Vital Brazil


“A única felicidade da vida está na consciência de ter realizado algo útil em benefício da comunidade”, esta é a frase que resume a vida de um dos maiores cientistas brasileiros e está presente no livro “Vital Brazil”, de Carla Caruso, que foi lançado no último dia 19 de março, pela Callis Editora.

Longe de apenas revelar a trajetória vitoriosa do médico fundador de dois importantes institutos de pesquisa do País (o Butantan, em São Paulo, e o Vital Brazil, no Rio de Janeiro), a autora traz na biografia a essência, os sonhos e as dificuldades do menino nascido em Campanha, interior de Minas Gerais, em abril de 1865.

Filho de Mariana Carolina e de José Manoel - tão criativo que não deu a nenhum dos filhos o sobrenome paterno preferiu batizá-los com os nomes das cidades em que nasciam - Vital Brazil Mineiro de Campanha desde cedo fez muitas descobertas. Aprendeu com o avô a fabricar fumo e farinha, moer cana e muitas outras coisas.

Mas a vida na fazenda do avô não duraria muito tempo. Logo, o pequeno Vital se mudaria para a cidade de Itajubá por conta do espírito livre e aventureiro do pai, que durante sua vida teve várias profissões e não era acostumado a se estabelecer em um único local.  Caldas, Poços de Caldas, Guaxupé, São Paulo e Rio de Janeiro foram algumas cidades pelas quais passaram a família.

E foi na cidade carioca que Vital realizou o maior sonho de sua vida: ser médico. Como era de família humilde, para concluir a universidade o jovem passava as madrugadas estudando a luz de lamparinas e com os pés imersos em uma bacia de água fria para se manter acordado, após ter trabalhado o durante o dia com escrevente de polícia ou dando aulas particulares.

Ainda durante a faculdade, o contato com uma planta homeopática utilizada contra o veneno das serpentes, despertou no jovem médico a vontade de combater as moléstias provocadas pelos répteis e mudou, definitivamente, sua vida. Mais tarde, tornaria-se famoso pela fundação do Instituto Butantan e pela publicação de mais de 100 trabalhos científicos no Brasil e no exterior.
 
O título, pertencente à “Coleção a luta de cada um”, narra muito além de curiosidades científicas. “A criatividade, sua maneira de ser e de transformar a realidade diante de situações adversas, quase impeditivas, foram características que me encantaram em Vital”, afirma Carla Caruso.

Durante o lançamento, a autora Carla Caruso realizará uma sessão de autógrafos. Além do coquetel, os presentes, poderão participar de uma divertida brincadeira. Sob a coordenação do Atelier Caixa D’água, será realizada uma oficina de serpentes, onde os répteis serão confeccionados com pedaços de pano e fitas coloridas.

Ficha Técnica:
Título: “Vital Brazil”
Autor:a Carla Caruso
64 páginas
Preço sugerido: 26,90
Editora: Callis

Fonte: Assessoria de Imprensa Retoque Comunicação

Siga-me por Email