Livro mostra uma visão ampla e provocativa do
mundo dos negócios

De noções e exemplos de publicidade a questões técnicas como Capital de Giro, a obra percorre em suas quase 550 páginas o universo corporativo para aproximar o leitor da fascinante prática da Administração
“Administração é um assunto tão universal que está presente em cada aspecto da nossa vida cotidiana, sem mesmo nos darmos conta disso”. A declaração é do consultor de negócios Paulo Buchsbaum, autor de Frases Geniais - que você gostaria de ter dito (2004) e Do Bestial ao Genial - Frases de Política (2006). Ao lado do irmão e também consultor Marcio Buchsbaum, ele lança, pela editora Cengage Learning, Negócios S/A: Administração na Prática.

Leitura agradável e dinâmica, Negócios S/A inova e empolga ao colocar o fator humano como base para compreender o mundo dos negócios. Pesquisas intensas em Psicologia Social e Biologia Evolucionista foram essenciais para imprimir esse tom ao livro, segundo os autores. Para eles, não há como mergulhar de fato na Administração, sem compreender a essência do ser humano, suas necessidades e motivações - e, justamente por isso, iniciam o livro com temas voltados para o indivíduo, entre eles, a autoconfiança, a gestão de tempo e a criatividade.

Os autores desmentem muitos dos desafios comumente apontados para a liderança no século XXI. “Primeiro a liderança se aplica a muitos contextos - de um galpão precário na China à uma empresa de consultoria - com exigências distintas. Depois, os requisitos básicos de uma boa liderança já foram estabelecidos há muitos anos e não se modificam, nem para o século XXI. Há muito está demonstrado que se obtém mais a partir de uma liderança humanizada, que inclua atitudes como orientar, saber ouvir e valorizar o colaborador" – comenta Paulo Buchsbaum.

Para Buchsbaum, o verdadeiro desafio do século XXI é a universalização da Internet e de suas formas de acesso, propiciadas pela onipresença de tablets, smartphones e celulares:  “a internet dissemina relacionamentos, aproxima diversas classes sociais sem fronteiras geográficas, traz novas formas de publicidade, estimula a terceirização, cria mercados e negócios, compete com negócios "reais" e também os complementa – pondera.

Segundo o autor, é essencial que os líderes atuais, principalmente nas posições mais altas, estejam atentos às transformações ocasionadas pelo advento da tecnologia, das redes sociais e as vivenciem, já que elas provocarão intensas mudanças culturais. Ele complementa que é preciso que o líder se informe bem em pouco tempo e para isso detalha no livro uma série de boas práticas.

Teoria ou prática com leveza
Liderança e comunicação eficazes são apenas algumas das searas pelas quais os autores se aprofundam. Abrangente, Negócios S/A discorre sobre uma ampla variedade de assuntos ligados à administração usando uma linguagem simples e, ao mesmo tempo, provocativa. “A proposta do livro é permitir que mesmo o leitor que não tenha tanta intimidade com o assunto, compreenda os conceitos básicos de administração sem dificuldades. Com capítulos independentes, a obra funciona como um ponto de partida para o estudante, empreendedor ou qualquer profissional que trabalhe em uma empresa: do funcionário iniciante ao CEO. Além de acessível e prático, o livro estimula o interessado a entender e a questionar este universo e ilustra diversas situações através de muitos exemplos: de pequenos relatos empresariais ou sobre personalidades até cases comparativos de gigantes do mercado como Wal-Mart, Coca-Cola e IBM” – conclui Paulo.

Em relação ao empreendedorismo, o livro traz uma série de dicas e práticas, ao mesmo tempo que combate mitos clássicos como dizer que um negócio é 1% de inspiração e 99% de transpiração ou que é preciso ser muito ousado para vencer.

O livro não foge também de temas mais técnicos. Por exemplo, em relação ao tópico de orçamento, contesta diversas práticas orçamentárias usuais, abordando suas limitações, problemas decorrentes e o que pode ser feito, além de citar exemplos de empresas que sequer fazem um orçamento formal, como a Rhodia e a Toyota.

Nem tudo é polêmica; há questões de mera aplicabilidade - entre elas, as formas práticas de se montar análises, meios de tirar conclusões pertinentes sobre os dados e tomar as decisões necessárias decorrentes da análise, ferramentas que, segundo os autores, são verdadeiras lacunas para muitos formandos de administração.

Marketing, governança corporativa, terceirização, modismos, tecnologia da informação e sustentabilidade são alguns dos outros temas esmiuçados no livro. A sustentabilidade, aliás, é tratada pelos autores como um dos grandes desafios do século XXI. Segundo eles, o aumento exponencial da importância das questões ambientais deve sacudir os paradigmas econômicos mundiais nas próximas décadas. Diante deste cenário haverão novas oportunidades de negócios, novas profissões e uma possível ameaça ao modelo atual de desenvolvimento. “Os grandes líderes cada vez mais terão que incorporar as questões ambientais à sua pauta de trabalho, não apenas para minimizar os impactos ambientais de suas empresas, ou até revertê-los, mas também para lidar com um mundo que poderá viver uma nova ordem econômica, em função dessas questões” – avalia Paulo.

Sobre os autores:
Paulo Buchsbaum é geólogo pela UFRJ e mestre em informática pela PUC-RJ. Foi geofísico da Petrobrás e professor universitário da PUC-RJ e UFF. Há mais de 20 anos presta consultoria e treinamento para empresas como Brahma, Vale, Cosigua, Golden Cross e Casa & Vídeo, entre outras. Publicou os livros "Frases Geniais - que você gostaria de ter dito" (2004) e "Do Bestial ao Genial - Frases de Política" (2006).

Marcio Buchsbaum é engenheiro pela UFRJ, com mestrado inconcluso em informática pela PUC-RJ, onde também foi professor. Trabalhou e deu consultoria na Unisys, Vale, Banco do Brasil, Golden Cross, BANERJ, CTIS, Dataprev, Banco Econômico, Agrobanco, Fábrica Bangu de Tecidos e Casa & Vídeo. É autor do blog dicasdoconsumidor.blogspot.com

Negócios S/A: Administração na Prática
de Paulo Buchsbaum e Marcio Buchsbaum
546 páginas; Formato: 18 x 26 cm; Preço: R$ 95,90
Editora Cengage Learning, 2011

Fonte: Parceria 6 – Assessoria de Comunicação

Siga-me por Email