1º Encontro de Educação do Flipoços

O evento acontece no dia 06 de maio, no Teatro da Urca, a partir das 9h, com a palestra ‘A Leitura, O Livro e O Editor’, que será ministrada pelo fundador da Cortez Editora, José Xavier Cortez. Será um dia todo dedicado à Educação com grandes nomes e autores da área.

A Cortez Editora em parceria com a GSC Eventos Especiais, e em conjunto com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas, oferece o 1º Encontro de Educação do Flipoços. Um encontro voltado para Educadores, Professores e profissionais da área, que integra a programação da ‘VI Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços’. Estarão presentes renomados palestrantes e escritores para um dia dedicado especialmente aos profissionais da área de Educação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência pelos contatos: GSC Eventos Especiais (35)3697-1551 e Secretaria de Educação (35) 3697-2105.

A Cortez Editora está presente na Feira Nacional de Livros de Poços de Caldas
com dois estandes interligados: 24 e 47, de 24m².


Conheça a programação Oficial 1º Encontro da Educação do Flipoços abaixo:

Data: 06/05/2011 – sexta-feira

– 9h – Palestra: Oralidade Nos Anos Iniciais
Palestrante: Cléo Busatto (Curitiba/PR)
Proposta: Essa palestra apresenta a oralidade enquanto suporte para o letramento, alfabetização e expressão, considerando que é nos primeiros anos da formação do ser humano, que ocorre a elaboração da linguagem. Isso nos leva a refletir a oralidade, como ponte de acesso às diferentes dimensões do conhecimento e a literatura, como instrumento para facilitar essa passagem. Por esse motivo a importância em priorizar recursos como a narração oral de histórias, a leitura em voz alta, os círculos da palavra, os círculos da escuta, rodas para soar a fala estética e outras representações. Ler e reler; contar, ouvir e recontar histórias; interpretar o texto e o mundo. Eis a oralidade, um dos principais objetivos do trabalho pedagógico, atuando para a formação de um sujeito-leitor.
Sobre a palestrante: É escritora e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura infantojuvenil. Narradora oral de histórias. Nos últimos cinco anos, o número de profissionais capacitados por ela ultrapassou a marca de 40.000, e as suas histórias foram ouvidas por mais de 60.000 pessoas. Investiga a narração oral no meio digital o que resulta na produção de softwares educativos. Mestre em Teoria Literária pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
Público Alvo: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos e áreas afins.

– 10h15 - Intervalo para Café (Ambiente da Feira)

- 10h30 - Palestra: Perguntas individuais para respostas coletivas
Palestrante: Silmara Rascalha Casadei (São Paulo/SP)
Palestra: A percepção e a pergunta. De onde surgiram as perguntas? A educação, o mundo e a necessidade de novas respostas. A importância de darmos voz à infância e à juventude. O intercâmbio de valores e de culturas que garantam o direito de pensar, expressar, dialogar e coexistir. Afinal, quem são eles, alunos? Quem somos nós, professores?
A pergunta sobre a própria história para a renovação da vida.
Sobre a palestrante: É Pedagoga, MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV. Mestra em Educação: Currículo pela PUC SP. Membro da Academia de Letras da Grande São Paulo. Educadora há 25 anos e diretora de escola. Autora de livros de literatura infantil e juvenil. Junto com o Prof. Mario Sergio Cortella coordena a coleção 'Tá sabendo? - livros destinados ao público infantojuvenil que objetiva contribuir para a formação de personalidades indagadoras, flexíveis, criativas e cooperativas.
Público Alvo: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos e áreas afins.

- 12h – Intervalo para almoço

- 13h30 – Palestra: Formação de Professores - Desafios E Perspectivas
Palestrante: Selma Garrido Pimenta (São Paulo/SP)
Proposta: Partindo da concepção da educação como prática mediadora das práticas históricas mediante as quais os homens constroem sua existência pessoal e social, a mesa redonda desenvolve e põe em discussão os pressupostos da formação e da atuação prática do professor.  Defende a ideia  de que só será assegurada  qualidade à sua prática se, ao longo de sua formação, lhe  for  garantido pelas  mediações pedagógicas e curriculares, um complexo articulado de elementos formativos, de natureza epistêmica, ética, estética e política.
Sobre a palestrante: é professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. É Coordenadora da Coleção Docência em Formação, da Cortez Editora. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Público Alvo: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos e áreas afins.

- 14h30 - Caminhos para Transformar Sonhos em Realizações
Palestrante: Amir Piedade (São Paulo/SP)
Palestra: Esta oficina tem como objetivo principal, orientar os novos autores sobre como trabalhar e apresentar bem um texto e, para os ilustradores, como fazer um trabalho delicado e perfeitamente integrado ao texto para crianças. Além disso, aborda aspectos práticos, como por exemplo: reescrever textos próprios; discutir os tipos de letras para cada faixa etária; tipos de textos (literário, informativo, didático, paradidático).
Sobre o palestrante: é editor da Cortez Editora, nas áreas: Literatura Infantil e Juvenil. Docente no curso de Pedagogia da UNIFIG – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – em Guarulhos e na pós-graduação da UNISA – Universidade de Santo Amaro, em São Paulo.
Público Alvo: Autores e ilustradores iniciantes, contadores de histórias, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

- 15h30 – Palestra com Galeno Amorim

- 16h - Intervalo para Café (Ambiente da Feira)

- 16h30 – Palestra: A Leitura, O Livro e O Editor
Palestrante: José Xavier Cortez (São Paulo/SP)
Proposta: Abordar sobre a importância da leitura no processo de desenvolvimento do ser humano. Este evento estimula e incentiva o prazer pela leitura, sendo o livro abordado como um dos suportes fundamentais capazes de transformar uma vida. Tendo no papel do editor, pouco visível nesse processo, desmistificar o conceito do valor do livro e conscientizar os processos que envolvem à sua produção editorial, desde a concepção do original até a sua distribuição para o público leitor no mercado livreiro.

Obs.: será exibido o vídeo biográfico “O Semeador de Livros” sobre a história de vida de José Xavier Cortez (42 minutos), seguido de debate e abertura para perguntas.

Sobre o palestrante: Nordestino com trajetória consagrada no mercado editorial e livreiro, que têm sua trajetória descrita através do documentário “O Semeador de Livros” e pelas biografias: A Saga de um Sonhador e Como um Rio: o percurso do menino Cortez (infantil). É editor com prestigio nacional, publicando importantes autores nacionais e internacionais.

Público Alvo: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais do livro.

- 18h – Homenagem Especial ao Editor José Xavier Cortez
- 20h – Palestra de Encerramento do 1º. Encontro de Educação do Flipoços 2011 com Rubem Alves “Sobre o Tempo e a Eternidade”.

Ficha Técnica:
O que: 1º Encontro de Educação em Flipoços,
VI Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços’.
Data: 06/05/2011 - sexta-feira
Horário: a partir das 9h
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n - Centro
- Em frente ao Relógio Floral.
Agendamento: ligue para (35) 3697 1551 ou
envie e-mail para assistente@gsceventos.com.br

Fonte: assessoria de imprensa MGA Comunicações

Siga-me por Email