Desafios da Gestão Universitária Contemporânea
 

Livro aborda a necessidade de profissionalização da gestão educacional
 
Artigos de diversos educadores apontam ações adotadas pelos gestores, a fim de obter vantagem competitiva. Coletânea recém-lançada no Brasil reúne estudos de cerca de vinte pesquisadores e profissionais que atuam em gestão educacional. Dentre as várias abordagens, a preocupação central está em retratar a influência da gestão educacional para o sucesso dos empreendimentos educacionais.

Segundo Sônia Colombo, organizadora da obra, a coletânea traz um extenso conteúdo para apresentar os caminhos atuais da educação superior: suas oportunidades, obstáculos e desafios.

Junto a isso, a intenção é refletir sobre a influência do mercado na condução do “negócio escola”, demonstrando as ações adotadas pelos gestores educacionais para obterem vantagem competitiva à sua instituição. “A gestão educacional é um tema ainda pouco debatido no Brasil. O interesse e a preocupação em aperfeiçoar a gestão são aspectos relativamente novos no cenário da educação brasileira”, comenta Sônia Colombo.

Para Solano Portela, Diretor de Planejamento e Finanças do Mackenzie e um dos autores da obra, o maior desafio na gestão das Instituições de Ensino Superior é absorver corretamente as grandes mudanças administrativas. “A nova realidade educacional é provocada pela globalização, pelo desenvolvimento de novas tecnologias de informação, pelo surgimento de novas instituições de ensino superior, acirrando a concorrência, e, mais recentemente, por crises financeiras, conjunturais e sistêmicas. Tudo isso deve ser levado em conta pelos gestores educacionais”, destaca.

Em seu capítulo, por exemplo, Solano Portela destaca o desafio das mudanças no papel do gestor, especificamente no setor financeiro. Com a consolidação da Tecnologia da Informação na área educacional, todos os departamentos passaram a ser interligados. “A área financeira, enquanto mantém e não se descuida dos registros e controles internos, passa a levantar e se preocupar cada vez mais externamente com questões como o ambiente de negócios, o cenário educacional, o suprimento de informações que formularão estratégias institucionais e outros setores da Instituição”, comenta Solano.

O livro Desafios da Gestão Universitária Contemporânea explicita a complexidade das instituições de ensino superior e as várias áreas que compõem a gestão escolar. “A principal transformação que procuramos retratar nesta obra é a busca pela profissionalização da gestão. Ela não pode mais ser amadora e fragmentada. A gestão precisa ser integrada, envolvendo todas as áreas que compõem uma instituição de ensino, bem como sintonizada com as tendências do mercado, as necessidades dos clientes e a adoção de novas tecnologias”, avalia a organizadora Sônia Colombo.


Ficha técnica:
Livro: Desafios da Gestão Universitária Contemporânea
Editora: Artmed
Páginas: 376
Informações: http://www.grupoaeditoras.com.br/
Contato: 0800 703 3444

Fonte: assessoria de imprensa ADS Brasil
 

Siga-me por Email