Livro reúne técnicas exclusivas capazes de elevar a performance do cérebro humano


Best-seller mundial, traduzido em mais de 30 idiomas e que já vendeu mais de meio milhão de exemplares em 200 países chega ao Brasil pela Integrare Editora, com a promessa de elevar o potencial do cérebro humano

“Este livro é um manual de instruções para o cérebro. Ele foi idealizado para ajudar o leitor a entender como utilizar, com eficiência, o potencial do cérebro, independente dos desafios...." Tony Buzan.



Cerca de 100 bilhões de células cerebrais, os chamados neurônios são responsáveis por monitorar as funções mentais do ser humano. Assim, por meio de trilhões de conexões realizadas por estes neurônios, o cérebro é capaz de controlar sensações como o sono, a fome, a sede e todos os movimentos que realizamos. Mais do que isso: ele é o centro de controle de emoções como tristeza, raiva, alegria, amor, medo e muitas outras. Entretanto, neurocientistas são unânimes ao afirmar que os seres humanos utilizam apenas 10% da capacidade do cérebro.

No best-seller mundial Use sua mente, que chega ao Brasil pela Integrare Editora, o inglês Tony Buzan, responsável pela criação e sistematização dos mapas mentais, reúne explicações detalhadas sobre o funcionamento do cérebro, relaciona seus potenciais e apresenta ferramentas que contribuem para explorar habilidades cerebrais ainda desconhecidas ou pouco praticadas. “Em Use sua Mente, o leitor compreende como aproveitar ao máximo o potencial do cérebro em termos de aprendizado, memória e, em especial, criatividade, já que parece que os sistemas atuais de aprendizado são desenvolvidos para minar nossa criatividade e não para estimulá-la” – pondera o autor.

Referência mundial quando o assunto é o potencial do cérebro humano, Buzan lançou a primeira edição do livro na década de 1970, mesmo período em que a emissora britânica BBC iniciou a exibição da série de TV Use sua Cabeça, inspirada no livro e transmitida ao longo de dez anos. 

Ferramentas diferenciadas

Potencializar o poder da memória, intensificar a velocidade da leitura, aperfeiçoar técnicas de estudo e trabalho são apenas algumas das atividades que Buzan descreve no livro. Ao lado de tudo isso, o autor detalha as técnicas de produção do chamado mapa mental, diagrama voltado à gestão de informações, utilizado hoje por mais de 250 milhões de pessoas para liberar o potencial do cérebro. “A ferramenta é ideal para a compreensão de estudos. A vantagem de criar um mapa mental é que, conforme você progride em um estudo é possível integrar um grande número de informações que, de outra maneira, ficariam perdidas no ar” – comenta o especialista.

O autor reconhece que ter uma memória capaz de armazenar o máximo de informações não é tarefa das mais simples, mas defende ações como imaginação e associação para ajudar nesse processo. Segundo ele, tais iniciativas são fundamentais para efetivar as técnicas de memorização. Assim, quanto mais eficiente for o uso do que classificamos como dispositivos-chaves, ou seja, palavras, números, imagens, maior será o potencial da memória. Na prática, isso significa que quanto mais o indivíduo ouvir, experimentar, visualizar, cheirar ou sentir o que está tentando memorizar, maiores serão as chances de reforçar sua habilidade de lembrar e de buscar na mente a informação quando necessário.

Entre as ferramentas apresentadas pelo livro há as que agradem também aqueles que, entre as inúmeras tarefas do dia a dia, têm uma alta demanda de leitura (jornais e livros) e pouco tempo para se dedicar à ela. A boa notícia é a Técnica de Estudo Orgânico Buzan (TEOB), desenvolvida pelo especialista para aprofundar as técnicas de leitura dinâmica. Trata-se de uma estratégia inovadora que aliada à leitura dinâmica, aos mapas mentais, às habilidades da memória e ao pensamento criativo, permite um acesso fácil e efetivo ao mundo do conhecimento. Isso porque estimula o cérebro a aprender mais e com maior facilidade. Entre as ferramentas aplicadas na técnica estão navegação, pré-visualização e anotações sobre o livro ou texto que será estudado.

O livro destaca entre os benefícios da (TEOB) o fato da eliminação do medo de testes, provas ou concursos, sensação que costuma acometer candidatos. Estimula o cérebro a pensar diferente, a sair dos padrões estabelecidos, dessa forma, mostra que o que é obvio, nem sempre é o melhor caminho. E ainda, exibe técnicas capazes de finalizar leituras antes do tempo estimado.

Propostas de exercícios exclusivos e métodos revolucionários para treinar o cérebro que, além da memória, potencializam o QI e a criatividade, auxiliam o leitor a conhecer detalhes do potencial do cérebro humano e a desenvolver habilidades intelectuais diferenciadas.  “Chamo o livro de manual de instruções para o cérebro. Ele foi idealizado para ajudar o leitor a entender como utilizar, com eficiência, o potencial do cérebro, independente dos desafios. Não há dúvidas de que o cérebro é capaz de realizar tarefas infinitamente mais complexas do que se tem notícia” – defende o autor.

Sobre o autor
Tony Buzan passou muitos anos pesquisando o cérebro. Ele transformou essa tecnologia em modelos que podem fazer cada um usar ao máximo o intelecto. Como ele mesmo diz: “cada cérebro empregado em um negócio é um recurso infinito que deve ser estimulado e desenvolvido para manter a competitividade acirrada no mercado.” Nos últimos 30 anos, viajou pelos cinco continentes palestrando sobre cérebro, mente memória e aprendizado nas melhores escolas e universidades do mundo. Também deu treinamento e atuou como consultor em muitas empresas proeminentes, incluindo: Microsoft, IBM, Disney, Enciclopedia Britannica, Barclays International, McLaren Technology, British Telecom, Royal Mail, Goldman Sachs, Oracle, Stabilo, BBC, BP, The Liechtenstein Global Trust e HSBC Bank.

Seus livros são vendidos em mais de duzentos países e foram traduzidos para trinta e cinco línguas


“Tony Buzan conseguiu, mais uma vez, fazer nossa mente trabalhar melhor.”
Ken Blanchard, autor do best-seller “O gerente-minuto”

“Eu tenho usado as técnicas de Tony Buzan pelos últimos dez anos e acho que me ajudam muito a escrever meus livros, como ferramenta no processo criativo. ”
Deepak Chopra


Sobre a Editora
A Integrare é uma editora jovem cuja linha editorial contempla as áreas de educação, desenvolvimento pessoal, negócios e qualidade de vida. Sua missão é disseminar obras que contribuam para a melhoria do cotidiano de todos por meio de uma conduta ética, profissional e transparente.

Use sua Mente – Como desenvolver o poder do seu cérebro,
 de Tony Buzan
 216 páginas. Preço: R$ 49,90;
Integrare Editora, 2011 – www.integrareeditora.com.br



Fonte: Parceria 6 Assessoria de Comunicação



Siga-me por Email