo, quais as que mais lhe trouxeram satisfação?
Jose Carlos Gutierrez – São várias, me sinto um privilegiado, mas destaco, então: as do voluntariado junto às instituições sociais de minha comunidade: Itaquera e região;  e  de  assessorar, na área de jornais de bairro, o ex-presidente Jânio da Silva Quadros, quando candidato a prefeito. 

*Sobre José Carlos Gutierrez: jornalista, escritor, administrador de empresas e bacharel em direito, nasceu em 1946. Com um extenso e reconhecido currículo em vários meios de comunicação, como jornalista e relações públicas, hoje é diretor presidente do Jornal de Itaquera e do Correio Paulistano. É vice-presidente da AJORB- Associação de Jornais dos Bairros de São Paulo, com várias ações desenvolvidas em Instituições comerciais e sociais.  Seu primeiro livro: O Importante é Viver, foi lançado em 2007.

FICHA TÉCNICA
Livro: A Ponta do Iceberg
Autor: Jose Carlos Gutierrez
Editora: Cia. dos Livros
Nº de páginas: 142
Preço sugerido: R$ 25,90
ISBN: 978-85-63163-36-3

Fonte: Assessoria de Imprensa MGA Comunicações

Siga-me por Email