E as estrelas, quantas são?



Em “E as estrelas, quantas são?”, a italiana Giulia Carcasi aborda o universo juvenil de personagens que descobrem a amizade, o amor, o sexo e tateiam o caminho de passagem para a vida adulta. Ela conta essa história a partir de dois pontos de vista: um feminino e outro masculino, no livro dividido em duas narrativas.

Duas vozes contam a mesma história, dois prismas, dois corações. Tudo brota de um modo arrebatador durante a fase de mutação entre o final da adolescência e o começo da vida adulta. E a jovem escritora italiana Giulia Carcasi optou por narrar esse período da maneira mais intensa possível: são os dois protagonistas que contam, em primeira pessoa, o seu cotidiano – o que traz contornos realistas ao romance. São questionamentos, dilemas de amor e muitas descobertas que recheiam o livro E as estrelas, quantas são?

É o leitor quem decide se vai desbravar a trama a partir da visão de Alice ou de Carlo. Ela é sonhadora, inteligente e criativa, enquanto ele é sensível e procura o seu lugar ao sol entre a turma da escola.

Na história romântica, os relacionamentos assumem vários formatos. Alice e Carlo se tornam amigos e cúmplices. Mas a princípio são seduzidos por outras pessoas. Alice se apaixona por Giorgio, que segue o estereótipo do menino bonito da escola, enquanto Carlo se envolve com Ludovica, que também se enquadra na ala mais popular, porém superficial.

Além de acabar descobrindo a traição de Giorgio, Alice também tem de encarar o divórcio de seus pais. Carlo sempre está a seu lado, primeiro como amigo e depois como namorado. E é depois que as aulas acabam que os dois vivem juntos um intenso verão.

O texto repleto de diálogos coloca o leitor bem no centro da atmosfera juvenil do colégio. Como autora italiana, Giulia não poderia deixar de fazer algumas referências a grifes e marcas de carros – a moda e os carrões são paixões nacionais. Até letras de música aparecem para expressar os conturbados sentimentos dos personagens, cuja expectativa pela primeira experiência sexual é uma das maiores inquietações.

Sobre a autora: Giulia Carcasi nasceu em 1984 em Roma, cidade onde vive e estuda Medicina. E as estrelas, quantas são? é o seu primeiro romance e chegou às listas de livros mais vendidos na Itália.

Ficha Técnica:
Livro: E as estrelas quantas são?
Autora: Giulia Carcasi
Editora: Planeta
Páginas: 272
Preço sugerido: R$ 24,90

Fonte: assessoria de imprensa Lu Fernandes Comunicação

Siga-me por Email