Guia de massagens para bebês
ensina a despertar os sentidos desde as primeiras semanas de vida


Com 300 imagens, lançamento da Larousse apresenta em detalhes as técnicas e movimentos que auxiliam a percepção sensorial e o desenvolvimento físico e social da criança

Estudos já demonstraram que crianças confortadas pelo carinho materno apresentam aumento dos níveis do hormônio ocitocina no organismo -- responsável, entre outras funções, pela sensação de calma, satisfação e alegria. O Guia de Massagens para bebês, que a Larousse lança no Brasil, demonstra como o contato físico mais prolongado pode enriquecer o relacionamento entre pais e filhos recém-nascidos, fazendo com que eles percebam e apreciem com mais segurança o espaço em que vivem.

Escrito por Sophie Dumoutet, mestra em Psicologia Cognitiva e estudiosa há mais de dez anos da ioga e de técnicas de massagem em crianças, o livro traz 300 fotos comentadas, todas elas com a autora e seus três filhos, Tanguy, Roxane e a caçula Heloïse, que ilustram os exercícios.

O Guia é divido em quatro capítulos; Princípios básicos apresenta a importância de se praticar a massagem e os passos iniciais; quais óleos e produtos usar, o ambiente e o momento certo, a preparação com alongamentos para a mãe e as posturas corporais adequadas para este momento.

A massagem do recém-nascido apresenta características do bebê nesta fase, cuidados importantes antes de começar, técnicas para ajudar na digestão, na hora de dormir e para despertar os sentidos.

O terceiro capítulo, A massagem do bebê, aborda novos toques em partes específicas do corpo, como membros, abdômen, tórax, costas, rosto e crânio, que podem ser feitos após dois meses do nascimento aos primeiros anos de vida.

 O último, Massagens especiais, apresenta os movimentos para auxiliar contra os desconfortos do dia a dia, como aliviar tensões e ativar defesas imunológicas. Também dá dicas para antes, durante e após o banho e sobre os tipos de massagens para crianças mais velhas que podem ser feitas entre irmãos.

O Guia também traz boxes com dicas especiais e, ao final de cada capítulo, a seção Para saber mais com informações extras de como cuidar do bebê, facilitando ainda mais o contato físico e emocional proporcionado por essa prática.

Sobre a autora: Sophie Dumoutet é mestra pela Universidade René-Decartes, Paris-V e consagrou sua tese à percepção tátil dos recém-nascidos. Começou a estudar ioga e massagem em bebês após o nascimento de seu primeiro filho. É autora também de Bébé yogi (2006), ainda inédito no Brasil, uma ode aos movimentos naturais dos bebês. Ela reserva parte de seus direitos autorais para a associação Vellai Thamarai, que financia uma escola gratuita e um centro de ioga e ayurvédica ao sul de Pondichéry, na Índia, que foram fundados pelos seus mestres de ioga e massagem, Ajit e Selvi Sarkar.

Guia de Massagem para Bebês
Autora: Sophie Dumoutet
Tradução: Suzete Casellato
Número de páginas: 128
Preço Sugerido: R$ 38,00



Fonte: Ofício das Letras

Siga-me por Email