Mercado Editorial

Vértice Books adquire Empório do Livro
Com o negócio a empresa amplia sua área de atuação no mercado
 editorial e deve aumentar o faturamento em 50% em 2011

A distribuidora Vértice Books, antes com foco na distribuição de livros técnicos para bibliotecas públicas e privadas e comércio eletrônico, ao adquirir a Empório do Livro — premiada como melhor distribuidora do ano de 2010, pela Associação Nacional de Livrarias — passa a atuar na distribuição para livrarias, nacionalmente, de obras gerais e técnicas, além de incorporar a atividades de editora.
A Vértice Books manterá as duas marcas de distribuidoras e o selo editorial Empório do Livro. Em 2010 a distribuidora Vértice Books registrou aumento de 77% em seu faturamento em relação a 2009 e já prevê para 2011, só com a aquisição da Empório do Livro, aumento de 50% no faturamento.
No segmento de bibliotecas, até agora com foco no público universitário, a nova empresa também deve levar seu trabalho para os acervos de instituições de ensino fundamental e médio.
Na produção editorial, a nova Vértice Books também pretende ampliar o gênero de obras do catálogo, já que a Empório do Livro até o momento vinha editando livros de arquitetura, poesia e literatura geral, passando a incluir livros universitários paradidáticos.
“Com a Empório do Livro vamos complementar linhas de negócios em que ainda não atuávamos. A sinergia das empresas nos permitirá melhorar a capacidade de atendimento e a estrutura de compras das editoras, otimizando as negociações”, declara Carlos Henrique de Carvalho Filho, diretor da Vértice Books, complementando que a empresa já analisa a possibilidade de novamente ampliar o negócio, desta vez na venda de livros, com a abertura de livrarias próprias.
As empresas
A Vértice Books foi constituída no final de 2004 por Carlos Henrique de Carvalho Filho, que em maio de 2010 vendeu a Revista dos Tribunais para o grupo ThomsonReuters, com o objetivo de distribuir os livros da Revista dos Tribunais e de outras editoras jurídicas. A partir de janeiro de 2007, ao observar a exigência do mercado pela ampliação da distribuição de livros de outras áreas alem da jurídica, passou operar com livros de diversos gêneros literários, profissionais e técnicos das melhores editoras do País e do exterior.
Há 14 anos no mercado, a Empório do Livro, fundada por Marta Elaine Blanco, que permanecerá na gestão da empresa, representa em torno de 400 editoras diante do comércio varejista de livros. Entre seus clientes estão as maiores redes de livrarias como Cultura, Saraiva e Siciliano e entre seus fornecedores encontra-se as maiores editoras como Companhia das Letras e as principais Editoras Universitárias. Tem aproximadamente 50.000 títulos disponíveis, sendo que, em média, são lançados pelas editoras clientes cerca de 400 novos títulos ao mês.
Fonte: Assessoria de Imprensa Vértice Books MGA Comunicações  

Siga-me por Email