LIVRO MOSTRA COMO A RECOLOCAÇÃO DA NOTÍCIA ACONTECE E QUAIS SERÃO OS EFEITOS E RESULTADOS PARA A POPULAÇÃO


 
Obra de Ken Doctor, proeminente analista de mídia, questiona a quantidade e a qualidade de notícias que chegam ao público
Será que a mídia impressa e televisiva perderá lugar para o conteúdo digital? Como será o futuro dos jornais e da TV frente às novidades tecnológicas? Tais perguntas são pertinentes e fazem todo o sentido quando se pensa em revolução midiática. No cenário atual, ao qual dispomos de diversas ferramentas imediatistas como, por exemplo, as redes sociais e sites que levam a notícia ao público alvo e, que além de ser uma tendência, é um dos pontos fortes, pode-se dizer que estamos em uma nova fase de transformação da notícia. Em que não tem mais apenas o papel de informar. Abrange outros setores além do jornalismo.
E para entender melhor este tema, assim como os preceitos aplicados neste novo processo, a Editora Pensamento Cultrix, lança no Brasil o polêmico e completo guia de mídia: “Newsonomics – Doze Novas Tendências que Moldarão as Notícias e o Seu Impacto na Economia Mundial”, de Ken Doctor – analista de mídia norte americano. Na obra, atualizada e com dados recentes sobre o mercado e universo da notícia, o autor demonstra estatísticas, exemplos de sucesso e fracasso de algumas mídias, que eram e ainda são grandes potências do jornalismo, assim como, também, questiona a qualidade e quantidade de notícias que chegam para o público, uma vez que há menos profissionais no mercado para correrem atrás de fatos novos e diferentes, mas em contra partida novos modelos para ‘noticiar’ estão crescendo e se tornaram indispensáveis na era global.
Para Doctor, que também é dono do site ‘Newsonomics.com’, a fase atual é de transformação para a notícia, como também para a forma em que será repassada. “Temos o mundo do jornalismo que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana, é claro, e depois temos quase instantâneo e onipresente o mundo das notícias a respeito das notícias”, comenta. Ou seja, vivemos no mundo globalizado, onde tudo está em evidência de maneira extrema, no qual não há mais fronteiras ou mesmo obstáculos para chegar a qualquer parte do planeta, com veracidade e teor noticioso com responsabilidade. “Uma nova era, uma nova revolução da mídia, com preceitos tecnológicos acessíveis a todos, essa é a proposta para hoje e para os próximos anos”, ressalta.
Assim como foi para Gutenberg – que introduziu a forma moderna de impressão de livros e jornais por meio de tipografia, em 1439, dando origem a Revolução da Imprensa, um dos eventos mais importantes do período moderno – a tecnologia atual e as mídias digitais, além da qualificação diversificada exigida cada dia mais aos profissionais de comunicação, são responsáveis por esta mudança de comportamento no que diz respeito à busca de conhecimento, de cultura, de negócios (uma vez que há muita publicidade) e, sobretudo, da notícia. “A segunda década do século XXI será de fato uma Década de Notícias Digitais, com sites, blog, redes sociais, TVs Webs, Rádios Web, entre tantas outras possibilidades”, enfatiza Doctor.
Em “Newsonomics – Doze Novas Tendências que Moldarão as Notícias e o Seu Impacto na Economia Mundial”, o leitor interessado em jornalismo ou em comunicação não encontrará criticas sobre a mídia, nem tão pouco dados negativos. A proposta da obra, segundo Doctor, é debater os altos e baixos do segmento jornalístico apresentados nos últimos dois anos, com seus diferentes perfis de resultados de empregabilidade, cenário de mercado e sua atuação, além de explanar pontos determinantes sobre a audiência midiática, relacionadas e classificadas como passiva e ativa.
Ainda, há exemplos de grandes de empresas jornalísticas ou de comunicação dos Estados Unidos e de outros países que tem o jornalismo como exemplo para o mundo. Uma obra excelente para ser acompanhada por estudantes, professores e todos àqueles que se interessam pela qualidade do que chegam até eles pelo caminho da notícia – jornalismo praticado por inúmeras e inesgotáveis ferramentas contemporâneas. Uma das dicas apresentadas, também, são frases de peso de grandes construtores de notícia, estudiosos e intelectuais da história mundial.
Conheça a opinião de alguns especialistas sobre a obra:

"Ken Doctor é uma das pessoas mais inteligentes que eu conheço na área de notícia de negócio. Onde há tantas pessoas com a cabeça nas nuvens ou debaixo da mesa, ele enfrentou, já há bastante tempo, uma realidade de mudança. Ele conhece os vencedores dos perdedores. Seu livro é simplesmente o melhor primário até agora para o futuro das notícias". – Por Michael Wolff, autor de O Homem Wha Owns the News: Inside the Secret Warld af Rupert Murdach

"O modelo de negócios para o jornalismo está quebrado. Ken Doctor reune as peças e oferece esperança para aqueles que são inteligentes e corajosos o suficiente para aceitar a mudança" – Por Gordon Crovitz, ex-Editora, Wall Street Journal, co-fundador Jornalismo Online.

Este é um informativo maravilhosamente escrito e de conversação que deve ser uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada no jornalismo do futuro. "Newsonomics" capta a energia, criatividade, paixão e oportunidade deste transformacional período para o jornalismo e para a mídia. É divertido de ler e cheio de fatos relevantes e contextos da história atual - Por Robert J. Rosenthal, diretor executivo do Centro de Jornalismo Investigativo.

"Ken Doctor é um dos mais importantes e reconhecidos analistas na mídia de hoje. Com Newsonomics, ele criou alguns mecanismos de otimismo para que haja uma maneira segura de navegar pelo terreno difícil, com obstáculos e altos e baixos. Newsonomics é uma leitura obrigatória e vai deixá-lo preparado para as mudanças na mídia e na forma como será consumida" – Por Bernie Lunzer, Presidente jornal deA Grêmio-CWA.

"Se você está no negócio de notícias ou em algum outro na indústria, Newsonomics, oferece idéias sensatas para mover frente em qualquer negócio, é um estudo de caso sobre a rapidez com que o seu modelo de negócios pode ser transformado" – Por Clare Hart, Presidente, DowJones empresa Media Group.


Ficha Técnica:
Livro: Newsonomics – Doze Novas Tendências que Moldarão as Notícias e o Seu Impacto na Economia Mundial
Autor: Ken Doctor
Editora: Pensamento-Cultrix


Fonte: Parceria 6 Assessoria de Imprensa

Siga-me por Email