A Editora Cia. dos Livros, o jornalista e autor José Carlos Gutierrez e a Livraria da Vila convidam para a Festa de lançamento do livro “A Ponta do Iceberg”
Quando: 24 de março (quinta-feira) às 18h30
Onde: Livraria da Vila Jardim Paulista, Alameda Lorena, 1731
Manobristas no local – Fone 3062 1063
A Ponta do Iceberg
A história relatada nesta obra, parte ficção, parte verdade, é um alerta para os que se preocupam com a evolução de uma sociedade que passa por uma transformação, porém, até agora ignorada ou imperceptível pelos estudiosos. Outrora, quando a divisão socioeconômica determinava os rumos sociais levando-nos apenas a duas vertentes, a burguesia e o proletariado, ou os exploradores e os explorados, não se discutia a existência de um terceiro:
a marginalidade.
a marginalidade.
Augustinho a tudo assistia e, para minorar sua preocupação com a filha, foi buscar no fundo de sua memória um passado de glórias em que tudo que fazia dava certo, como linimento para acalmar a dor que sentia no fundo de seu coração pois, sentia-se culpado por tudo que aconteceu na sua longa ausência quando em busca de aventuras, abandonou sua família.
O jornalista José Carlos Gutierrez* trabalha na área há 35 anos e, em entrevista a colega Marilu Amaral, destacou três episódios jornalísticos que marcaram sua vida — um deles citado no livro: o acidente, no ano de 1987, do choque de dois trens da Central, na estação de Itaquera, onde morreram mais de 80 pessoas; o caso ocorrido na "Favela Três Cocos", quando com um companheiro seu de trabalho, foi sequestrado e levado para dentro da favela, testemunhar marcas de tiros de metralhadora que a PM havia deixado na noite anterior nos barracos de madeira, ferindo várias pessoas e matando um morador; e a cobertura do Curso do Sebrae para detentos no Pavilhão Nove do Carandiru, um dos relatos reais do livro "A Ponta do Iceberg". A seguir entrevista completa.
Editora Cia. dos livros – O que o levou a escrever este livro?
Jose Carlos Gutierrez – Para alertar a sociedade e os estudiosos sociais da existência de um terceiro segmento social: a "marginalidade".
Editora Cia. dos livros – Seu trabalho, como jornalista, serviu de embasamento para a história, em quais pontos isso fica mais evidente?
Jose Carlos Gutierrez – Sim, como jornalista vivi algumas situações inusitadas junto a deliquência. A evidência dos fatos reais e as pesquisas realizadas em campo.
Editora Cia. dos livros – Quem é Augustinho, o principal personagem de sua obra?
Jose Carlos Gutierrez – É um personagem fictício, mas que passa a ter vida própria a cada página lida e no transcorrer da história.
Editora Cia. dos livros – Qual a parte mais forte do Livro? A que mais te emocionou?
Jose Carlos Gutierrez – O acidente letal com Regina
Editora Cia. dos livros – Qual a grande contribuição de seu livro?
Jose Carlos Gutierrez – Fazer valer o alerta e que ainda deve-se confiar na raça humana.
Editora Cia. dos livros – Entre as diversas atividades que exerce e exerceu em sua vida, fora o jornalismo, quais as que mais lhe trouxeram satisfação?
Jose Carlos Gutierrez – São várias, me sinto um privilegiado, mas destaco, então: as do voluntariado junto às instituições sociais de minha comunidade: Itaquera e região; e de assessorar, na área de jornais de bairro, o ex-presidente Jânio da Silva Quadros, quando candidato a prefeito.
*Sobre José Carlos Gutierrez: jornalista, escritor, administrador de empresas e bacharel em direito, nasceu em 1946. Com um extenso e reconhecido currículo em vários meios de comunicação, como jornalista e relações públicas, hoje é diretor presidente do Jornal de Itaquera e do Correio Paulistano. É vice-presidente da AJORB- Associação de Jornais dos Bairros de São Paulo, com várias ações desenvolvidas em Instituições comerciais e sociais. Seu primeiro livro: O Importante é Viver, foi lançado em 2007.
FICHA TÉCNICA
Livro: A Ponta do Iceberg
Autor: Jose Carlos Gutierrez
Editora: Cia. dos Livros
Nº de páginas: 142
Preço sugerido: R$ 25,90
ISBN: 978-85-63163-36-3
Fonte: Assessoria de Imprensa MGA Comunicações