Chico César abre Salão do Livro de Guarulhos nesta sexta-feira

Evento homenageia Jorge Amado e reúne grandes nomes, como Ruy Castro, Mário Prata, Zuenir Ventura, Arnaldo Antunes, Flávio Gikovate, Olgária Matos e Thalita Rebouças; o angolano José Eduardo Agualusa é um dos destaques internacionais. Expectativa é receber 200 mil pessoas


Com o slogan “Cidade amiga da leitura”, o Salão do Livro de Guarulhos 2011 começa nesta sexta-feira (29) com uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado (1912-2001). Esta é a segunda edição do evento, que já é considerado um dos maiores do gênero na região metropolitana de São Paulo. Em uma tenda climatizada de 8 mil m², 78 estandes receberão cerca de 80 mil títulos. A estrutura conta ainda com cerca de 600 vagas de estacionamento. O Salão do Livro de Guarulhos vai até do dia 8 de maio, na avenida Odair Santanelli, s/n, no bairro Parque Cecap. A abertura do Salão terá show do cantor Chico César, a partir das 19h, no auditório do evento.

Este ano o evento terá como destaque escritores e artistas como Ruy Castro, Mário Prata, Xico Sá, Zuenir Ventura, Arnaldo Antunes, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, Contardo Calligaris, Olgária Matos, José Miguel Wisnik, Flavio Gikovate, Serginho Groisman, Thalita Rebouças, Jairo Bouer, Laura Muller e Elomar. Três escritores internacionais também participam do Salão: José Manuel Prieto (Cuba), José Eduardo Agualusa (Angola) e José Pacheco (Portugal). Uma novidade deste ano é o Espaço Cultural Moacyr Scliar, criado em homenagem ao escritor gaúcho que participou do Salão em 2010 e faleceu em fevereiro deste ano.

Durante o evento, importantes obras da literatura mundial poderão ser adquiridas com descontos de até 20% na promoção do livro do dia. Entre as atividades programadas estão bate-papos sobre temas de interesse do público jovem, conversas com compositores sobre suas poéticas musicais, diálogos com autores que escrevem sobre o comportamento humano e palestras e mesas redondas sobre literatura, arte, cultura, filosofia e educação. Para as crianças, o evento terá uma programação especial, com contação de histórias, mostra de cinema infantil, espetáculos teatrais e circenses, além de uma oficina de games literários e uma estação itinerante de ciência.

O Salão do Livro de Guarulhos 2011 é uma realização da Prefeitura de Guarulhos em parceria com a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e a Associação Nacional de Livrarias (ANL). Mais informações estão disponíveis no site: guarulhos.sp.gov.br/salaodolivro.
Ficha Técnica
Salão do Livro de Guarulhos 2011
Quando: de 29/4 a 8/5, das 10h às 22h
Onde: Rua Odair Santanelli – Parque Cecap (Guarulhos – SP)
Entrada: gratuita
Estacionamento: gratuito
Indicação: livre

Fonte: assessoria de imprensa Ex-Libris Comunicação Integrada

Siga-me por Email