Eduardo Leite Bacuri 


O livro 'Eduardo Leite Bacuri' , da jornalista e pesquisadora Vanessa Gonçalves, surge para ocupar um espaço vazio inexplicável no resgate da história recente do país.

Bacuri, militante de esquerda e comandante da guerrilha urbana brasileira de combate à ditadura militar brasileira virou símbolo de resistência e firmeza de convicções. No entanto, apesar de muito falado, nunca foi escrito um livro sequer para contar sobre sua vida e sobre as circunstâncias de sua prisão e assassinato após 109 dias de torturas. O perfil de militante é fantástico, mas o perfil humano é fundamental.

A pesquisa realizada pela autora é impecável e essencial para entender o modus operandi criminoso da ditadura que infernizou o país por longos 21 anos. Detalhes fundamentais revelam toda a sordidez dos torturadores, mas mostra também a intrincada rede de impunidade montada para o assassinato de Bacuri.

Por outro lado, o livro revela a dedicação dos que lutavam contra a opressão ditatorial e sua incrível e ousada resistência. Revela também segredos nunca antes contados, que mostram que a luta desigual foi enfrentada com criatividade e persistência solidária.

O texto de apresentação, escrito pelo ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi, é magnífico. Coroa a obra por sua delicadeza e afirmações corretas.

Ficha Técnica:
Título: Eduardo Leite Bacuri
Autor(a): Vanessa Gonçalves
Editora: Plena Editorial (http://www.plenaeditorial.com.br/)
Formato:  16 x  22,5 cm
Páginas: 212
ISBN: 978-85-63367-068
Preço: R$ 35,00

Description: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
Sobre a autora: Vanessa Gonçalves, formada em comunicação social trabalha atualmente como redatora publicitária. Pesquisadora interessada em tudo o que aconteceu com seu país nos tempos da mais recente ditadura, se aproximou dos militantes de luta armada contra o regime militar para conhecer a história e acabou por ser mais uma militante do Núcleo de Preservação da Memória Política.

Siga-me por Email